quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Bob Esponja: Uma Leve Olhada na Série





Esse vai ser o terceiro artigo que não aborda um jogo eletrônico seguido (Jogador N° 1 é um filme, não importa o assunto abordado).


Foi sempre minha intenção desda criação desse blog, que meus artigos abordassem outros assuntos além dos jogos. 


Já pretendo deixar claro que isso não é uma crítica como a dos outros artigos.


Pretendo dar minha opinião e críticas como já é de costume, mas eu devo ser sincero e dizer sobre minha relação com o desenho do Bob Esponja.


Eu não vejo o desenho desde à 8° temporada e nem sequer vi essa temporada por completo. Eu não conheço nada da 9°, 10° e 11° temporadas do desenho


Eu só ouvi falar desse episódio da tinta envolvendo o Lula Molusco e o Patrick na 11° temporada, através de um vídeo na internet.


Eu até descobri sobre a volta da participação do criador do desenho, Stephen Hillenburg, na 10° e 11° temporadas.


Infelizmente, ele acabou falecendo no final do ano passado.


Não domino por completo à ordem dos episódios e não vejo o desenho a anos. 


Tudo que fiz foi dar uma leve pesquisada e assistir a alguns vídeos e artigos sobre o desenho.


Caso a imagem acima não tenha sido clara o bastante, eu irei falar sobre o rumo da série ao longo do tempo, deixando claro desde o princípio que, sim! Eu sou mais uma das pessoas que defende a queda da qualidade da série com o tempo.


Pretendo falar sobre como a animação era no inicio, quais eram os elementos característicos da série, o quê me fez gostar dela e quais foram as mudanças ao longo do tempo.


Não espero estar 100% correto e nem pretendo dar informações detalhadas. Eu já desisti de Bob Esponja e não tenho a mínima disposição de assistir à algum episódio novo dele. Não me importa se o criador liderou a criação do desenho nessas duas recentes temporadas. Dragon Ball Super tá aí pra provar que o retorno do criador não é garantia de nada.


Obs: Não levem tudo escrito aqui a sério.

As tão amadas 3 primeiras temporadas




Todos os fãs amam as três primeiras temporadas, sem mas, todos mesmo.


Até eu, adoro as três primeiras temporadas de Bob Esponja, posso contar nos dedos os episódios que considero com qualidade abaixo do bom, repetindo, qualidade abaixo do bom! Nem ruim eu considero esses poucos episódios, só medíocres ou ok.


A história encontrada por aí do que justificaria a boa qualidade dessas três primeiras temporadas, é que o Stephen Hillenburg ainda comandava o desenho nessas temporadas.


Eu não vejo como isso poderia estar de alguma forma errado, logo depois da saída dele, o desenho começou a perder a sua qualidade.


Mas fiquemos por enquanto nas três primeiras temporadas.


Nessas três temporadas, Bob Esponja era um desenho bobo e infantil, e era isso que o tornava um desenho tão bom. Sem caretas bizzaras, cenas grotescas, sem momentos medonhos ou sádicos, era um desenho infantil que sabia que devia ser infantil. 


É um desenho sobre uma esponja que faz hambúrgueres em um restaurante no fundo do mar, o desenho já é bobo em sua descrição, tentar fazer um Ren & Stimpy em cima desse pretexto não é uma boa ideia.


Aqui a coisa mais próxima de medonha ou grotesca que você vai ver, é o Bob Esponja no especial de Halloween, e isso ainda tem a justificativa de ser um especial de Halloween.


O desenho é tão inocente aqui, que tem um música sobre fazer o laço dos sapatos, O LAÇO DOS SAPATOS!


Mas não era isso, apenas, que o tornava um ótimo desenho.  


Os temas dos episódios giram em torno de um conceito bobo e simples, que é levado a um rumo absurdo. 


Alguns temas de episódios das três primeiras temporadas.


Por exemplo: Bob Esponja e Lula Molusco precisam entregar uma pizza; Bob Esponja rasga a calça; Bob Esponja faz um rabisco de si mesmo, e o rabisco cria vida. 


Os dois primeiros possuem temas bem leves e o do rabisco possui um conceito meio estranho. Esses temas são abordados da maneira mais boba e infantilizada que vocês poderiam imaginar. Não conheço ninguém que se incomode com esses episódios, mesmo o do rabisco.


Mas falando um pouco mais sobre o episódio do rabisco, bem... ele é sobre um rabisco tentando apagar o Bob Esponja da existência por que se considera o verdadeiro Bob.


Isso parece sombrio, mas não é. Primeiro, porque o rabisco é tosco; segundo,  o episódio é lotado de humor e terceiro, tudo termina bem(exceto para o rabisco, mas quem tentou apagar alguém primeiro foi ele para inicio de conversa). 


Falando no humor, essas três temporadas foram as melhores nesse aspecto, são as mais hilárias e divertidas de todas.


A história do mexilhão feio é histórica.


Não tem momentos tão gloriosos como esse, mas ainda assim, é algo muito divertido.


Mas ainda falta algo fundamental para o sucesso do desenho.


É claro que não poderia ser esquecido, a personalidade dos personagens, algo bastante elogiado pelos fãs do desenho.


O Patrick é um idiota com boas intenções; o Bob é uma cara animado e ingênuo que ama trabalhar e caçar aguas-vivas; Sr. Sirigueijo é sovina, mas se preocupa com seus funcionários e as vezes da uma de pai com o Bob; a Sandy é do Texas, luta karaté, gosta de praticar esportes radicais; O Lula Molusco... é ranzinza, a personalidade do Lula não mudou muito com o tempo, a diferença é que ele é um pouco menos ranzinza as vezes aqui.


Os personages são exagerados e ao mesmo tempo carismáticos, eles sempre estão fazendo algo maluco ou surreal no desenho.


