sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Vamos navegar em Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive-1992)



Se você esta cansado de ver Sonic em meu blog, sinto lhe informar, mas Sonic muito provavelmente é o que mais vai ter nesse blog.


Tipo, eu acho que já tava óbvio que eu gosto de Sonic, é só ler o meu primeiro artigo sobre o Sonic 1 que isso fica claro, não havia qualquer necessidade de eu explicar isso, mas para as pessoas menos atentas.

Eu sou fã de Sonic e essa é minha franquia preferida.

Agora posso começar a falar de Sonic 2.



Obs: Vai ter spoilers e dicas.

Como Sonic 2 Veio ao Mundo



A Sega após ver a mina de ouro que havia criado com Sonic 1, não pensou duas vezes e já foi planejando criar uma continuação.

Diferente do que havia ocorrido em Sonic 1, Sonic 2 teve diversos problemas em sua produção por causa dos problemas de relacionamento entre os funcionários japoneses e americanos.

Vai ser interessante contar essa história.

Tudo começou em um dia ensolarado quando Yuji Naka estava indo trabalhar todo sorridente.

Quando Yuji chegou no escritório, Yasuhara que trabalhava com ele e ajudou na criação de Sonic 1, lhe havia dito que o chefe queria ter uma conversa com ele.

Yuji Naka foi a sala de seu chefe esperando ser parabenizado pelo seu bom trabalho no jogo, Sonic the Hedgehog.

Quando entrou na sala, o seu chefe começou a elogiar o seu ótimo trabalho e a dizer como ele era um grande funcionário.

Tudo parecia feliz para Yuji Naka, até que o seu chefe lhe pergunta se ele não gostaria de tirar umas férias.

Yuji fala dos lugares maravilhosos que gostaria viajar: Inglaterra, Suíça, Itália...

Até que o seu chefe o interrompe dizendo: Estados Unidos.

Yuji Naka diz acreditar que seria um bom lugar também.

O seu chefe começou a ir mais longe na discussão falando como seria "INCRÍVEL" que essas férias nos Estados Unidos não durassem apenas algumas semanas, mas vários meses; e que não fossem férias, mas sim trabalho; e que não fosse apenas ele, mas sim, ele e vários de seus colegas de trabalho.

Nesse instante, Yuji Naka havia percebido a encrenca em que havia se metido, ele pensou em fugir, mas já era tarde, ele sabia que estava condenado.

Seu chefe começa a falar sobre a produção de uma continuação de Sonic the Hedgehog, e como o trabalho em equipe entre americanos e japoneses seria algo fundamental para se ter êxito nesse objetivo.

Então Yuji Naka e seus vários colegas, incluindo o Yasuhara (não acharam que ele ia escapar dessa, não é?) fazem uma longa viagem para os Estados Unidos, a terra onde todos os sonhos podem se realizar.

É claro, Yuji e seus companheiros tiveram algumas dificuldades para se acostumar com os estranho costumes desse seu novo e temporário lar.

Como esse povo não come arroz e peixe em todo prato e ainda usam esse estranho utensílio chamado "colher" ao invés de usar os pauzinhos, Yuji e seus companheiros pensavam.

Isso sem contar a linguagem, que fazia os japoneses acharem que seus colegas de trabalho americanos estavam planejando roubar seus pauzinhos para obrigá-los a usar as malditas colheres dominadoras de cérebro.

Depois de um tempo, os funcionários americanos começaram a achar que os japoneses estavam planejando roubar suas batatinhas chips.

Assim se criou um cenário de Guerra Fria nos escritórios da Sega of America, com os americanos ameaçando retalhar qualquer japonês que tocasse em suas batatinhas, e os japoneses ameaçando fazer o mesmo com qualquer americano que tocasse em seus palitinhos.

É... essa história não foi muito legal, mas pelo menos eles conseguiram terminar o jogo, e isso era o mais importante.

Talvez poderia se dizer que eles não conseguiram realizar o que tinham planejado inicialmente, que era fazer um jogo com INCRÍVEIS 18 FASES!!! Com a possibilidade de viajar no tempo, mais um mapinha bonitinho que pode ser observado ali em cima, que sofreria mudanças dependendo da época que estava.

Infelizmente isso não ocorreu e muito conteúdo planejado para ser colocado no jogo foi descartado, inclusive algumas fases como a Hidden Palace, Wood Zone, Dust Hill e Genocide/Cyber City.

Foi mal fases descartadas, todos nós gostaríamos que vocês estivessem no produto final.

O jogo terminou apenas com 11 fases, mas olhando pelo lado positivo, ele ainda acabou sendo um ótimo jogo de apenas 11 fases, inclusive terminou como o queridinho de grande parte dos fãs do ouriço que chegam a considerá-lo o melhor jogo da franquia.

Eu não chego a concordar com essa opinião, particularmente prefiro sua continuação, Sonic 3 & Knuckles, mas eu ainda gosto bastante de Sonic 2 e me animo bastante quando o jogo.

O resultado da produção de Sonic 2 foi a venda de 6 milhões de unidades, deixando os donos da Sega, os donos de Mega Drive, e os fãs do primeiro Sonic mais uma vez feliz.

