quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Vamos navegar em Top Gear (snes)



Esse artigo era pra ter sido sobre o Final Fantasy 7, infelizmente vai ter que ser deixado para depois.

Sabe aquelas vezes que sua mente da um breu total quando você quer escrever sobre algum assunto e você não consegue pensar em absolutamente nada? Bem... Final Fantasy 7 foi um desses casos.

Então pensei em algo que eu considerei que seria mais fácil para mim.

TOP GEAR!!!!

O jogo de corrida mais famoso do Super Nintendo aqui no Brasil.

Se você perguntar para qualquer jogador brasileiro que tenha tido um Super Nintendo nos anos 90, qual foi o melhor jogo de corrida daquela época. As chances da resposta ser Top Gear são enormes.

Mas por que Top Gear é um jogo tão famoso e amado aqui no Brasil? O que ele teria de especial para ter se destacado tanto?

Eu sei a resposta e pretendo falar sobre ela nesse artigo.

Antes de começar devo falar da grande inspiração de Top Gear: 

O jogo Lotus Spirit Charge Turbo de 1990.

Ele é um jogo do console Amiga. Console esse que quase ninguém conhece.

A questão é que o Lotus Spirit Charge Turbo tem basicamente tudo que você vai encontrar em Top Gear.

Ele tem controles fáceis de se acostumar, tem as paradas para o Pit Stop, o estilo visual parecido(que é umas 3X mais bonito do que o de Top Gear), os 20 competidores...

Basicamente ele é quase idêntico a Top Gear, ele só não tem a nitro e a trilha sonora tão memorável.

O que é estranho, já que a trilha sonora de Top Gear não foi apenas baseada na de Lotus Spirit Charge Turbo, como Top Gear até chegou a utilizar certas músicas do jogo também.

Clique nesses links: aqui e aqui para ouvir essas músicas no Lotus Spirit Charge Turbo, e clique nesses aqui e aqui para ouvir as músicas no Top Gear. Depois me digam se elas são ou não são as mesmas músicas.

A razão de eu não gostar tanto das músicas em Charge Turbo é tanto por causa das outras músicas de Top Gear serem bem melhores e inspiradoras em comparação às outras em Lotus Spirit, e pelas próprias músicas acima estarem bem melhores no Top Gear.


É Só Vencer

Observem um ótimo exemplo de tradução brasileira.
Obs: Ignorem a mensagem de segundo lugar, eu não sou o tipo de pessoa que chega em segundo em Top Gear, deve ter sido um bug do jogo.

Vim dizer que Top Gear não tem história. É só ganhar as corridas por várias regiões do mundo.

Você terá que correr com mais 19 competidores em oito regiões ao longo do globo, e elas são: Estados Unidos, América do Sul, Japão, Alemanha, Escandinávia, França, Itália, e o Reino Unido.

Tudo para se tornar o grande campeão mundial.

É basicamente como todo jogo de corrida existente, não tem muto mais além disso.

É de um jogo de corrida que estamos falando, e desde quando jogos de corrida tem uma boa história?

Eu particularmente não conheço nenhum.


É dada à... MENU???!!!


Caso se importe com curiosidades não muito relevantes.
A imagem de fundo do menu é do Grande Prêmio Detroit de 1988.


Porque estou falando do menu, ao invés de falar das corridas em si logo?

Eu irei falar sobre a gameplay do jogo a partir do menu para não ter confusão alguma na explicação, e além do mais, decisões importantes já se encontram logo no menu (desculpa para fazer o artigo ser grande).

E digamos que TALVEZ eu tenha decido ignorar o menu uma vez e eu meio que tenha me dado muito mal na corrida.

(Ainda observando esse cenário do talvez.)

Eu TALVEZ nunca havia jogado com a marcha manual e não sabia que precisava ficar apertando um botão específico para muda-lá, podendo assim, aumentar o limite máximo da velocidade do carro.

E TALVEZ também, depois disso, eu nunca mais tenha ignorado o menu de Top Gear.


Opção: Jogador

Na opção jogador você decide quantos jogadores podem jogar(1 ou 2) apertando para o lado. Apertando o botão de confirmar, você irá decidir o nome do seu corredor, as marchas manual ou automática (escolha TALVEZ mais underrated do jogo), os quatro tipos de configurações do controle e o tipo de carro a ser escolhido. 

Não explicarei o nome do corredor, porque é óbvio o que isso é.