Algo que me faz gostar bastante das três primeiras temporadas é o quantidade de aventuras em que os personagens se metiam, sempre estão fazendo algo diferente, como a Sra. Puff por exemplo, você a vê em um episódio tendo um encontro com o seu Sirigueijo (hoje você só observa ela se fodendo tentando ensinar o Bob a dirigir) e observa o quanto mico o Sirigueijo paga tentando impressioná-la, tudo com o Bob no meio, se ferrando tentando ajudar a relação dos dois, ele até fica irritado com a situação, vocês lembram quando o Bob Esponja era mais que um crianção birrento? Bons tempos, não eram?


Lembra quando o Bob Esponja ficou doente e o Patrick legitimamente queria ajudar o amigo, o afastando da Sandy que queria levá-lo ao médico, porque o Patrick legitimamente via médicos como algo ruim? Hoje em dia, o Bob tem uma farpa no dedo e o Patrick dá uma martelada na mesma e joga lixo em cima, sem motivo algum.

É nessa temporadas também que se encontra os melhores episódios do desenho. Aqui vai uma pequena lista: 


"Entrega de Pizza": Como dito acima, Bob Esponja e Lula Molusco entregam uma pizza, e vocês não vão acreditar nos problemas em que os dois tem para entregar essa pizza.

Obs: Meu episódio favorito.

"Vida de Crime": Bob Esponja e Patrick roubam uma bexiga (balão de festa, caso não saibam) e fogem da cidade, achando que cometeram um crime horrendo, como já dito, conceito bobo e execução boba, lembrando mais uma coisa, era dia da bexiga de graça. 

"Chá em Terra Firme": Episódio em que é nós apresentado a Sandy. Bob Esponja e Sandy se conhecem e ela o convida para um encontro. Bob Esponja não sabe como lidar com um encontro com uma garota e pede ajuda a seu amigo Patrick(como esse desenho era bobo e tão bom ao mesmo tempo). Quando chega na casa da Sandy, Bob se surpreende ao saber que não tem água, pois a Sandy é um esquilo. O episódio inteiro é o Bob sofrendo por não ter água, tentando ao máximo não incomodar a Sandy para não estragar o encontro. 

"Choque Cultural": Ocorre um show de talentos no Siri Cascudo. Várias pessoas fazem alguma apresentação, exceto o Bob que fica esfregando o chão, não vou nem dizer quem ganha. 

"Natal Quem?": Sandy fala sobre o Natal para o Bob Esponja e o mesmo tenta trazê-lo para a fenda do Biquíni. O Lula Molusco até se veste de Papai Noel para animar a jovem esponja. Lembra quando o Lula Molusco era mais que um cara que só aparecia pra ser um escroto ou se foder sem motivo? 

"Fenda da Pedra": Bob Esponja e Patrick perdem o ponto de ônibus e param na fenda da pedra, um lugar estranho e escuro, cheio de pessoas esquisitas. O episódio todo é o Bob Esponja tentando voltar a fenda do Bikini. 

"Frankenrabisco": O episódio do rabisco, não tenho muita coisa a mais pra se dizer sobre ele. 

"Turno Macabro": Bob Esponja e Lula Molusco ficam a noite inteira no Siri Cascudo. Esse é o grande episódio do Zé do Picadinho. 

"A Grande Corrida de Caracóis": Bob Esponja treina o Gary além do seu limite para vencer o caracol do Lula Molusco em uma corrida, tudo porque o mesmo havia ridicularizado o Gary como um caracol de segunda. Gary se ferra lindamente no final e Bob Esponja se sente culpado por tê-lo obrigado a correr nessa corrida. Vocês lembram da época em que Bob Esponja tinha boas lições de morais? 

"Doidos pela Banda": O melhor episódio do desenho. Lula Molusco cria uma banda com toda a cidade para fazer uma apresentação para humilhar o bosta do Squilliam. É o melhor episódio do desenho, pois toda a cidade se reúne e se esforça para fazer uma boa apresentação apenas para agradar o Lula Molusco que não queria ser ridicularizado mais uma vez pelo seu rival, além da própria apresentação ser boa e um dos poucos episódios que o Lula Molusco termina genuinamente feliz no final.

As três primeiras temporadas são ótimas, aconselho qualquer pessoas a assisti-las, incluindo o filme de 2004 também, ele é bom. Principalmente porque ele desenvolve um ponto que sempre esteve na série, mas foi pouco explorado. A atitude infantil dele.


Agora vamos para o inicio da decadência.

4° temporada: A temporada que divide os fãs




Com as três primeiras temporadas do desenho, Bob Esponja virou um fenômeno e se tornou um dos desenhos mais amados de todos os tempos.


Stephen Hillenburg queria terminar o desenho, a Nick não deixou, a Nick é malvadona, blá blá blá, Hillenburg saiu do comando do desenho e deixou Paul Tibbit no comando e deu no que deu.


Já devo avisar que...


???: Espere aí mesmo!!


Isso é tudo que sei fazer com minha capacidade artística negativa.


???: Você não abrirá essa boca suja para espalhar mais um pingo de mentiras, seu hater desgraçado.


Quem é você?


???: O inimigo da escuridão, a determinação dos fracos em seu explendor, a alegria de todos em união, a opinião pessoal acima da negação, o conhecimento profundo e único sobre a humanidade...


Quando você vai acabar com isso?


???: Quando todos vocês seus haters destruidores de sonhos aprenderem o quanto errados vocês são em sua própria essência.


Olha eu não sei o que você quer ou...


???: Eu sou um avaliador renomado que conhece as mudanças históricas e todas as mudanças na sociedade que influenciam nos conceitos da mesma. Sobre certos elementos de nossa cultura e a relação dessa cultura sobre o impacto que os programas apresentados em mídia podem acabar por decorrer em seu público.


Ahhhhhhhhhh???


???: Vocês haters com suas verdades, costumam nos chamar de... Fanboys.