Yeah!!! Grande época em que era comum todo mundo conseguir ficar feliz com o lançamento de um novo jogo do Sonic.


Agora o ouriço azul tem o seu próprio fiel escudeiro



Após chutar a bunda do não tão temível Dr. Robotnik no último jogo lá em South Island, Sonic decidiu viajar pelo mundo através de seu avião chamado Tornado que nunca foi mencionado antes, mas tá valendo, para ficar viajando pelo mundo, porque ele não seria o Sonic se não ficasse correndo por aí em busca de altas confusões e aventuras.

Nesse meio tempo, Robotnik vai a uma outra ilha chamada West Side Island, onde "curiosamente" tem mais esmeraldas do caos, e diferente de South Island, não eram apenas seis, mas sim sete esmeraldas.

E essas esmeraldas do caos teriam sido criações de alguns deuses de uma civilização antiga desconhecida que vivia naquela região. O jogo não aprofunda essa questão e isso acaba sendo um elemento bem raso na história.

Robotnik começa a realizar o mesmo processo que havia realizado na ilha anterior, com a leve diferença que aproveitou a sua estadia naquela ilha para criar uma aeronave gigante e principalmente sua temível fortaleza espacial, a Death Egg, que pode ser resumida com a Estrela da Morte só que com um bigode, porque toda grande obra do Robotnik precisa ter um bigode para deixar claro quem foi o seu criador.

Imaginem se o povo de West Side Island achasse que a Death Egg é do império? Ninguém iria temer o Robotnik quando a visse, mas sim ao império, o bigode foi algo muito bem planejado, não sei do que vocês estão falando.

Continuando. 

Em um dado momento o Sonic chega em West Side Island e começa a explorar a região, com o tempo, Sonic percebe que estava sendo seguido por algum indivíduo, algo surpreendente se lembrarmos que o Sonic supostamente é o ser mais rápido de todos. 

Quando o Sonic decide dar uma pausa para ver quem o seguia, ele percebe que o indivíduo que estava o seguindo era uma jovem raposa com duas caudas chamada Miles Prower (o nome que muita gente odeia, mas eu não), que era mais  conhecido pelo seu apelido, Tails.

Tails conversa com Sonic e diz que quer ser seu companheiro, pois ficou impressionado com o Sonic e sua correria, elementos esses que lhe inspiraram a sair do lugar onde ele era constantemente judiado por ser um nerd.

Eu não sei se é verdade, mas tem alguns lugares que afirmam que o Tails também sofria humilhações constantes por causa de suas duas caudas, e outros afirmando que ele seria um órfão.

Não sei dizer se esses detalhes seriam realmente parte da história do Tails, mas eu sinceramente gostaria que fossem, eu acredito que dariam um bom peso a mais a sua história de origem, mesmo que ela ainda fosse ser bem simples.

Sonic fica impressionado com o rapaz e o aceita como companheiro.

Enquanto Sonic e Tails começavam a se conhecer, eles acabam descobrindo sobre as ações nefastas de Robotnik que tentava mais uma vez dominar o mundo e agora precisa das esmeraldas do caos para alimentar a sua temível Death Egg.

Sonic e Tails se unem para salvar a os pobres animais presos por Robotnik, e novamente Sonic precisa chutar a bunda do vilão para o lugar de onde ela veio.

A história tem um pouco mais de conteúdo se comparado ao primeiro jogo, mas ela continua tão simples quanto o antecessor.

Eu adoro como os jogos da série clássica do Sonic, vão tendo sua história expandida, e vão obtendo cada vez uma maior magnitude e conteúdo, com tudo sendo mais simples no inicio e ficando um pouco mais complexo com os jogos posteriores.

Da uma sensação que o Sonic esta entrando em uma situação cada vez mais complicada com o avançar de suas aventuras.

...

O Tails é homem só para esclarecer.



Corre Sonic! CORRREEEEEEE!!!!!!!!!




Filosofia do level design:


Sonic 2 segue uma filosofia de level design consideravelmente distinta se comparada ao que havia lá em Sonic 1.

Enquanto a de Sonic 1 era definida por certas fases focarem apenas em plataforma, e outras fases diferentes colocarem em seu foco a velocidade.

Sonic 2 coloca em seu foco principalmente apenas a velocidade, não seria mentira dizer que Sonic 2 é o jogo mais "Gotta go fast" dos jogos clássicos.

Qual seria o efeito dessa mudança de filosofia? Você deve estar se perguntando.

A mudança foi que correr se tornou algo ainda mais importante e aconselhável de se fazer por parte do jogador. 

O formato das fases estão constantemente estimulando que o jogador corra, e em diversos momentos irá recompensá-lo bastante por correr, lhe dando itens e a rota superior, que é quase sempre a rota que mais oferece recompensas e possui menos inimigos e armadilhas.

Um dos elemento que mais cresceu em Sonic 2 foi a possibilidade de usar a velocidade para pular trechos das fases. Sonic 2 é de longe o jogo da série clássica em que mais é possível fazer isso na franquia, são VÁRIOS os trechos que podem ser cortados usando a velocidade no momento certo.

