sexta-feira, 1 de março de 2019

O Primeiro Top X: Os 10 Melhores Filmes de Animação da Disney [até o momento]




Fim do hiato que já dura três semanas! 


Ninguém se importou, mas mesmo assim estou mencionando.

Vou aproveitar esse momento para mencionar que um dos meus artigos está comemorando mais de 70 visualizações. Quem diria que isso um dia aconteceria?

Isso parece um número vergonhoso e bem... é um número vergonhoso, mas para alguém cujo blog foi criado à menos de 6 meses em uma época em que blogs pararam de ter destaque, isso não parece ser tão ruim.

Quem estou enganando? Isso é uma tragédia.

Então comecei a pensar em algo que estaria faltando em meu blog, pensei e pensei... e cheguei a uma conclusão absurda.


Eu não sirvo pra isso.

Depois de dez segundos, percebi o quanto isso não fazia o menor sentido, pois eu sou ótimo e não tenho nenhum defeito. A partir desse momento de reflexão cuja minha mente refletiu bastante sobre o próximo passo a ser dado, me foi possível perceber onde estava o problema.

Eu ainda não tinha feito um Top X sobre algum assunto, e qualquer blog/canal/site dá vida que se preze tem pelo menos um Top X.

Mas qual iria ser o assunto abordado nesse Top X?

Filmes da Disney, é claro! Todos amam a Disney. Ela é popular, famosa e todos gostam.

Não pretendo criar uma lista diferentona com os melhores filmes sendo aqueles desconhecidos e sem muito destaque, e os péssimos sendo os amados dá galera. E não se preocupem com minha capacidade de avaliar os filmes da querida dona e criadora do camundongo mais famoso do planeta. Já assisti a muitos filmes que ninguém nunca ouviu dessa produtora e pretendo fazer o melhor trabalho possível para tentar justificar minhas escolhas, pois se não eu colocaria Chicken Little e todos sabemos que ele não é um bom filme.

Yep! Eu gosto de Chicken Little, isso não é bom, mas é verdade.

Deixando claro para inicio de conversa, só serão os filmes de animação, eu que não vou perder o meu tempo vendo os filmes baseados em séries e os live actions horríveis. Também não haverá qualquer filme da Marvel ou da série Star Wars.

Filmes da Pixar estão incluídos.

Esse Top X vai funcionar como qualquer outro. Eu irei mostrar o filme, irei falar quais são seus pontos positivos e negativos, justificando a razão de estar nessa posição da lista, e logo depois, irei seguir em frente para o próximo da lista.

Obs: Não levem tudo escrito aqui a sério.

Vai ter SPOILER!!!



1. Aladdin



Você não leu errado, esse é o primeiro colocado.

Aladdin conta a história de um jovem chamado, Aladdin, que busca de alguma forma, viver uma vida de luxo no palácio por não estar satisfeito com a sua situação pessoal.

Passar fome, possuir apenas um par de roupas que mais lembram um bando de trapos velhos, viver numa casa que parece ter sido varrida por algum tipo de guerra e ser perseguido por guardas que tentam ao máximo te matar não é um estilo de vida invejável.

Vocês conhecem a história. Aladdin encontra a princesa Jasmine, acaba sendo preso, é enganado por um velho nem um pouco suspeito que na verdade é o Jafar, e encontra uma lâmpada mágica com um gênio muito gente boa.

O filme tem uma trama simples que muitos podem se identificar e faz muitas pessoas pensarem no que fariam se pudessem fazer três desejos de qualquer tipo, não só isso, ele também mostra quais seriam os dilemas de possuir tais desejos. Os Outros elementos não devem em nada também, os personagens são muito carismáticos e simpáticos; as músicas são divertidas e memoráveis, a animação é ótima.

Ele é a melhor coisa já feita pela Disney até hoje, ele faz tudo que muitos filmes tentam fazer e não conseguem: trazer o público para a sua história, manter ele atraído até o fim, e gerar um gostinho de satisfação no final.