Fanboy: E já lhe aviso que você não atacará injustamente a 4° temporada desse maravilhoso desenho que nunca caiu de qualidade.


Eu iria dizer que considero a quarta temporada boa.


Fanboy: Ohhh... Mas dá quinta pra frente não, né?


Sim. 


Fanboy: Beleza! Eu volto pra questionar o que é dito por você quando se tornar uma crítica negativa. Fui.


Eu odeio fanboys.


Fanboy: Você odeia as pessoas que pensam diferente de você. Faça como eu, diga que respeita a opinião alheia, mas quando criticam o que você ama, fale mal dessas pessoas o máximo possível.


...


Na quarta temporada, o desenho começa a sofrer algumas mudanças desagradáveis para os fãs.


Os personagens começam a sofrer mudanças na personalidade, como o Patrick que começa a se tornar num babaca, a Sandy começa a ser bastante reclamona e se tornar uma cientista chata, Seu Sirigueijo começa a se tornar um filha da puta tão ruim que parece ser mais vilão que o Plankton, Bob Esponja começa a se tornar o criação irritante.


Basicamente, essa é a temporada que a personalidade dos personagens começa a ser flanderizada, ou seja, uma único traço de suas personalidades se torna toda a personalidade do personagem.


Mas nesse temporada isso ainda começa bem de leve, uma hora ou outra os personagens são escrotos, mas no geral as suas personalidades se mantém boas. 


Os temas são bobos, mas são tratados de uma forma menos cômica e absurda, para serem tratados de uma forma mais estúpida e mirabolante.


Isso não me agrada, mas pelo menos a temática dos episódios em geral ainda se manteve  boa e com criatividade.


E além do mais, sempre será melhor que as temáticas e cenas grotescas e o medonhas dá quinta à oitava temporadas.


O humor é bom, mas ele começa a desapontar.


Ela não é falho em todos os aspectos, tem bons momentos como o que Bob Esponja e Sr. Sirigueijo usam máscaras de ladrões e vão na casa da mão do Lula Molusco com um saco empunhado nas mãos, você pensa que eles vão sequestrá-la, mas eles só levam os biscoitos dela. Tem vários momentos com um humor bom como esse na quarta temporada.


Infelizmente nem tudo é um mar de rosas, o problema é quando a série tenta me fazer rir vendo os personagens se dando mal ou tendo atitudes estúpidas e exageradas, o problema não é esse tipo de humor, mas sim, como ele é feito. Nessa temporada ele ainda funciona bem no geral, mas também é quando os criadores acharam que seria uma ideia sensacional começar a fazer os personagens se ferrarem sem motivo algum, ou tendo atitudes estúpidas, apenas para eles serem idiotas e não para tentar criar humor em cima disso(se ferrar sem motivo se torna num problema gigantesco para o Lula Molusco a partir da 5° temporada, do mesmo modo que ser estúpido apenas para bancar o idiota se torna num grande problema para o Patrick).


Um exemplo disso é o episódio "Anfitrião Fantasma". 


Nele o Holandês Voador vai morar com o Bob Esponja e tenta assustá-lo  boa parte do episódio, isso além de não possuir qualquer graça, já que é só o Bob se ferrando por tentar ser um cara legal, ele também é para mim, o provável episódio que deu inicio as cenas grotescas como uma doença no desenho. 


Talvez seja um exagero dizer isso, já que a quarta temporada em geral, quase não possuí cenas grotescas, e mesmo nas três primeiras temporadas, havia algumas cenas grotescas, mesmo elas sendo mais leves e em pouca quantidade. Mas é a primeira vez que colocam cenas grotescas, apenas para colocar cenas grotescas. Não tem humor ou razão por trás, então pra mim esse é o inicio delas como um problema na série.


Parece que ela é uma temporada horrível, mas na verdade... não é. Ela começou muitos problemas da série? Sim! Ela começou. Mas nenhum deles ainda é uma merda aqui, só são um pequeno incômodo.


E isso é porque ainda não falei dos bons episódios dela.


No episódio "Masmorras e Dragões", Bob e Patrick vão a Fenda do Biquíni da Idade Média e tem que bancar os cavalheiros. É um dos melhores episódios do desenho, uma ótima aventura, um bom humor e os personagens estão ótimos nessa reimaginação da Fenda do Biquíni.


"Cadê esse Caracol" é outro grande episódio, Gary abandona Bob Esponja por não receber atenção do mesmo. Esse episódio não se destaca pelo humor, mas princialmente pela história e por ser visível, o quanto o Bob se importa com o Gary, tem até uma musiquinha. 


Link da música: Não é triste




Observem a cara do Bob Esponja, vejam como ele parece que nunca mais será feliz em sua vida.


Observaram com atenção?


Beleza. Depois disso, assistam "Um Companheiro para Gary".


Caso tenham dúvidas, eu nunca chorei ouvindo essa música, só caiu vários ciscos seguidos em meus olhos, toda vez que ouvia, mas nada de lágrimas genuínas.


Tem outros episódios legais, como: "A Torre Cascuda"; "Virando a Página", "Medo de Hambúrguer de Siri"; "Padrasto Inimigo", "Másculo Mesmo sem a Casca"; "O Poço dos Desejos".


Todos acima são bons episódios, se fosse pra dar uma estimativa seria, que metade da temporada é boa, principalmente a primeira metade,  boa parte do que restou é decente e poucos episódios são ruins, é uma queda relativamente alta de qualidade, mas ainda é uma boa temporada, não se incomode com as críticas das viúvas das  três primeiras temporadas, a quarta temporada vale à pena.


Fanboy: Disse que gostava, mas só observei críticas injustas. Pessoas se prejudicando sem motivo? Estamos falando do Holandês Voador, ele é um fantasma com intenções bem questionáveis, esperar que ele fosse ser um pessoa gentil com o Bob Esponja chega a ser hilário.😂😂😂😂


Merda. E mais um dos caras com tesão por emoticons.