Marchas
Nas marchas tem duas opções muito importantes:

Marcha Manual: Tem que apertar um botão específico para mudar a marcha do carro, e assim, alterar o limite máximo de velocidade do carro.

Marcha Automática: A velocidade máxima do carro, só depende do quanto você vai apertar o botão de acelerar.


Configurações do controle
Nas configurações do controle haverá quatro opções de como você deseja que as funções dos botões do controle sejam.

Opções: A, B, C e D.

Digamos que na opção A o botão de acelerar seja o X, na opção B o botão de acelerar pode ser o B por exemplo. Já na opção C o botão de acelerar pode ser o mesmo da opção B, mas o botão de nitro pode ser diferente.

O jogo não permite que você decida qual função vai ter cada botão, mas ele oferece quatro opções de como será os controles gerais do carro, dizendo também qual é a função de cada botão em cada uma das escolhas.


Percebam mais uma vez, a "gloriosa" tradução brasileira fazendo mais um "excelente" trabalho, tem até uma palavra que sumiu nessa imagem. Alguém poderia me dizer onde está o freio?

Escolha dos carros
Nas escolhas dos carros você terá quatro opções:

Sidewinder: Ele é o queridinho dos jogadores, por consumir menos gasolina entre os quatro carros. Ele é branco, consome pouca gasolina e só pode chegar à 210 Km/h.

Weasel: O meu carro preferido (A velocidade do branco não me agrada). Ele consome uma quantidade moderada de gasolina, é azul, e pode chegar à 220 Km/h. 

Razor: O carro que a máquina do jogo mais me castigou. Ele é praticamente igual ao azul, só que ao invés de ser azul, ele é roxo.

Cannibal: Máquina de consumir gasolina ambulante. É o carro para quem curte velocidade. Ele é vermelho, consome até a sua alma e pode chegar à incríveis 235 Km/h.

Sujeito qualquer: Finalmente! Agora ele irá falar das corridas.

Eu: Agora a opção level.

Sujeito qualquer: Isso não é possível, ele tá levando uma eternidade para falar do menu!


Opção level:



Top Gear tem três dificuldades:

Amador: Fácil
Professional: Médio
Campeonato: Difícil

As mudanças nas escolhas de dificuldade influenciam na velocidade dos seus concorrentes.

Na dificuldade "Campeonato", ocorrem mudanças em trechos das corridas também, colocando barreiras e pedras no meio das pistas, prejudicando o seu desempenho.

Malditas barreiras!

Opção Naciona:

Ohhhhh, essa tradução.


Na opção na... na-cio-na, o jogador escolhe qual região quer correr das 8 e após selecionada a região, o jogador usa o código dado pelo jogo para ir na região escolhida.

Esses códigos variam, dependendo da dificuldade escolhida, então nem pense em jogar no fácil até chegar no Reino Unido, para depois colocar no difícil, apenas para depois dizer que virou Top Gear no hard. Isso não vai funcionar.

Eu sei disso porque um amigo que não sou eu, tentou fazer isso.

Ou você pode selecionar o Reino Unido e colocar "valhalla" que você poderá jogar em qualquer região na dificuldade que você quiser. Isso também funciona.


Opção KPH/ MPH:


Essa sim, é a maior e mais importante opção do jogo.

Pressione essa opção e ao invés de ser mostrada a velocidade do carro em quilômetros por hora, será mostrada a velocidade do carro em milhas por hora.

Todos devem estar se perguntando a importância dessa escolha, possivelmente, podem estar até achando que é mais uma ironia minha, mas acreditem essa é pra valer.

Vocês não imaginam o efeito no psicológico que essa decisão acarreta.

Estando na velocidade máxima em KPH, você se impressiona com esses números e pensa que esta numa velocidade absurda.

Mas na velocidade máxima em MPH, a sensação já é diferente, você não sente tanta velocidade assim, mesmo usando o mesmo carro, mesmo acelerando o carro até o máximo possível, aquela satisfação de ser super rápido não vem.

Vocês acham que o povo europeu é mais civilizado no trânsito porque eles são mais educados? HAHAHAHAHAHA. Não me façam rir. É porque eles usam o MPH e não o KPH.

Quando eles tentam chegar numa velocidade alta, eles veem aqueles números pequenos e ridículos apontando a velocidade de seus carros e acabam ficando deprimidos. Eles reduzem porque perderam a esperança de sentir alguma satisfação.