2. Pateta: O Filme


O Pateta já teve um filme e esse filme é INCRÍVEL!!!

Pois é! Eu menti quando disse que não teria filmes sem muito destaque.

A drama do filme não é nem um pouco nova, o Pateta esta preocupado com a situação de seu filho, Max, então para resolver o problema, ele obriga seu filho a fazer uma viagem pelos Estados Unidos nas férias de verão e assim recuperar aquela relação perdida com seu amado filho.

Isso com certeza fará o Max amá-lo. Quando alguém está infeliz, o obrigue a fazer algo que ele não quer fazer.

Mas agora falando sério, esse filme demonstra de uma forma melhor que muitos dos filmes por aí, uma genuína relação de pai e filho enfrentando dificuldades. Tanto o Pateta quanto o Max tem razões compreensíveis para as suas decisões, Pateta tem medo de perder seu filho e vê-lo ter um destino desagradável e o Max quer começar a ter sua própria vida e tem de lidar com o amor que sente por uma garota.

O filme não falha em trabalhar nesse aspecto, e não se preocupem, o filme ainda é algo esperado do Pateta, tem várias cenas de humor que já até nos cansamos de ver com esse grande personagem, então não esperem um filme com menos de cinco cenas com o Pateta fazendo alguma grande trapalhada hilária.

Quando quiserem um exemplo de filme com bastante comédia que ainda consiga ter uma trama séria e bem feita, lembrem-se de Pateta: O Filme.

3. A Bela e a Fera



Sabe aquele ditado antigo que até coloquei no artigo do Sonic 1 sobre não julgar um livro pela capa, que inclusive pode ser colocado em vários casos diversos, mas é principalmente usado para ensinar as crianças para elas não serem más com pessoas feias?

Pois é, A Bela e a Fera é basicamente esse ditado com uma história entorno dessa mensagem, só que sem ser porco ou forçado como 90% dos filmes de hoje em dia.

Tudo começa com uma jovem chamada Bela, ela tem um grande apreço por livros e conhecimento, é gentil, bonita, alegre. Basicamente ela tem muitas características positivas.

Os problemas começam quando seu pai precisa fazer uma viagem e algo no meio do caminho da errado.

Bela vai atrás de seu pai e vai parar em um castelo abandonado, onde ela encontra uma fera terrível que diz ter aprisionado o pai de Bela pelo mesmo ter invadido seu castelo.

Bela se oferece para ficar no lugar de seu pai e a fera aceita a proposta.

O tempo passa, tanto Bela quanto a Fera começam a se amar e a conhecer mais um ao outro.

A Bela e a Fera realmente tenta ir aprofundando aos poucos a relação entre os dois personagens, na verdade ele foi o primeiro filme de princesas feito pela Disney que faz isso, antes disso só teve Branca de Neve; Cinderela; Bela Adormecida e Pequena Sereia, inclusive, esse último até tentou fazer algum desenvolvimento na relação do casal, mas não saiu algo que seja lá essas coisas.

Mesmo sendo de 1991, ele ainda é o melhor filme de princesa que tenta aprofundar o relacionamento do casal, o único que chegou próximo do nível de Bela e a Fera foi Enrolados.

O resto é o costume das animações da década de 90 da Disney. Boas músicas, ótima animação, personagens divertidos e simpáticos(exceto as pessoas da vila da Bela, eles são um bando de escrotos e paga paus do Gaston).

Melhor filme de princesa feito pela Disney, sem mas.


4. Toy Story


Vocês sabiam que Toy Story foi a primeira animação de longa metragem 3D feito pela Disney(Pixar para os mais chatos)?

Muito provavelmente sim.

Uma das coisas que devo ressaltar sobre Toy Story é que ele é uma das poucas animações 3D da década de 90 que envelheceu bem. A maioria das animações 3D que não seja da Pixar envelheceu tão mal que causa câncer nos olhos de tão feio que é.