Fanboy: Você colocou como defeitos esquisitices e estupidez que você provavelmente amou😍😍 colocar apenas para criticar o que não tem razão para ser criticado. 


Fanboy: Deixa eu lhe explicar algo importante, não tem razão de falar sobre "esquisitices" num desenho como Bob Esponja, estamos falando de um desenho infantil com uma esponja que trabalha em um restaurante(suas palavras, não minhas), então onde "esquisitice" se encaixa como um problema em Bob Esponja?


Eu tenho certeza que me referi a temática dos episódios e não à temática do desenho em si, e tenho minhas dúvidas se não entender qual era a proposta do episódio deve ser tratado como algo positivo.


Fanboy: Essa parte chega a ser hilária de tão ruim que é.😂😂🙈

"Basicamente, essa é a temporada que a personalidade dos personagens começa a ser flanderizada, ou seja, uma único traço de suas personalidades se torna toda a personalidade do personagem."

Fanboy: É duro quando o futuro chega e trás consigo as mudanças do tempo. 😄😉😤


É mole digitar qualquer merda e dizer depois que é argumento.


Fanboy:

 "o Patrick que começa a se tornar num babaca"

Fanboy: Adoro esse argumento, vocês haters só se esquecem que o Patrick sempre foi burro, ele não tem noção do que fala ou faz, amo 😍😍 quando vocês se esquecem de quando ele ignora o Bob Esponja e joga lixo nele, no episódio: "Identidade Perdida"(3° temporada, para os haters de plantão😲). Mas uma vez é só um hipócrita reclamando por nada.


No momento em que o Patrick joga lixo no Bob Esponja, ele não está olhando pro Bob, fica bem visível no episódio que ele não sabia que estava jogando lixo no Bob e ele só o ignora porque ela sabia que o tempo para o Bob encontra o crachá estava se esgotando, então ele só ficou entusiasmado demais para tentar ajudar o amigo, que nem no episódio "Chá em Terra Firme", ele fica com raiva pelo Bob tentar fugir da casa da Sandy, pois o Patrick se via como a última barreira para evitar que o Bob Esponja estragasse o encontro, ele estava errado, mas ele fez isso tendo uma boa intenção.


Agora é dada a hora de se falar da quinta à oitava temporada.


Espero sobreviver a elas.

A merda decide bater no ventilador




Oh, meu deus! O pessoal que trabalhava na produção até conseguiu segura bem as pontas na quarta temporada, mas depois o desenho foi ladeira abaixo de uma maneira que apenas a Sonic Team de 2005 à 2008 entenderia.


A imagem acima é do tão conhecido episódio "A Farpa" dá 6° temporada.


Esse episódio tem tudo que representa o quanto esse momento do desenho é ruim.


Cenas grotescas, cuja única função que consigo imaginar é causar traumas em crianças; Patrick sendo um babaca que faz merda sem motivo, vocês lembram quando eu disse sobre martelar e jogar lixo em uma farpa?; cenas nojentas, como o pus saindo do dedo do Bob Esponja e parando na cara do Sr. Sirigueijo; as cenas agonizantes com o Bob tentando tirar à farpa. 


Esse episódio só seria pior, se o Sr. Sirigueijo tentasse expor o dedo do Bob Esponja como uma aberração da natureza para conseguir dinheiro e o Lula Molusco tivesse uma farpa ainda maior, apenas porque ele é o Lula Molusco.


Esse episódio é nojento, horrendo, doloroso, agonizante e sem graça ainda por cima, nem pra fazer o público dar risadas ele presta.


Eu gostaria de dizer que é o único episódio ruim, mas passa longe disso.


"Tem Fungo Entre Nós","Uma Pulga No Domo Dela","20.000 Hambúrguer Submarino","Adoro a Patty","Vista do Lula", "Desaparecidos","Um Companheiro Para Gary","Refeição Grosseira","Preso Nos Rolos Espremedores","Pat, Babá de Mascotes", "Está Feliz Agora?","Careta Definitiva!"...


A lista é longa, lembrando que todos os episódios dessa pequena lista são episódios deploráveis, não estou contando episódios ruins, estou falando apenas dos dolorosamente horríveis e esses nem são todos.


Sabe qual é o tema de "Está Feliz Agora"?


O Lula Molusco não possui uma única memória feliz em sua vida.


Notícia animadora, não?


Sabe qual é o humor do episódio?


Ficar fazendo piadas de suicídio com o Lula Molusco, em um episódio onde é mostrado claramente sua infelicidade. 



Com certeza isso combina bem com um desenho de uma esponja alegre que mora no fundo do mar.


O final do episódio?


Lula Molusco estraçalha vários bonecos do Bob Esponja afirmando como isso o anima. 


Onde foram parar os bons valores do desenho?


Não tem nada bom que tenha surgido nessas quatro temporadas no desenho. Tudo que ocorreu foi a destruição de tudo que havia de bom no desenho, só restou algumas boas poucas sobras.

A 5° temporada tem alguns episódios bons dentro de toda a lambança que ela é.

A quinta temporada também é a última com as tão amadas músicas características do desenho, creio eu.

A 6° possui menos episódios bons e teve um aumento nos episódios ruins.

A 7° não tem um único episódio bom, mas não possui tantos episódios ruins quanto a sexta, ainda assim, os deploráveis são tantos quanto os da 6°.

A 8° foi uma leve evolução, mas não alimente as esperanças ainda, ela ainda é uma temporada horrível, só é melhor que a 6° e a 7°.

Sadismo puro, personagens sendo detestáveis e imbecis ao extremo; caretas medonhas; cenas nojentas; temas de episódios se repetindo ao extremo; pessoas infectadas com fungos; piadas com suicídio; Patrick tratando o Gary como lixo; Bob Esponja tendo um amor doentio por um hambúrguer de Siri estragado; todos comemorando uma semana por ficar longe do Bob Esponja; Sr. Sirigueijo atormentando o Plankton aponto de fazê-lo querer se suicidar...