Mas os motoristas com carros que mostram a velocidade em KPH, HA! Esses não tem limite. Eles veem aqueles números absurdos no velocímetro e pensam em querer ir cada vez mais rápido.

200 Km/h?

É pouco pra essa gente.

Elas não possuem limite algum, 500 Km/h, 1000 Km/h, 1000000 Km/h. Não importa. Essas pessoas só buscam o prazer em correr desenfreadamente ao longo das estradas, ignorando tudo o que vier pela frente.

Se querem que o trânsito melhore, só à uma solução:

Trocar os velocímetros KPH, por velocímetros MPH.

Só assim, o trânsito será seguro para todos.

Sim, eu gastei um tempão com essa história retardada e sem noção, apenas para enrolar.


Opção Jogar:



Escolhendo essa opção, o jogo finalmente começa. Mas sem antes te dar algumas informações sobre a pista da primeira corrida.

As informações sobre as pistas não são muito relevantes e provavelmente só servem para o jogador se entreter com algo, enquanto o jogo carrega a corrida, isso porque, o jogo sabe fazer você entender como são as pistas, enquanto você corre nelas de uma maneira natural e sem gerar dificuldade alguma.

Essas informações só seriam úteis se você pudesse escolher em qual pista iria correr, nesse caso, as informações das pistas seriam úteis, pois elas seriam importantes para entender as escolhas que o jogo estaria fornecendo.

Após terminar cada corrida, o jogo mostrará os pontos adquiridos por você e seus competidores.

Essa informação é útil para entender a sua situação em relação aos outros competidores.

Mas se você for igual a mim, que sempre chega em primeiro colocado em todas as corridas, não importando a dificuldade. Já pode ir ignorando essas informações, elas são apenas para pessoas que chegam em segundo lugar ou menos.


É finalmente dada à largada




Como já devo ter deixado claro, Top Gear é um jogo de corrida, logo seu objetivo é só vencer seu rivais e chegar em primeiro lugar.

São 32 circuitos ao todo, 4 em cada um dos 8 torneios que são realizados nas várias regiões do mundo. Você precisará acumular pontos necessários para conseguir chegar em pelo menos 3º colocado em cada uma desses torneios para ganhar o jogo.

Não tem necessidade de chegar em primeiro, apenas chegue em terceiro nos torneios que tu consegue, isso é claro, se você ficar satisfeito completando o jogo apenas.

Os controles são absurdamente simples e fáceis de se acostumar, o único problema deles é que eles podem ser um pouco escorregadios e soltos, mas nada que atrapalhe muito o jogo.

O único elemento não muito comum seria a nitro, mas isso já é algo comum hoje em dia e todos nós já conhecemos como isso funciona.

Mas raios! Eu ainda irei dizer. Para acionar a nitro, você precisa apertar um botão para acelerar temporariamente a velocidade de seu carro por um tempo, aumentando consideravelmente suas chances de bater.

Top Gear possui as paradas para os pit Stops nos circuitos mais extensos. Quando o medidor de gasolina estiver baixo, o jogo irá dar um aviso que você precisa parar para se abastecer, e quando chegar próximo de um, o jogo lhe dará um outro aviso dizendo em qual direção da pista o Pit está.

Você entra no pit stop e sua barra de gasolina vai se recuperando gradualmente, até você decidir sair, ou até a barra se encher totalmente.


As pistas:

Os circuitos de Top Gear tem basicamente seis formatos que podem ser resumidos desse jeito:

Circuito curto com curvas fáceis;
Circuito curto com curvas difíceis;
Circuito moderado com curvas fáceis;
Circuito moderado com curvas difíceis;
Circuito longo com curvas fáceis;
Circuito longo com curvas difíceis;

Tem algumas variações menores, mas esse é o formato geral dos circuitos.

Nos curtos não existem paradas para o pit stop, por outro lado, nos médios e longos os pits são presentes, mas nos médios você provavelmente só terá de usar uma vez e nos longos talvez duas,o uso pode variar dependendo do carro que você usa.

Por exemplo o carro branco não precisa ir no pit no último circuito dos Estados Unidos, mas os outros carros precisarão ir pelo menos uma vez.

Existem vários outros exemplos desse tipo de circuito ao longo do jogo.

Agora vou falar sobre um problemas de Top Gear, que pode ser desagradável para um iniciante.