Então é impressionante que uma animação de 1995 com uma duração de mais de uma hora ainda tenha um visual agradável.

A história narra a vida de um bando de brinquedos que estão vivos em um quarto de um garoto chamado Andy.

O líder desses brinquedos é um cowboy chamado Woody, e ele está muito feliz com a sua situação.

Mas em um fatídico dia para esse cowboy, um brinquedo espacial, Buzz Lightyear, rouba seu lugar em todos os sentidos possíveis.

Woody sendo um baita de um invejoso, tenta tirar Buzz do caminho e tanto ele quanto o Buzz acabam se prejudicando no processo, chegando até a parar na casa de um garoto psicótico chamado Sid.

Agora os dois devem trabalhar em conjunto para fugir dessa terrível confusão.

Uma boa história para descontrair e se divertir.

Toy Story recebe essa posição, não porque ele foi feito em 3D, nãoooo!!! Mas sim porque ele é tem um clima bem descontraído que não se leva a sério.

Ele possui uma lição de moral, mas não é como se ela fosse o foco da trama, o grande foco esta nas aventuras de Woody e Buzz para voltarem para o Andy.

O charme de Toy Story esta em eventos como aquele em que o Woody e Buzz estão perseguindo o caminhão, ou quando o Buzz fala sobre a sua grande missão como patrulheiro espacial e o Woody apenas berra dizendo a Buzz sobre ele ser na verdade apenas um brinquedo com uma nave de papelão barato.

Toy Story é aquele filme que mais entretém pelas confusões
em que os protagonistas se metem do que em qualquer outra coisa. 

Isso não é uma crítica, é exatamente por esse motivo que o filme é ótimo.


5. Tarzan


Eu fico imaginando como seria se eu tivesse tido o mesmo destino do Trazan e não importa o quanto eu tento ser otimista, eu sempre penso que não chegaria nem a viver um único ano em meio à natureza.

Mas vou falar logo sobre o filme do Tarzan.

Os problemas começam quando um navio pega fogo e apenas um casal com o seu filho ainda bebê(Tarzan), escapam e vão na direção de uma floresta selvagem sem qualquer presença humana.

O casal tenta se estabelecer e meio que morre para um leopardo, tem até uma imagem com o casal morto no filme.

Mas pelo menos o bebê foi salvo por um gorila fêmea que começa a tratá-lo como se fosse seu próprio filho. Isso é animador.

O bebê cresce, vira um homem fodão e incrível, capaz  até de ir no X1 com um Leopardo.

Parece que tudo vai bem até que chegam outros humanos e a bagunça começa.

Tarzan começa a se envolver com os outros humanos, aprende a sua língua; sua cultura; suas descobertas; suas invenções... Tudo que faria um naturalista ter ânsia de vomito. 

Os humanos parecem ser gente boa, mas como todos sabemos, tem Clayton e seus homens envolvidos nessa parada também, e eles querem os gorilas para conseguir um dimdim.

Caso não tenho ficado claro o bastante, além de Tarzan ter uma crítica contra a caça de animais, ele também tem uma crítica contra o racismo, é só observar bem a música "dois mundos" e você vai ver que ela crítica o racismo e narra como no fundo somos todos iguais e não deveríamos deixar coisas com raça nos impedir de ficar juntos. Ela consegue se encaixar no contexto do filme e ainda consegue passar uma mensagem, isso é mais que muitas músicas fazem por aí.

Estou falando isso porque a trilha sonora de Tarzan é uma das melhores em um filme da Disney, sem contar a mensagem do filme que é muito bem feita e inserida na história.

O filme realmente valoriza seu título, basicamente o filme inteiro é sobre o Tarzan se desenvolvendo num cenário em que ele tem de decidir quais decisões deve tomar.

Na infância ele queria provar o seu valor por ser diferente dos outros. Na fase adulta ele começa a se questionar quem ele seria e começa a buscar sua origem e saber mais sobre a história de seu povo.