Eu tó cansado de reclamar, já deu pra entender que essas quatro temporadas são ruins, então pra facilitar, vou logo falar dos bons episódios.

"Amigo ou Inimigo?": A história de origem entre a relação do Siriguejo com o Plankton, tem uma história bacana e tanto Siriguejo quanto o Plankton são bons personagens nesse episódio.

"Balde Doce Balde": Plankton convence Patrick, Bob Esponja e Lula Molusco a tentarem melhorar seu estabelecimento, enquanto ele tenta roubar a fórmula. Tem um bom humor e não é mais um dos planos estúpidos e repetitivos do Plankton.

"A Peste do West": É Parecido com o episódio "Masmorras e Dragões", mas agora é no velho oeste... do fundo do mar! Bem, esse episódio não possui um humor ou uma aventura tão bons quanto o de Masmorras e Dragões, porém! Ele ainda é um bom episódio.

"O Gostinho Do Novo Lula Molusco": O Lula Molusco vira uma pessoa alegre e feliz e começa a irritar o Bob Esponja da mesma forma que o Bob Esponja o irritava. É bom ver o Bob Esponja sentir um gostinho do seu próprio remédio.

"Bob Esponja e a Onda Gigante": Bob Esponja, Patrick, Lula Molusco, Sr. Siriguejo e Sandy são pegos por uma onda monstruosa e precisam voltar para a Fenda do Bikini. Ele é dividido em três histórias: A do Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco onde eles precisam aprender a surfar com o grande JKL, se quiserem voltar pra casa(embora tenha um episódio na 1° temporada mostrando o Bob Esponja surfando muito bem). O Sr. Siriguejo a deriva tendo de lidar com o Holandês Voador. E a Sandy tendo de sobreviver no meio da natureza. É legal ver a relação do Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco, os três tem um bom relacionamento nesse episódio; o humor funciona; tem personagens únicos só nesse episódio e eles são interessantes; a Sandy não é uma chata e o desfecho é bacana. 



"Estrada do CarSiri": Plankton cria uma banda com Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco para tentar roubar algo do Siriguejo que não se chama receita do hambúrguer de Siri. Esse episódio é bem hilário e divertido, ele ainda tem seus problemas, mas é um episódio onde Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco estão em uma banda! O que preciso dizer a mais?

...

Tem Lula Molusco musculoso.






Só de olhar esse imagem já é um bom indicador de algo positivo.



"Planeta das Águas Vivas": Queria colocar algo da oitava temporada(a sétima é ruim demais para eu conseguir colocar pelo menos um episódio dela) e isso é o melhor que encontrei, não é lá tão incrível, mas serve. As águas vivas estão dominando a Fenda do Bikini e substituindo todos os seus habitantes por falsos habitantes que na verdade são águas vivas. É uma paródia com aqueles filmes de invasões alienígenas trash lá dos anos 50, eu acho que faz referência à "Vampiros de Almas", não tenho certeza. É uma boa paródia, pelo menos é melhor que várias por aí.



Fanboy: PIFFFFFFFFFF!!!!!😎😏

Eu não tó com saco pra discutir, diferente do que muitos pensam, criticar negativamente algo é cansativo depois de um tempo.

Fanboy: Ei pessoal!! Temos alguém que leva Bob Esponja a sério. 😂😂🙈

"Sabe qual é o tema de "Está Feliz Agora"?
O Lula Molusco não possui uma única memória feliz em sua vida. 
Notícia animadora, não?
Sabe qual é o humor do episódio?
Ficar fazendo piadas de suicídio com o Lula Molusco, em um episódio onde é mostrado claramente sua infelicidade. 
Com certeza isso combina bem com um desenho de uma esponja alegre que mora no fundo do mar.
O final do episódio?
Lula Molusco estraçalha vários bonecos do Bob Esponja afirmando como isso o anima. 
Onde foram parar os bons valores do desenho?"

Fanboy: Essa geração nutella tá chorona demais para meu gosto.

Tanta merda em tão poucas palavras, mas uma crítica que preste não tem.

Fanboy:


"Cenas grotescas, cuja única função que consigo imaginar é causar traumas em crianças; Patrick sendo um babaca que faz merda sem motivo, vocês lembram quando eu disse sobre martelar e jogar lixo em uma farpa?; cenas nojentas, como o pus saindo do dedo do Bob Esponja e parando na cara do Sr. Sirigueijo; as cenas agonizantes com o Bob tentando tirar à farpa."

Fanboy: Eu assisti a esse episódio quando tinha 5 anos e nunca me incomodei. Você vai realmente dizer que ele é traumatizante?😒😒

Eu assistia a vários filmes de terror antes dos 8 anos que muitos reclamam serem assustadores e nunca me incomodei, nem por isso digo que eles são pra qualquer público.

Fanboy:

""Tem Fungo Entre Nós", "Uma Pulga No Domo Dela", "20.000 Hambúrguer Submarino", "Adoro a Patty", "Vista do Lula", "Desaparecidos", "Um Companheiro Para Gary", "Refeição Grosseira", "Preso Nos Rolos Espremedores", "Pat, Babá de Mascotes", "Está Feliz Agora?", "Careta Definitiva!"..."

Fanboy: Eu só contei 12 episódios, e eu tenho certeza que essas quatro temporadas possuem mais de 100 fácil. Eu acho que você faltou a algumas aulas de matemática.😂😂😆

Eu acredito que você tenha faltado a algumas aulas de português.
"A lista é longa, lembrando que todos os episódios dessa pequena lista são episódios deploráveis, não estou contando episódios ruins, estou falando apenas dos dolorosamente horríveis e esses nem são todos."