Nos Estados Unidos as pistas são bem organizadas.

O primeiro circuito é pequeno, rápido e só apresenta uma curva um pouquinho complicada, mas nem tanto assim.

O segundo e o terceiro já são mais longos e até tem alguns desafios próprios, o segundo tem um trecho com pedras na estrada e o terceiro tem momentos em que a pista fica com menos espaço para os carros poderem correr.

O quarto circuito(San Francisco) é o primeiro circuito do jogo a ter um pit stop e barreiras.

O jogo evolui muito bem sua dificuldade no primeiro torneio, ele vai acrescentando mais desafios de maneira gradual e bem, mas depois o negócio dificulta ridiculamente no primeiro circuito da América do Sul.

Você pensaria num circuito que pelo menos não seria muito mais complicado que o último ocorrido nos Estados Unidos, certo?

Errado.

O circuito no Rio de Janeiro não é só muito mais difícil que qualquer um dos Estados Unidos, como até o primeiro circuito no Japão e na Alemanha são mais fáceis que esse circuito.

Ela é uma corrida muito longa, tem várias trechos complicados, pedras em alguns trechos da pista e você ainda precisava ir no pit stop pelo menos duas vezes.

É quase cruel o salto de dificuldade nesse circuito, não é a toa que muitas pessoas falem que Top Gear realmente começa na América do Sul, o primeiro circuito dessa região é um monstro aterrorizante para um completo iniciante que não tenha experiência com jogos de corrida.

O mais absurdo é que ele é o circuito mais difícil do Brasil.

O segundo e o terceiro já possuem uma dificuldade mais moderada e apenas no quarto circuito a dificuldade volta a ser alta, e mesmo assim, tal corrida ainda é mais fácil que o circuito do Rio.


A maldita corrida no Rio.


A partir da América do Sul, se percebe um outro problema no jogo.

A dificuldade fica estagnada.

O jogo fica com a dificuldade tão estagnada nos torneios no jogo inteiro que eu sinceramente não sentia nenhuma evolução na dificuldade nos torneios a partir da América do Sul, você sente que todas as outras regiões possuem uma dificuldade parecida com a dessa região, nem o Reino Unido que é onde ocorre o último torneio, gera alguma sensação de aumento no desafio.

Isso auxilia muito ao jogo ficar enjoativo, porque você não vai encontrar um desafio maior no decorrer do jogo, depois do segundo torneio, Top Gear já mostrou tudo que os seus circuitos podiam oferecer em relação ao desafio.

Isso sem contar o fato que o jogo começa a ficar consideravelmente repetitivo depois de um tempo e a sensação de estar fazendo o mesmo realmente começa a ficar forte depois que você chega na metade do jogo.

Mas isso não significa que o jogo fica ruim, os circuitos ainda são divertidos, disputados e eletrizantes do inicio ao fim do jogo, e devemos lembrar que a cada torneio completado você pode usar o password que o jogo lhe da para continuar o jogo depois, quando se cansar de jogar.

Em nenhum momento o jogo irá criar desafios injustos ou te ferrar de uma maneira que não possa ser evitada, ele é bastante desafiador, mas de uma maneira justa e que não se torna de forma alguma, uma dor de cabeça pelos motivos errados.


Simples, mas não é feio



O visual de Top Gear não é o que eu chamaria de charmoso, sendo sincero, o visual de Top Gear era muito simples e ultrapassado até mesmo em sua época.

Havia vários jogos de corrida mais bonitos que saíram no mesmo ano ou até antes.

Entretanto, ele de forma alguma é um jogo feio. Top Gear mesmo apresentando um visual ultrapassado e simples, ele ainda era bem feito e agradável de se ver.

Descontando certas coisas que apareciam ao lado da estrada como algumas placas e outros objetos, porque havia sprites em Top Gear que eu nunca consegui entender o que supostamente aquilo deveria ser, mesmo colocando minha imaginação para funcionar.

Mas tirando esses detalhes, o visual cumpria bem sua função.

O ambiente das fases podem parecer repetitivos depois de um tempo, a maioria é um campo verde, só tendo umas mudanças não muito relevantes no background.

Havia algumas mudanças legais, como a Torre de Pisa em Pisa, o Big Bang em Londres.

Mas elas ainda davam uma sensação de ser parecidas demais.

Por terem um visual mais único em relação ao que se vê nos outros torneios. 