O mais conhecido desses "cortes" é aquele em Chemical Plant Act 2, antes daquela parte terrível envolvendo as plataformas móveis com a "água roxa". Se você odeia esse trecho, só precisa usar a velocidade um pouco antes numa parte específica e saltar no momento ideal que você corta essa parte e segue feliz pela fase.


As zonas:

Green Hill 2 Emerald Hill: Outra fase de um vale verde, só que agora mais colorida.

É em Emerald Hill que começa a aventura do jogador e se percebe já algumas mudanças que ocorreram entre Sonic 1 e 2.

O primeiro elemento seria o Tails que agora irá acompanhar Sonic até o final da sua jornada, e dependendo da I.A. do Tails, ele pode ser um companheiro tão útil que pode bater nos inimigos(incluindo os chefes) e pegar anéis para você, ou pode te prejudicar como ele adora fazer, principalmente nos estágios especiais acertando as bombas, ou em Hill Top onde ele irá te prejudicar bastante naquelas gangorras com bombas, muito provavelmente ele vai saltar nessas gangorras no momento em que você ia saltar.

Os inimigos também estão mais coloridos e com um visual menos agressivo nesse jogo, não apenas eles, se for observar bem da para perceber as mesmas mudanças nos cenários do jogo. 

O visual das fases ainda tentam criar aquela sensação de pseudo 3D e possuem aqueles formatos geométricos do antecessor, mas elas agora estão com um tom bem mais colorido e alegre agora, até as fases mais sombrias são mais coloridas e alegres se for compará-las com a Scrap Brain de Sonic 1.

Sonic 2 é um jogo family friend. Ele defende o amor, a paz, a amizade, a bondade, os animais indefesos, e principalmente o grande: corre pra caralho.  

As paletas de cores do Sonic também sofreram mudanças, agora o Sonic é um pouco mais azul que antes.

Isso parece um relato inútil, mas muitas pessoas se importam muito com o visual do Sonic, você não imagina quantas pessoas dizem achar Sonic 3, jogos do Sonic Moderno e o Sonic Boom uma merda apenas por odiarem o visual do Sonic nesses três casos.

São muitas.

Após começar a correr, pular, bater nos inimigos e pegar alguns itens, já consegue perceber as leves mudanças nos controles do Sonic que agora se tornaram mais leves e mais fluídos.

Você também percebe que Emerald Hill parece uma Green Hill 2, só que uma versão piorada infelizmente.

Ela não possui tantas rotas e nem apresenta um level design tão brilhante e com bons obstáculos como o de Green Hill, mas ela ainda é uma boa fase de qualquer forma.




Logo você chega em um checkpoint com mais de 50 anéis, e você percebe um bando de estrelas vermelhas formando um círculo em cima dele. Você toca nesse anel vermelho e infelizmente você acaba parando em... um estágio especial ruim.

Sim o estágio especial desse jogo é uma tragédia.

Mas mudar o estágio especial do final das fases, para os pontos de checkpoint foi uma das melhores escolhas tomadas na produção de Sonic 2.




Nesse estágio especial você corre por um cilindro "3D" e fica coletando as argolas pelo caminho, enquanto desvia das bombas.

Parece agradável inicialmente, até que se percebe alguns problemas.

Os cilindros são muito mal formados. Serão vários os trechos que as paredes irão atrapalhar a sua visão dos anéis, ou das bombas, não te dando tempo de reagir direito; a visão bem limitada que não te permite ver muito as coisas que estão na sua frente, e o teto, principalmente o teto, você não vê nem os anéis e nem o Sonic quando eles estão no teto; isso sem contar o Tails que irá muito provavelmente acertar alguma bomba, te fazendo perder anéis que irão variar dependendo de quantos ele estava carregando.

Claro esses problemas não serão tão presentes nos primeiros estágios, mas acreditem esses problemas se tornam constantes nos estágios mais avançados


O Sonic foi eu desviando das bombas e o Tails foi a I.A. acertando as bombas, me prejudicando no processo.

Após essa experiência terrível no estágio especial, você percebe que poderá acessá-lo toda vez que possuir 50 anéis ou mais e tocar num checkpoint diferente, lhe permitindo ter muitas possibilidades de fazer o estágio especial em uma única fase.

Você passa do primeiro ato e vai para o segundo. Nesse segundo ato você acaba descobrindo que quando aperta setinha para baixo e fica pressionando o botão de pular diversas vezes, você conseguirá usar uma habilidade nova.

(Você poderia ter descobrido essa habilidade no primeiro ato, ou muito depois no jogo, eu coloquei como exemplo quando eu a descobri.)

Sonic 2 introduz uma das habilidades mais icônicas e amadas da série, o Spin Dash.




O Spin Dash é uma habilidade que permite que o Sonic possa conseguir velocidade sem precisar sair do lugar, o Sonic fica girando na mesma posição, e quando o jogador deixa de pressionar para baixo, o Sonic se move com uma velocidade decente para a direção que estava a sua frente.

Sabendo dessa habilidade mega legal você começa a usá-la para ir pegando o costume e ver como ela pode ser útil.