Tarzan contém uma experiência bem rica, não apenas em seu visual que é maravilhoso, mas também em sua narrativa que mostra a vida de um jovem rapaz crescendo e amadurecendo em um mundo de conflitos.


6. Mulan


Um dos melhores elementos dos filmes da Disney na década de 90 era com certeza os protagonistas com personalidades fortes e bem produzidas. Teve Quasimodo; Tarzan; Aladdin; Hércules e é claro, a Mulan. 

Eu não poderia deixar Mulan fora dessa lista. Ela é minha personagem feminina favorita nos filmes da Disney.

Ela vai a uma guerra, apenas por se preocupar com o bem estar de seu pai.

Sem contar o crescimento dela no decorrer da história, começando com uma jovem tentando trazer algum orgulho para sua família, para a salvadora da China.

Teve de treinar duro, aprender a lutar e manusear armas, disparar canhões na fuça dos hunos.

Mulan é uma história de prova de valor. O filme mostra que esforço e determinação falam bem mais alto que o sexo do indivíduo, e tirando casos como chute nas bolas, é possível que os dois possam cumprir as mesmas funções.

Mas é sempre bom lembrar que as mulheres não precisam se forçar a serem másculas para provarem seu valor, sejam vocês mesmas, independente se tem uma personalidade mais feminina ou masculina, nada de bom vai sair em tentar ser algo que não são, e a mesma coisa pode ser dita para os homens. Não sejam o que não são, apenas para parecerem superiores ou para agradarem retardados imbecis.

Tudo que Mulan fez foi por se preocupar com seu pai,  trazer honra para a sua família e tentar proteger a China e não para ser superior aos homens.


7. Zootopia


Aqui vemos que eu gosto de alguma coisa da Disney que não seja da década de 90.

Mas tinha de ser logo Zootopia? 

Sim tinha. Zootopia é um ótimo filme.

Zootopia tem dois protagonistas bons e uma trama legal. 

Judy(a coelha) quer ser algo além de uma fazendeira, quer viver numa cidade grande e acredita cegamente que ser policial é um serviço perfeito. Quantas pessoas se identificariam com isso?

Nick(a raposa) tentou ser um indivíduo de respeito na infância, foi humilhado e abusado e ficou amargurado e ressentido, mesmo na vida adulta, e ao invés de resistir ao que pensavam sobre ele, ele optou por seguir a onda. De novo, quantas pessoas se identificariam com isso?

Tem aquelas piadas sobre a sociedade ridicularizando algumas situações típicas, como naquela cena onde Judy e Nick são atendidos por uma preguiça e ficam uma tarde inteira no local apenas para receber a informação de uma placa de carro. 

Os adultos entenderam muito bem essa parte.

O filme meio que aborda questões comuns como expectativas que são destruídas quando a realidade aparece, pais que temem pelo futuro de seus filhos e não acreditam em seus potenciais, grupos de nudismo???

Zootopia é lotado desses pequenos detalhes divertidos e agradáveis que me fazem ter mais apreso por esse mundo fictício. 

Mas não é perfeito. Por exemplo, eu nunca gostei dos pais da Judy, eu entendo que intenção era representar pais que não botam fé nos sonhos dos filhos, mas o papel deles não difere de qualquer personagens unidimensionais para mim, eles são mencionados apenas para reduzir as expectativas da filha. Aquela cena onde Gray(raposa que praticou Bully com a Judy) e os pais de Judy revelam que os uivantes na verdade são flores que deixam mamíferos doidões foi Deus Ex Machina puro, a solução para o grande mistério simplesmente surgiu do nada sem qualquer indicação. A Bellwether(grande vilã do filme) não teve nem cinco minutos de aparição nesse filme e dava para descobrir que ela era a vilã antes mesmo de chegar no meio do filme. 


Mas eu ainda não consigo odiar o filme, ele tem um charme grande demais para esses problemas realmente me incomodarem, continuarei defendendo que ele é um bom filme.