Vamos seguir em frente de uma vez, que já me cansei de falar dessas temporadas.


Uma pequena luz no fim do túnel




A partir daqui, eu não terei muito à dizer, lembrem, eu não visualizei a nenhuma temporada após à oitava, tudo dito por mim agora vai ser baseado em opiniões de fãs e alguns vídeos contando um pouco sobre essas temporadas, então esperem algo ainda menos detalhado que antes.



Vou falar sobre o visual primeiro, é o item que mais observei críticas dos fãs.

Pra deixar claro, eu não gosto do rumo que o visual do desenho vinha tendo desde à 3° temporada, tanto que meu visual favorito na série é o da segunda, então não me incomodei com o visual da 9°, porque já achava o visual da série fraco à muito tempo.

Ainda assim eu não gosto dele. Mas vamos falar dos pontos positivo dele e dos ruins.

Pontos Positivos:

O visual é mais brilhante e alegre. Eu já estava achando o desenho meio escuro demais, então eu gostei desse tom mais alegre e animado criado nessa mudança de estilo.

Pontos Negativos:

Parece que tudo é feito de borracha e ficou expressivo demais. É esquisito eu colocar as expressões como um ponto bom e um ponto ruim, mas ela ainda não é ideal nessa temporada, as expressões são esquisitas e elásticas e com certeza não são nem um pouco naturais.

Agora irei falar algo animador, vocês devem ter percebido o quanto eu critiquei as caretas medonhas e as cenas nojentas e grotescas?

Pois é! Elas ainda continuam surgindo sem nenhuma razão a não ser causar tesão em fãs de Ren & Stimpy, contudo, elas estão em uma quantidade mais reduzida e menos traumatizante nessa temporada.

Isso já leva a uma outra notícia boa, os temas dos episódios voltaram a conhecer a palavra criatividade e a não serem apenas experiências esquisitas sem qualquer lógica como em vários episódios das temporadas anteriores.

Isso significa: menos episódios com propostas já completamente malhadas e episódios com propostas mais respeitáveis e compreensíveis.

O salto de melhora foi tão absurdo que os temas dos piores episódios são de um gato famoso no meio do mar precisando respirar constantemente; Lula Molusco lendo para todos, o diário do Bob Esponja; e Lula Molusco virou um bebê e tanto Patrick quanto Bob Esponja precisam cuidar dele.

São episódios ruins e nem um pouco aconselháveis, mas não chegam nem perto de serem tão deploráveis quanto qualquer episódio na lista de piores da 5° à 8° temporadas.


Infelizmente, as notícias para os episódios bons não é tão boa. Essa temporada não possuí tantos episódios bons assim, tem o episódio "Um Trabalho para Pérola", "O Tratamento Executivo" e "Academia do Larry". São bons episódios, mas de resto eu não vejo nada que se destaque tanto quanto esses.



Ainda assim, conseguiu ser melhor que a 7° e 8° temporadas nesse quesito.



Os personagens voltaram a ser agradáveis... de vez em quando. Sandy reaprendeu a não ser chata, Sr. Siriguejo não é um monstro em quase todo episodio, Bob Esponja não faz mais tanta birra, dá pra enxergar um pouco daquele Patrick burro que tenta fazer um bom trabalho e Lula Molusco ainda é tão ranzinza quanto sempre.



Eu fiquei surpreso ao pesquisar sobre essa temporada, ela realmente tenta ser decente, eu acho que desde do episódio especial do "Bob Esponja e a Onda Gigante" eu não via tanto esforço para fazer um bom trabalho, só que dessa vez o esforço é numa temporada inteira! O desenho acabou sofrendo mudanças que o fez pegar um rumo bem diferente do que vinha tendo nas últimas temporadas. Desagradou muitos fãs, que não conseguiram se acostumar com tais mudanças. 



Eu também não fui muito com essas mudanças, elas fazem parecer que a série virou outra coisa, não sei dizer qual, mas ela não lembra Bob Esponja. Não me entendam mal, eu acho que essa foi a decisão correta, o desenho já estava muito desgastado e longe de seu auge, e se o desenho não vai ser cancelado, então algumas mudanças drásticas poderiam ser a solução para dar um gás para tentar reviver o desenho.

Nem todas as mudanças foram boas, o próprio episódio "O Gato Kenny" já é um bom indicativo disso. O Kenny tem uma personalidade desagradável, não tem visual de personagem de Bob Esponja e o humor é típico das novas temporadas de Os Padrinhos Mágicos (isso é horrível, caso não saibam).

Bob Esponja evoluiu de detestável para esquecível, os episódios não impressionam, mas não vão deixar um gosto doloroso em suas memórias.

Ele voltou pro nível que tinha lá na 5° temporada, encerrando a tão odiada, era obscura do desenho.

Fanboy: Você não se cansa de contar lorotas? Ou enganar os outros te anima tanto, que você recebe energia em cima disso?😔😞😖

Eu juro que tentei ser o mais justo possível com essa temporada, aonde foi que eu errei?

Fanboy:

"Bob Esponja evoluiu de detestável para esquecível, os episódios não impressionam, mas não vão deixar um gosto doloroso em suas memórias."

Fanboy: Ser dono da verdade é uma maravilha me ensina?😃😄😉


Pode parecer absurdo, mas todos os textos que você já leu em sua vida foram baseados em  opiniões, até mesmo os científicos.



Na própria descrição de textos dissertativos, você encontra a palavra opinativo para descrevê-los. Só porque não coloquei "Na minha opinião", isso não significa que eu ache ser o dono da verdade, só estou expressando minha opinião sobre o assunto. A diferença esta em tentar arranjar argumentos para sustentar tais opiniões.