Ela consegue ser útil em praticamente toda a situação. É bom para subir morros íngremes; para matar os inimigos na sua frente; dar saltos longos para a horizontal; pular trechos das zonas...

As possibilidades do Spin Dash são absurdas, melhor habilidade do Sonic clássico.

Você chega no final da fase e percebe que você terá que enfrentar o Robotnik, o que te preocupa inicialmente, já que você lembrava que era só no terceiro ato que você o enfrentava.

Sonic 2 só apresenta 2 atos por zona, e não três como em Sonic 1. Foi uma boa escolha para evitar que alguém se canse do visual dos cenários.




Logo você se acalma, porque a luta com o Robotnik é extremamente fácil. Ele irá apenas usar seu veículo lento e pequeno para tentar te atropelar, o que pode ser facilmente desviado com um simples salto.

A única medida que ele tomará para tornar a batalha mais difícil é arremessar o espinho que se localiza na frente do veículo em sua direção após ele tomar sete golpes, você desvia FACILMENTE desse espinho e da o último golpe em Robotnik, o derrotando.



O grande ataque "devastador" do Robotnik, que pode ser desviado com um pulo simples.

Você vê Robotnik fugindo e logo depois salva os animais presos em uma cápsula.

A partir da próxima fase a qualidade das fases de Sonic 2 aumentam consideravelmente. A quantidade de rotas é bem grande; as fase ficam bem mais criativas; gimmicks legais que dão uma identidade única para cada uma delas; e todas possuem um visual novo e agradável.

Exceto o visual talvez de Hill Top que se parece um pouco demais com Emerald Hill, mas nem tanto assim também, e o visual de Metropolis que possui o visual mais confuso e sem sal do jogo. Ela se chama Metropolis, mas parece uma fábrica, e ela nem possui algo interessante ou visualmente chamativo em seu visual, é só peças de máquinas no background e no cenário se mexendo, qual é o charme nisso?


Chemical Plant

Após derrotar Robotnik, você vai para Chemical Plant e após correr um pouco pela fase, você se surpreende o quanto a fase é melhor que Emerald Hill. Diferente da zona anterior, Chemical Plant possui muitos mais caminhos alternativos e é muito mais frenética e criativa que a fase anterior.

Sem contar o cenário, que esse sim tem um visual realmente novo e espetacular.

A diversão parece infinita nessa fase, até você lembrar que ainda não fez todos os estágios especiais e fica triste com isso.

Você encontra um checkpoint e tenta fazer o sétimo estágio especial,você com muito esforço consegue terminá-lo, e o jogo te da um aviso dizendo que você liberou o "Super Sonic".

(Lembrando que você poderia conseguir as 7 esmeraldas do caos muito depois, ou até mesmo ainda em Emerald Hill.)

Você fica confuso e fica se questionando, o que seria esse "Super Sonic" afinal de contas? 

Após conseguir 50 argolas e dar um salto você vê algo espantoso, o Sonic ficou dourado e imune a todo tipo de dano.

Exceto esmagamentos, buracos sem fundo e é claro, ainda a à possibilidade de se afogar.



Infelizmente parece que Super Sonic é meio que BEM menos controlável que o Sonic em sua forma normal, o que dificulta consideravelmente para fazer saltos de precisão ou reagir a os obstáculos a sua frente, tornando o Super Sonic horrível de ser utilizado nessas partes. Esses trechos são um problema principalmente em Chemical Plant ato 2 e Wing Fortress.

Mas retirando essas partes o Super Sonic deixa o jogo muito fácil de ser vencido.

Você avança por toda a Chemical Plant e finalmente chega no Boss



Só para esclarecer, os mestre desse jogo são fáceis que nem lá no primeiro jogo, a diferença é que no final do 2 eles ficam um pouco mais difíceis, mas ainda de certa forma fáceis. Outra diferença é que eles possuem padrões mais diferentes entre si.

Você salta na cabeça do Robotnik, não cai nos buracos e evita o líquido azul que ele joga em você, e tudo termina bem e feliz, e você pode avançar para Aquatic Ruins.



Aquatic Ruins
Vendo que é uma fase da água, você pensa que terá de lidar com mais uma Labyrinth. Entretanto quando você avança mais pela fase, você consegue perceber que o jogo te da a possibilidade de evitar a água se souber se manter na rota superior.

Infelizmente em um dado momento você acaba caindo e parando debaixo da água, quando de repente percebe que mesmo na água, o ritmo ainda é rápido e bem distinto do que havia lá em Labyrinth e ainda de tá várias oportunidades de voltar a superfície.




O mestre mais facilmente quebrável do jogo, é só ficar em cima de um dos cantos e ficar saltando na cabeça do Robotnik repetidamente até ele pedir arrego, tirando toda a necessidade de você precisar ficar saltando nas flechas "cuspidas" por essas duas estátuas nas laterais para conseguir atacá-lo.



Casino Night
Casino Night é uma fase lotada de gimmicks que irão te fazer quicar e saltar longe. 

A fase é repleta de referências a cassinos, inclusive ela tem até jogos de caça-niqueis que lhe dão recompensas e várias mecânicas de pinball que se misturam ao level design da fase, criando minha terceira fase favorita no jogo.