As regiões com os melhores visuais para mim foram os Estados Unidos, por ter cenários bem diversos entre si, o japão pelos elementos do povo da região terem sido mais presentes se comparado ao das outras regiões, e o da Escandinávia por ser o único lugar com neve.


Eu gosto da Escandinávia principalmente por causa da neve

O melhor elemento no visual de Top Gear com certeza eram as corridas noturnas ou com mudança noite/dia. 

As corridas noturnas tornavam o ambiente das corridas muito melhor, ver o seu carro com o farol acesso iluminando a pista no meio da noite era algo diferente e único naquela época.

Ficava ainda melhor quando era uma fase que começava no escuro e clareava depois de um tempo. Isso era o cúmulo do incrível, parecia que o tempo no jogo realmente ia mudando no decorrer da corrida.

A própria imagem do circuito noturno acima, é do circuito, Hiroshima do Japão, em que essa mudança de noite/dia ocorre.

Vejam outra imagem só que agora de dia:



Percebam que o background também sofreu mudanças quando amanheceu.

Infelizmente, circuitos com esse elemento de noite/dia eram poucos no jogo, e mesmo os circuitos noturnos não tem uma participação tão grande assim.

Imagens "curiosas" dos mapas dos circuitos:


O Cacto: Quando eu via esse cacto na infância eu imaginava uma espinha enorme nele, hoje a minha imaginação vê outra coisa nesse cacto (͡° ͜ʖ ͡°).
A Bota: Eu ficava imaginando como o pé do cara que usa essa bota deveria ser fino e distorcido para caber nisso. Talvez seja de um palhaço.
Luva fã #1:Sabe aquelas luvas gigantes de fã #1 escrito nelas? Eu imaginava elas vendo essa fase.
Isso eu creio ser melhor não dizer nada.


Principal razão das pessoas amarem o jogo



Eu disse que ia dizer o principal motivo das pessoas amarem esse jogo, não disse?

Alguém fala: Como as pessoas podem amar um jogo, só porque gostam da música?

Porque a música é extremamente boa, é óbvio! Top Gear tem uma das melhores trilhas que eu já ouvi de um jogo de corrida, e olha que as músicas se repetem de torneio em torneio.

Elas são músicas instrumentadas que conseguem captar o que uma corrida deveria representar e fornecem ao jogador algo emocionante e frenético, exatamente o que uma corrida representa.

É por isso que as músicas de Top Gear são tão boas e difíceis de enjoar, mesmo quando você já as ouviu centenas de vezes, elas combinam perfeitamente com as corridas.

Os efeitos das batidas e do motor do carro também são ótimos e fazem um bom trabalho.

As batidas tem o som que você esperaria de uma batida, e você sente a diferença que o som de bater numa placa e o de bater em um carro possuem.

Os motores só melhoram a interação do jogador com o jogo, e como se fosse um carro de verdade.


Conclusão


Eu não considero Top Gear o jogo memorável e épico que muitas pessoas defendem aos montes na internet, mas ainda o considero um bom jogo e tenho muito carinho por ele. 

Ele foi um jogo que me animou bastante na minha infância e que conseguiu me alegrar em vários dias daqueles tempos.

Entretanto, não devo deixar isso influenciar minha avaliação. Top Gear apresenta muitas falhas desagradáveis para receber os 10 e 9 que muitos dão para ele.

Ele não tem problemas que podem ser ignorados apenas pela trilha sonora e as corridas frenéticas.

Problemas como a repetitividade e a falta de evolução do desafio, estragam bastante a experiência do jogo, mesmo que muitos ignorem para manter as boas memórias que tinham dele.

Eu gostaria de dizer que Top Gear é um jogão que não recebeu o respeito que merecia do mundo, mas Top Gear não é um desses casos, infelizmente.

Pontos Positivos:

- Trilha sonora fantástica.

- Corridas Frenéticas e emocionantes.

- Controles fáceis de se acostumar.

- As corridas noturnas e de mudança noite/dia tem um ótimo ambiente.

- O desafio do jogo é bom e  justo.



Pontos Negativos:

- As corridas são muito repetitivas depois de um tempo.

- O visual das fases não são muito variados.

- Visual ultrapassado.

- Aumento de dificuldade brutal do circuito de San Francisco para o do Rio de Janeiro.

- O desafio do jogo não evolui ao longo do jogo, fica estagnado na América do Sul.


Nota Final: 7.4





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