Fanboy:

"Nem todas as mudanças foram boas, o próprio episódio "O Gato Kenny" já é um bom indicativo disso. O Kenny tem uma personalidade desagradável, não tem visual de personagem de Bob Esponja e o humor é típico das novas temporadas de Os Padrinhos Mágicos.(isso é horrível, caso não saibam)"



Fanboy: Um episódio "ruim" é razão para criticar uma temporada inteira. 😂😂 Vivemos no mundo do contra, vamos andar no céu e voar dentro da terra!🙆🙈



Eu não critiquei essa temporada inteira usando apenas um episódio, e já deixei claro que não devem levar minha crítica tão a sério, porque eu não assisti a essa temporada. Boa parte da base de meus argumentos foram em fãs do desenho, tem vários que reclamam da 9° temporada como se ela fosse uma das piores. Como os fãs que a defendem como uma melhora na situação do desenho foram mais convincentes, eu dei mais ouvidos a eles.





Agora para finalmente encerrar esse artigo, irei falar sobre a 10° e 11° temporadas.



O filme de 2015 é horrível.


O criador retorna a sua posição de direito





Após ficar mais de uma década longe da liderança do desenho, Stephen Hillenburg retorna para o cargo de chefe, isso dá a esperança que o desenho será grande novamente e tudo será feliz novamente.

Isso não aconteceu, mas em defesa do Hillenburg, ele tinha mais de 50 anos; ele não liderava a série a muito tempo, então seria compreensível que ele já não tivesse aquela manha de antes; ele provavelmente quis encerrar  a série na 3° temporada, pois não sabia mais como iria lidar com ela; esclerose lateral amiotrófica não é algo nem um pouco bom.



Eu não sei o que dizer sobre essas temporadas.



Estou sendo sincero, eu não conheço praticamente nada delas.



Elas só me dão a sensação de serem iguais à temporada que as antecedeu.



Pela opinião que pude ver dos fãs, eles costumam colocar essas duas temporadas juntas com a 9°, como se fossem parecidas, embora normalmente essas duas recebam mais elogios.

O visual é o mesmo, e não percebi nenhum fã relatar uma mudança significativa na série depois da volta de Hillenburg, a não ser, sobre a melhora do desenho.

Vou parar de estender isso e vou colocar apenas dois exemplos de episódios que vão de um extremo a outro.

Episódio:"Limonada de Tinta"

Esse episódio deu no que falar na fanbase do Bob Esponja, ele foi até chamado carinhosamente de "O novo pior episódio da série."

Sério, tem gente que compara ele com as atrocidades vistas lá na era obscura do desenho(6° à 8° temporadas) e não conseguem acreditar que após o desenho ficar numa época relativamente calma e boa, ele realmente tenha tido um episódio tão horrível.

Só pra deixar claro, esse é o único episódio horrível no desenho desde à oitava temporada, então não sejam injustos com essas novas temporadas.

E caso tenham dúvidas sobre o que eu acabei de falar, é fácil provar que é verdade.

Os fãs só reclamaram severamente desse único episódio, nessas últimas temporadas.

O episódio:

O Patrick está vendendo limões.




Lula Molusco age como um completo babaca e taca um limão estragado no olho do Patrick.


Patrick como o grande gênio que é, taca esse limão estragado na jarra de limonada.




Lula Molusco volta pra ser um babaca mais uma vez, só que dessa vez o Bob Esponja o assusta com um megafone.



E saí uma tinta escura das narinas do Lula Molusco.


Eu não sei vocês, mas eu tenho certeza que o Lula Molusco já se assustou várias vezes e nunca saiu tinta pelas suas narinas. 





Uma pessoa prova a tinta do Lula Molusco e adora o gosto, Bob Esponja faz o mesmo e aprova a "limonada" também.


Já tão entendo onde a merda vai bater, não estão?



A partir desse momento o Patrick irá mostrar o quanto ele pode ser um sádico psicopata quando quer.



E começa a assustar o Lula Molusco diversas vezes.











Ohhhhh, não.

Isso é horrível em todos os sentidos.


Isso foi proposital, os produtores sabiam que isso ia ser uma merda e fizeram de propósito, não sei o por quê, mas foi de proposito, pois ninguém varia uma merda tão grande dessas sem querer querendo.



Vamos logo para o episódio bom.



Episódio:"Minha Perna"



Antes de falar do episódio em si, eu devo falar um pouco do Fred.



Quem é Fred? Vocês devem estar se perguntando.




Esse é o Fred e ele tá na série a mais tempo que muitos dos personagens populares da série.


Uma coisa que toda série boa normalmente tem é um personagem que tá lá, mas ninguém percebe a não ser algumas poucas pessoas bem atendas.



Eu não sou uma delas.



E qual é a função do Fred na série?



Ter sua perna machucada ou fazer alguns comentários quase imperceptíveis.



É só isso. A participação do Fred se resume à apenas isso.

Agora que falei sobre o Fred, imaginem que um entregador de pizza tenha se ferido, foi levado ao hospital e se apaixonou pela enfermeira.

Depois de se recuperar ele faz uma entrega lá na Nick para os produtores de Bob Esponja.

Ele observa que o resto do pessoal tá se matando para arranjar um bom conceito para um novo episódio.

O nosso grande herói espera os produtores se acalmarem, enquanto isso, ele começa a escrever em um pedaço de papel, como ele gostaria de reencontrar aquela bela enfermeira que havia lhe atendido na sua estadia no hospital e começa a pensar em maneiras para se encontrar com ela novamente. Em um dado momento ele pensa em se machucar novamente para poder se encontrar com ela mais uma vez, nesse mesmo instante ele ouve os produtores berrarem mais que fã de God of War quando ele foi declarado o Game of the year de 2018.

Produtor 1: Nós precisamos da um tema para episódio pra ontem seus imbecis, alguém tem uma boa ideia?

Produtor 4: Coloca o Plankton para entrar dentro do corpo do Bob Esponja para pegar a fórmula do hambúrguer de siri.