Chemical Plant é a segunda, a primeira é...




O mestre desse ato é de certa forma o melhor do jogo, retirando os mestres no final do jogo, é claro. Essa batalha exige que você use a física para derrotar o chefe. 

Sim! Finalmente os caras pensaram em usar um dos elemento que torna as fases tão boas, e aplicaram o mesmo em algum chefe.

Mas... ainda é um chefe fácil com padrões muito óbvios.

Pelo menos a intenção foi visível.


Hill Top


Hill Top, a fase que parece mais que ocorre em uma montanha do que em um vale.

A partir daqui os inimigos e as armadilhas se tornam um problema maior do que antes, o que pode ser um problema, se você não souber o que faz e não for muito bom em Sonic.

Os elementos que tornam essa fase única são as já ditas anteriormente, gangorras com bombas que o Tails adora roubar o seu salto; os teleféricos que fazem o que um teleférico devia fazer; e as erupções que fazem a lava ou a terra subir no interior das montanhas exigindo que você corra pra caramba.

Essa fase possui várias maneiras de se cortar caminho, e também várias maneiras de se dar mal tentando fazer isso, então é melhor prestar atenção quando tentar fazer isso.




Robotnik vai ficar lançando fogo na sua cara, que se espalham quando tocam o solo. Supostamente você deveria dar apenas alguns golpes nele e depois saltar em outro terreno antes dele lançar fogo no terreno que você estava.

Mas você pode quebrar essa batalha também, é só saltar na cabeça dele sem voltar ao solo a partir do momento em que ele começa a sair da lava pela primeira vez.

Um leitor pergunta (Se eu tiver algum leitor). 

-"Por que o Capitão Flicky tá dando dica para vencer os mestres? Isso só deveria apresentar o jogo, e não ser um detonado!"

Fácil de responder.

Ninguém que nunca tenha jogado Sonic 2 vai ler esse artigo, então eu decidi dizer.



Mystic Cave
A fase das alavancas, esmagamentos e espinhos. Daria para dizer que ela é bem deprimente lendo isso, mas é outra fase boa, como todas as anteriores.

Nessa zona você precisa ficar puxando várias alavancas para abaixar as pontes de madeira, liberando o caminho para a vitória, enquanto tenta evitar as armadilhas com espinhos e as rochas que tentam te esmagar 

Incrivelmente nenhum desses elementos atrapalha o ritmo do Sonic. Se você for bom o bastante consegue voar pela fase e terminá-la sem nenhum problema, o jogo consegue muito bem deixá-lo ter tempo para poder reagir a todos os desafios que a zona possui.

O único grande defeito dessa fase é o buraco de espinhos sem escapatória no ato 2.

Isso é claro se for o Sonic 2 original, se for o Sonic 2 de Android, a surpresa que te aguarda é muito mais agradável.



Nessa batalha o padrão do mestre é usar a furadeira para entrar no teto e causar um leve desmoronamento, fazendo espinhos caírem em sua cabeça, logo depois ele retorna para tentar torná-lo num queijo suíço com as mesmas furadeiras.

Desvia dos espinhos e das furadeiras, sem modo de quebrar dessa vez.



Oil Ocean
A partir daqui as fases ficam consideravelmente piores e a pior parte do jogo começa.

Oil Ocean é uma fase com um caminho confuso, é fácil se perder nela e ter dificuldades para encontrar o caminho para o final da fase.

Ela ainda mantém um bom visual, tem vários caminhos, possui gimmicks criativas e tudo, mas ela te confunde todo quando envolve dar um senso de direção. Você muitas vezes vai ter dúvida se tá avançando, ou se está regredindo nela.

Ainda é uma fase boa, e quando você souber o caminho muito provavelmente você vai até gostar dela tanto como de qualquer uma das anteriores.

Tem os cavalos marinhos irritantes também.

Malditos cavalos-marinhos com seus ataques difíceis de desviar.



Robotnik vai lançar lasers azuis que em contato com o chão irão se espalhar, ele também fica arremessando o que seria uma cauda com uma ponta afiada na frente.

Para quebrar a luta, tudo que precisa fazer é saltar no óleo e ficar saltando repetidamente em baixo de uma dessas plataformas para não afundar.

Robotnik não vai te acertar um único golpe em sua direção, e você só vai precisar saltar nele quando ele subir para a superfície.



Metropolis
Se tem uma fase que não me agrada nesse jogo é essa. O visual é de menos, o posicionamento dos inimigos é questionável, basicamente não tem como ter reação ou espaço em vários momentos para lidar com eles; as gimmicks da fase são bem menos atrativas que a do resto do jogo(ficar girando por um prego gigante é algo tedioso), e tudo isso é usado de uma maneira que te faz repetir demais o mesmo processo, você vai tomar as mesmas ações para superar os desafios diversas vezes.

O pior é que essa zona tem três atos. Sim, Três atos!

A história conta que o prazo de lançamento estava apertado e a Sonic Team precisou desistir de criar Cyber/Genocide city, e optaram por pegar um ato dessa zona e com certos ajustes enfiá-lo em Metropolis.

