segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Life: aliens são malignos

     

    Tava a fim de escrever algo e decidi falar sore um filme de horror que vi recentementente por nenhum motivo especial.

Life é mais um daqueles filmes de horror que ocorrem no espaço. Um cenário que eu gosto e acho perfeito pra filmes de horror, sem chance de escapotória, um ambiente bem propício a desastre, e cercado por um ambiente hostil a vida. 

Razão pela qual nunca quis ser astronauta. 

O filme é de 2017, teve uma produção até boa, incluindo alguns atores de peso como o Jake Gyllenhaal, Rebecca Fergunson e Ryan Reynolds. Yeah, o Deadpool foi completamente incidental quando fui assistir o filme.

 Ele não é um desses filmes de horror feito com 5 reais e uma gama de mascar chiclete.

 Então... o filme é bom? Yeah... dinheiro nem sempre é qualidade.

Como o título já deve implicar, os protagonistas, que são um grupo de seis pessoas numa estação espacial, encontram uma vida extraterrestre após a estação ter recebido uma chuva de meteoros. No inicio a coisa é as mil maravilhas, humanidade tá mega otimista sobre não estar sozinha no espaço, até que o desgraçado, cuja humanidade decidiu chamar de Calvin, se mostrou um completo de um filho da mãe e começa a matar a equipe inteira porque ele é mal, e toda vez que ele consome alguém, ele cresce bastante. 

Isso parece ruim, mas isso é porque não mencionei que ele tem tentáculos. Ohhhhh... agora tu sabe a bosta no que esses astronautas se meteram.

Daí o filme é eles sobrevivendo, enquanto tentam matar Calvin ou jogar ele pro espaço. 

 O filme não tem muito enredo. 

"O alenigena é mal e devemos matá-lo."

Os protagonistas nem demoram pra optar por matá-lo, não tem grandes discussões éticas, ou reviravoltas no enredo, depois ds 20 minutos de todo mundo feliz com o alien, o filme é isso.

Então se tu espera algo como Madrugada dos Mortos com uma mensagem foda™, esse filme não tem. A não ser que você considere que a mensagem seja os riscos de se ter contato com seres do espaço, o que eu acho que é dar mais mérito do que esse filme merece, considerando que ele meio que só faz o que todo filme com vilão monstro horrível faz.

Também não espere personagens cativantes, os personagens não tem muita personalidade e são bem simples, não tem muita história por trás ou coisa assim. Os atores fazem um bom trabalho num geral, mas nenhum deles se destacou muito em minha opinião também.  

A narrativa do filme também não é bem elaborada, lotado de conveniências. Calvin só chega onde ele chega por roteiro. Sério, a razão do sucesso dele é uns 10% ele sendo esperto, 20% a equipe de humanos sendo burra e 70% coisas convenientes acontecendo cmo probabilidades muito baixas, que só beneficiam o Calvin. O problema no plano dos protagonistas no final do filme, é puramente conveniência do roteiro, esse filme é um dos melhores exemplos de favorecer o vilão que já vi. 

Antes de continuar com as críticas negativas, ele tem coisas que da pra dizer que são boas.

É um filme bem produzido e com bons efeitos, apesar de não ser nada de original e a direção vocè já viu em basicamente todo filme lançado nos ultimos 10 anos. 

Não é um filme chato, tem sempre algo pra mover a trama pra frente acontecendo, e nenhum cena se estende mais do que deveria.

E acho que a coisa mais única, as mortes são horríveis, horríveis no sentindo que vocè se sentiria mal se seu inimigo morresse de alguma dessas formas. As mortes não são no sentido grotescos alá Jogos Mortais, eles são medonhas mais pro imaginário, você imagina e sente o desconforto que os personagens tão passando. Pra termos de comparação, a morte mais de boa é um cara com o alienigena enfiando os tentáculos dentro de sua cabeça, e sendo lançado no espaço uns 20 segundos depois. Se você assisti esse filme todo, você desejaria ser esse cara. As mortes não são as mais brutais que vi num filme, mas dá um desgosto bom, e a atuação dos atores ajuda nessa sensação, especialmente a do Ryan Reynolds.

Ryan Reynolds sobre aliens com tentáculos
Reação do Ryan Reynolds a aliens com tentáculos

Então se tu curte sofrimento, talvez esse filme seja uma boa.

Life é uma obra de horror meio esquecível com bons atores atuando, e um alien com tentáculos. 

É um bom filme pra assistir numa noite qualquer.