Produtor 1: Não!!! Para com essa porra!!! Estou cansado de colocar o Plankton dentro de alguma pessoa, ainda mais do Bob Esponja!

Produtor 3: Vamos colocar o Patrick para vender limonada.

(Produtor 1 fica com um olhar psicopata)

Produtor 3: E essa limonada é uma tinta escura que saí das narinas do Lula Molusco, e ela só é expelida através de sustos.

Produtor 1: Uhhhhh...

Produtor 1: Vai servir. Mas ainda precisamos de mais um tema pra o outro episódio.

Nesse instante o nosso entregador de pizza tenta oferecer uma sugestão.

Entregador de pizza: Eu tenho uma sugestão.

Produtor 3: Caí fora moleque! Deixa à pizza e caí fora.

Produtor 1: Espere. Eu quero ouvir. Nenhum dos incompetentes aqui teve uma boa ideia, vamos deixar o garoto falar.


Entregador de pizza: E se... criarem um episódio em que uma farpa entra em um dos dedos do Bob e....



Produtor 1: CAÍ FORA DAQUI!!!



Entregador de pizza: Já fui.



Produtor 1: Como eu vou encontrar um bom conceito para um episódio em um prazo de tempo tão pequeno?



O Produtor 5, um cara sem muito destaque entre seus colegas, encontra o papel do entregador de pizza e percebe a mina de ouro que encontrou.



Ele dá alguns ajustes na história e vai falar com o chefão.

Produtor 1: Finalmente alguém com uma ideia que não é uma porcaria.

Produtor 1: Muito bem, temos o conceito para os dois episódios.

Sim. O pior episódio da 11° temporada saiu junto com o melhor, isso é estranho e surpreendente ao mesmo tempo.




Caso não tenham sacado, o conceito do episódio é que o Fred se machuca apenas para se encontrar com uma enfermeira que ama.


Além disso ser uma atitude fofa do Fred, dá uma justifica legal pra todas as vezes que ele feriu a perna nessas 11 temporadas de desenho.



O episódio  não é bom apenas por isso, o Bob Esponja e o Patrick tentando ajudar o Fred a não se ferir por que se preocupam com ele, e o Fred explicando sua situação para os dois, são elementos legais também.




A melhor parte é ver a aparência da enfermeira.




Não questione o gosto do cara, se ele faz isso à 11 temporadas, ele nunca vai desistir de conquistar o amor dela.


Eu só falei desses dois episódios, porque como eu não conheço quase nada sobre essas duas temporadas, eu decidi mostrar o melhor e o pior que elas possuem, então vocês podem decidir por conta própria.



Fanboy: O choro com o episódio da limonada de tinta tá brabo.😨😨



Fanboy: Nenhum de vocês haters perceberam que o Lula Molusco começou tudo isso sendo um babaca com o Patrick, jogando um limão podre em sua cara?😕😕😔



Isso! É completamente justificável tudo que o Patrick fez nesse episódio, sim, com certeza. Uma única atitude babaca do Lula Molusco justifica o Patrick ser um psicopata o episódio inteiro, justo, bem justo, o Patrick nem fez isso para se vingar, foi para ter tinta pra sua barraca de limões, na verdade, ele até ignorou a atitude babaca do Lula. Mas com certeza foi uma atitude completamente justificável.



Fanboy: O Patrick nem fez isso pelo dinheiro😤, foi para agradar seus clientes, ele não é um monstro.😔😔


Eu tenho uma leve impressão que ter uma atitude monstruosa e vil(assustar o Lula Molusco diversas vezes) por uma razão "boa"(agradar clientes), é bem pior que tomar uma boa atitude(oferecer uma boa limonada com uma boa origem) com "péssimas" intenções(lucrar). Muitos adoram buscar uma explicação para explicar a merda no mundo, eu já tenho a minha, as pessoas se preocupam mais com discursos e justificativas bonitinhas e fantasiosas do que com ações práticas com bons resultados. 



Se a sua "boa" intenção causou caos, ela foi algo ruim, não tem um mas depois, se uma intenção "ruim" gerou bons resultados, então talvez aquilo fosse melhor do que pensávamos, vai depender do contexto.



E não. O Patrick não fez aquilo pelos clientes, foi para alimentar seu próprio ego. 



Encerro o que eu tenho a dizer sobre essas temporadas.





Bob Esponja já foi algo importante para mim, já deixou de ser a muito tempo.

Eu acho que não poderia ignorar mais o desenho do que já faço, nem animo para reassistir as três primeiras temporadas eu tenho.

Ele foi um grande desenho e hoje só é uma sombra do que já foi, mesmo estando atualmente numa fase de recuperação. Eu não vejo expectativa para sua melhora, e com a morte de Hillenburg, as esperanças que já eram baixas, caíram ainda mais.

Realmente espero que a série melhore ou morra de vez para agrado dos fãs, contudo, isso já não importa pra mim no final das contas. Se a série por um milagre se recuperar e voltar a ser tão boa quanto era lá no inicio, eu não voltarei a assisti-la de qualquer forma, já tenho uma longa lista de franquias instáveis que amo, não quero mais uma para essa minha lista.

Caso queiram saber a razão de eu ter criado o personagem Fanboy, bem... eu o criei para tentar criar algo diferente e  ver se sairia algo bom para o artigo. 

Essa também seria uma bela oportunidade para mostrar as pérolas que os fanboys amam dizer, todos os comentários aqui foram de algum indivíduo real, eu só peguei o comentário delas e ajustei para esse artigo.


Se O Fanboy foi uma boa ideia, digam que foi uma boa ideia, se não, digam o contrário, estou aberto a sugestões de novas ideias também.


Obrigado à todos que leram esse artigo(exceto fanboys) e nunca, mas nunca, se tornem fanboys.



Fanboys são câncer!



Valeu e até a próxima viagem.






Agora você é um amendobobo! Yeah!


Nenhum comentário:

Postar um comentário