Eu até entendo que Metropolis era a escolha mais óbvia para receber uma fase extra observando o contexto, mas isso ainda me incomoda.



Parece horrível no inicio, mas é fácil.

Robotnik vai ter um bando de ovos o cercando que causam dano no contato. Após ele receber um golpe, um dos ovos irá se tornar numa cópia do mestre, que precisará apenas tomar um golpe para virar pó.

Para derrotá-lo é preciso esperar ele descer até o chão, pular por cima dele, e esperar os ovos mudarem de posição para liberarem uma bela oportunidade de ataque na cabeça do Robotnik. Repita o mesmo processo até não sobrar nenhum ovo ou se arrisque tentando acertar o Robotnik quando sobrar poucos ovos.

Seria aconselhável tentar se arriscar apenas quando sobrar uns três ovos ou menos. 

Quando ele não tiver mais nenhum ovo o cercando, ele vai mandar um laser na horizontal, enquanto vai abaixando ainda com o laser ligado. Nesse momento "assustador" você salta em baixo do Robotnik onde não tem laser e o derrota, sem a mínima dificuldade.

Um laser na vertical teria sido mais inteligente.



Sky Chase
O Sonic tá em um avião feliz e precisa derrotar os inimigos no céu, enquanto o Tails os leva até Wing Fortress.

Ainda bem que todos os inimigos tem pássaros dentro, porque se não... 

Apenas vou dizer que seria uma visão desagradável.

Mas olhem pelo lado bom, provavelmente isso significa que o grande Dr. Robotnik tem um coração afinal de contas, porque ele não colocou nenhum robô que não tivesse um animal voador em seu interior, nessa fase.

Ou é porque Sonic 2 é um jogo family friend. 

Eu após constatar meu erro: Eu estava muito enganado, tem tartarugas dentro desses robôs e não é mostrado elas sendo salvas. Esqueçam o que eu disse sobre family friend, Sonic 2 é um jogo violento.

Vou falar sobre a fase em si logo.

Ela é uma fase auto-scroll que o único objetivo e não morrer para os inimigos e esperar a tela ir avançando, só.

Desvia dos inimigos nem é difícil, o grande problema é a tela que demora demais para avançar, o que é bem irritante.

Ela é aquela fase que seria muito melhor se não durasse demais, ela é até divertida no inicio, mas depois começa a ficar tediosa e cansativa e você percebe que ela ainda tá apenas na metade.

Não possui chefe.



Wing Fortress
Tails consegue levar Sonic até a fortaleza voadora, mas infelizmente o Tornado é atingido e o Tails não conseguiu manter a atitude.

Essa fase não chega a ser um problema tão grande quanto Metropolis, mas ela ainda tem alguns defeitos super irritantes.

Ela é lotada de abismos bem sacanas que podem te matar se não tiver cuidado. Não usar o Super Sonic é altamente aconselhável, porque haverá vários trechos em que haverá plataformas de precisão e como dito anteriormente, Super Sonic é uma porcaria quando se trata de dar saltos precisos.

Um desses abismos inclusive tem uma armadilha muito sacana presente logo após um deles. Essa armadilha te arremessa de volta para antes desse mesmo abismo e se você tentar resistir você para em cima do abismo e morre.

Tem o trecho com os canos que você precisa se pendurar que são esquisitos de usar e não da pra se movimentar neles.

Olhando pelo lado bom, essa zona tem trocentas maneira de cortar caminho, podendo assim pular vários desses trechos irritantes, e ela até tem alguns bons desafios quando não tá brincando de ser babaca com o jogador usando os abismos.



Essa batalha é muito diferente, não é contra o Robotnik, mas sim contra o sistema de segurança do interior de Wing Fortress.

Absurdo, eu sei, só levou quase 2 jogos inteiros para o Robotnik não ser um chefe.

Alguém menciona os bosses de Sonic 2 de Master System.

Quieto! Nem mencione Sonic 2 de Master System, nem metade dos fãs de Sonic conhecem esse jogo, então, xiuuuu!

Para vencer o chefe é só subir em umas dessas plataformas móveis com espinhos em baixo e acerta o aparelho que solta o laser da destruição final, quando ele não estiver lançando o laser da destruição final.

Não tem como quebrar esse chefe, a não ser que você tenha o Super Sonic, porque o Super Sonic quebra toda batalha contra boss nesse jogo.

Após os oito hits, o sistema de segurança quebra de vez e o Robotnik foge para a sua nave de emergência.

Tails reaparece para ajudar o Sonic e o leva até a nave de Robotnik.

Como o Tails consertou o Tornado tão rápido, nós nunca iremos saber.




O Sonic consegue se agarrar na nave antes que o Tornado se tornasse incapaz de acompanhá-la, e ele é levado até a Death Egg. 

Eu não vou dizer nada sobre a capacidade do Sonic de respirar no espaço.


Death Egg
Finalmente, é chegado o momento do confronto final. Ouriço azul mutante, contra cientista maluco balofo.

Após chegar nesse lugar o que mais te chama a atenção é...

Por que a música da Death Egg só dura uns três segundos e depois disso é substituída pela música padrão dos chefes?

Todo lugar memorável e horripilante gera esse tipo de questionamento.

A partir daqui não tem nem Super Sonic e nem argolas.

Homens de verdade não precisam dessas coisas.


Sonic VS Silver Sonic
Silver Sonic é o inimigo com mais padrões nesse jogo, e o segundo chefe mais difícil do jogo.

Eu senti um belo aumento na dificuldade dos chefes nessa batalha, mas quando tu conhece o padrão do Silver Sonic, fica fácil contornar essas dificuldades e vencê-lo sem problemas.

Os ataques dele são baseados nos do Sonic, então ele vai saltar, usar Spin Dash, e correr sendo que diferente do Sonic os espinhos do Silver Sonic machucam  só de tocar.

Para vencer a batalha, primeiro fique em posição de usar o Spin Dash, não solte a seta de baixo e fique apertando o botão de salto sem parar, tudo isso deve ser feito no canto direito do cenário logo em baixo de onde o Silver Sonic vai descer para começar a batalha.


Faça o mesmo que nessa imagem.

Você ficará colado na frente do Silver Sonic causando dano nele, deve ser capaz de dar 4 à 3 hits de graça nele antes mesmo dele começar a atacar.

Lembre-se de apontar o Sonic para a esquerda, e também não fique tempo demais ou vai morrer.

O resto é observar os padrões do Silver Sonic e contra atacar saltando na cara dele, não salte na parte superior da cabeça, lembre-se dos espinhos.

Você consegue dar mais alguns poucos ataques no Silver Sonic, eu te dei uma dica para tirar metade da vida dele sem dificuldades, não reclame.



Robotnik foge mais uma vez e o Sonic começa a persegui-lo, e por incrível que pareça, o Sonic não consegue alcançá-lo.



O Sonic não foi capaz de alcançar um balofo que deve ter uns 50 anos de idade.

Como Sonic Team? Como isso aconteceu? Cadê a lógica nessa cena?

Por que eu tenho a mania de exigir lógica em Sonic?

Robotnik consegue chegar em seu robô que destruiu a infância de muitas crianças e a batalha final começa.




Para vencer essa batalha é só acertar a barriga do robô 12 vezes.

Inicialmente, tome cuidado com as garras, dependendo de suas habilidades você deve ser capaz de dar 6 ataques até o Eggsterminator mudar de padrão.

Ele vai dar um salto enorme e ele irá tentar pousar em cima de você. Nesse instante vá para a direita e já deixa um Spin Dash preparado para quando a mira do Eggsterminator for confirmada. Após confirmada, dê o Spin Dash para sair depresa do lugar que estava.




Esse é o sinal que a mira foi confirmada.

Quando ele pousar, corra que nem maluco e acerte a bendita barriga desse robô e corra para longe dele depois de fazer isso, pois ele irá usar suas mãos como projéteis e tentará acertá-lo com elas.

Por sorte elas tem um alcance limitado, por isso a importância de ficar no canto direito anteriormente.



Corra para acertá-lo novamente.

Logo após isso, ele irá repetir o mesmo processo de saltar e tentar te acertar, desvie repetindo o mesmo processo anterior.

Ele irá repetir o mesmo padrão do inicio da batalha, agora é só saltar na barriga do robô novamente para finalizar com esse gordo maldito.



Seguindo o bom estilo da saga Metroid, o lugar vai começar a explodir e o Sonic começa a fugir. 



Sonic pula para fora da Death Egg, e começa a cair.



Por sorte, Tails vê a explosão da Death Egg e vai ao resgate de Sonic.



Dependendo se você pegou as esmeraldas o final acaba tendo uma leve variação.

Em um deles o Tails vai salvar o Sonic de se espatifar no chão, e no outro o Sonic fica na forma Super e se salva sozinho, só tendo o Tails o acompanhando no processo.


Final sem as esmeraldas
Final "incrivelmente" diferente com o Super Sonic

Eles não são muito diferentes um do outro e não geram um final que estimule realmente que o jogador busque pelas 7 esmeraldas do caos durante o jogo.

Mas ainda conseguem ser finais agradáveis.

Esse é o fim da grande aventura de Sonic 2.

Mas ainda não acabou, porque ainda pretendo falar um pouco sobre a versão de Android.

Versão Android

Eu deveria ter falado da versão de Sonic 1 de Android no artigo de Sonic 1, só que eu me esqueci, então falarei dela junto com a de Sonic 2.

Essa versão foi feita com a retro engine (um motor que simula os jogos do Sonic clássico e ainda conserta algumas falhas) criado por um cara chamado, Taxman, que começou como um fã que produzia fan games de Sonic e hoje esta trabalhando na Sega. Ele inclusive trabalhou na produção de Sonic Mania que inclusive foi feito com a retro engine, e é facilmente um dos melhores jogos do Sonic de todos os tempos.

Valeu Taxman. Tenho mais orgulho de você do que de qualquer membro da Sonic Team.

Falando nas versões de Sonic 1 e 2 de Android, elas são por enquanto a versão definitiva dos dois jogos.

É possível jogar com o Sonic, Tails e Knuckles. (Sonic 1 e 2)

Os controles foram polidos e as fases foram ajustadas para o Knuckles, e a habilidade de voo de Sonic 3 foi habilitada para o Tails, habilidade essa que não existia originalmente no Sonic 2. (Sonic 1 e 2)

O estágio especial tem controles melhores. (Sonic 1 e 2)  

A câmera do estágio especial agora mostra o teto e os itens que estejam a uma distância longa, infelizmente o formato dos cilindros ainda é ruim e o Tails ainda te atrapalha, mas essas mudanças foram o suficiente para tornar esse estágio decente de certa forma. (Sonic 2)

O buraco de espinhos em Mystic Cave ato 2 foi substituído por um buraco sem espinhos, e ele te leva para uma zona nova: Hidden Palace. (Sonic 2)


Hidden Palace
Se você acessar essa fase, você evita a batalha contra o chefe de Mystic Cave e vai imediatamente para Oil Ocean.

Hidden Palace funciona como qualquer outra fase de Sonic 2, tem caminhos alternativos, bons desafios ao longo do percurso e consegue ser uma fase bem rápida de se fazer.

A fase é lotada de caminhos alternativos e segredos, e possui vários elementos legais como as várias esmeraldas mestres falsas. O único defeito irritante dessa fase seria o posicionamento de alguns inimigos e o fato de ser apenas um ato.

Podiam ter sido dois atos, teria sido algo legal, mas pelo menos é melhor ficar com apenas um ato do que nada. 



O Robotnik irá usar a sua trombeta para fazer o piano lançar dois tipos de bombas. Uma que explode e uma outra que faz um jato de água ser lançado para cima.

O seu objetivo é atrair o Robotnik para de baixo da bomba que lança um jato de água, ele será atingido por esse jato e irá cair no chão, te dando tempo de dar pelo menos 3 hits até ele se recuperar.

É uma luta criativa, se for observar os outros mestres do jogo. Ela até pode ser considerada decente.

Se você não jogou a versão de Android, jogue, ela vale muito a pena, se você não gosta de jogar no smartphone, baixe o BlueStacks e jogue o jogo no computador mesmo.


No bom e Velho nível da Série Sonic




Sonic 2 consegue fazer um trabalho tão bom quanto o de seu antecessor, quando se trata da trilha sonora.

As músicas continuam tão carismáticas e viciantes nessa nova aventura, que é difícil decidir entre os dois jogos, qual tem uma trilha melhor.

As músicas nesse jogo possuem um tom mais alegre e rápido, para combinarem com o visual mais colorido dos cenários e o ritmo mais rápido do jogo. Elas ainda são músicas curtas e instrumentadas, mas são tão bem feitas que você não se incomodara pelo fato delas serem assim.

Elas conseguem se encaixar perfeitamente com o ambiente das zonas. Sky Chase é uma música calma e pacífica, perfeita para o cenário da fase, que tem um ritmo devagar e se passa no céu; Mystic Cave tem um clima misterioso que remete a um lugar fechado e desconhecido.

A única música que eu diria que é ruim em Sonic 2 é a do Super Sonic, ela substitui as músicas boas das fases, por uma música mega repetitiva e irritante. 


O som dos objetos, personagens, habilidades continuam o mesmo do jogo anterior, não houve mudanças nesse sentido. Isso não chegou a me incomodar, eu não tinha problemas com esses efeitos sonoros lá em Sonic 1, e não tenho com eles em Sonic 2, embora eu aceito que o aconselhável seria que houvessem novos efeitos para todos esses itens mencionados.

Conclusão

Sonic 2 é um jogo atemporal que consagrou a franquia como uma das mais populares e amadas de todas. Ele é o jogo mais amado pelos fãs e é o terceiro jogo favorito da franquia para mim, só perdendo para Sonic Mania e Sonic 3 & Knuckles.

Ele trouxe vários elementos novos como por exemplo o Spin Dash, o Tails, o Super Sonic, etc... Que se tornaram parte da identidade da série, e que inclusive consertaram e melhoram várias características de seu antecessor.

Sonic 2 é um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos e apenas um idiota diria o contrário, a experiência oferecida pelo jogo é uma das melhores que um jogo do Sonic poderia oferecer. 

Se você gosta de jogos de plataforma e principalmente gosta de Sonic, jogue esse jogo, porque ele é divertido e agradável em quase todos os aspectos.

Pontos positivos:

- O level design é ótimo até Oil Ocean.

- Spin Dash é a melhor habilidade de todas.

- Trilha sonora alegre e memorável.

- Visual deslumbrante e único.

- Super  Sonic.

- As batalhas contra os mestres tiveram algumas melhorias.   

Pontos Negativos:

- O estágio especial é uma tragédia.

- As lutas contra os chefes tiveram suas melhorias, mas ainda são ridículas e fáceis.

- Super Sonic é incontrolável demais em alguns momentos do jogo.

- Metropolis é uma péssima zona e Wing Fortress é uma fase muito problemática.

Nota: 8.6






Ver também: Sonic The Hedgehog

Nenhum comentário:

Postar um comentário