8. O Corcunda de Notre Dame


Eu não conseguia assistir a essa cena quando era criança, era algo muito pesado para mim, dava pra sentir o sofrimento de Quasimodo nessa cena.

O quê? Quem é Quasimodo? É o nome do corcunda! Hora bolas!

O filme começa como uma história de não julgar o livro pela capa e chega em proporções de discutir à liberdade da população contra um grupo tirano. Tudo isso de uma forma épica!

O Corcunda de Notre Dame começa com o simples objetivo de Quasimodo tentando ter um relacionamento com a Esmeralda e termina com ele lutando pela liberdade na França! ÉÉÉÉ isso é incrível!

A jornada de Quasimodo não tem um destino muito agradável no decorrer do filme, a Esmeralda fica com o capitão bonitão; ele é humilhado no inicio do filme; tem de aquentar os desaforos do maldito Frollo, mas! Isso tudo vale a pena quando as pessoas o levantam do chão e ficam felizes com a sua presença no final do filme.

Infelizmente hoje esse filme só é usado para criticar a igreja e dizer como ela era horrível no passado(mesmo que isso não faça o menor sentido no contexto do filme) e não sobre a importância da liberdade e a luta pela mesma, essa inclusive, foi uma das grande mensagens do filme, com a outra sendo não julgar as pessoas pela sua aparência.

Os maiores problemas do filme são aquelas cenas com as gárgulas. Elas tentando ajudar o corcunda a ter uma autoestima é algo legal, mas na maioria das vezes são só elas fazendo piadas sem graça que só enchem o saco e enrolam demais. As cenas com o maldito do Clopin(o cara vestido de bobo da corte) não devem em nada também. Ele não fala nada relevante, faz piadas tão boas quanto a das gárgulas, e o pior é que ele é uma figura de respeito entre os ciganos! Diferente das gárgulas, ele tem um papel na história, mas ele tem tanto carisma quanto um sovaco peludo que nunca ouviu falar a palavra desodorante. Sim ele é tão ruim assim.

O Corcunda de Notre Dame tem uma ótima trama com um tom sombrio, mensagens bem profundas e ótimos personagens(tirando os mencionados acima).


9. Fantasia



Fantasia! O filme que foi um fracasso em sua época e hoje recebe pagação de pau dos fãs mais"cult" da Disney.

E porque um filme lotado de música clássica com um ritmo lento não agradaria as crianças?

Porque é um filme lotado de música clássica com um ritmo lento.

Entretanto, ele não é um filme ruim, na verdade é um bom filme, só não é aconselhável para alguém impaciente e particularmente pessoas que não apreciem música clássica.

As músicas são ótimas, tem um clima elegante e charmoso, a animação era boa... pelo menos pra época.

Eu até criticaria um filme normal por focar em apenas nisso, mas como o objetivo de Fantasia era focar apenas nessas quesitos, não tem como eu criticá-lo por isso.

O filme era algo novo na época e conseguiu fazer um bom trabalho em cima do seu conceito, é melhor que Fantasia 2000 com toda certeza. 

Inclusive eu gosto bastante da animação que retrata a ideia dos cientistas lá daqueles tempos sobre a formação da Terra e sua evolução. Se a fidelidade do filme às descobertas científicas daquele tempo for verdade, então a era paleozoica nem tinha sido descoberta, depois de os seres evoluírem e irem a terra firme, os dinossauros surgiram logo depois disso. 

Ah... era paleozoica, sinto pena de você. A era pré-cambriana começou a vida na Terra, a Mesozoica teve os dinossauros e a cenozoica teve nos, os humanos. O que a paleozoica fez? A maior extinção em massa da Terra? As crianças preferem o meteoro que matou os dinossauros, tem mais estilo.

Estou enrolando e fugindo do assunto.

Fantasia pode ser um filme tedioso às vezes e possuir algumas animações sem graça, porém! Ele tem um conceito diferente e interessante, e possui um belo conjunto de músicas que se encaixam com perfeição com os eventos e as ações dos personagens. 

Não espere ver algo frenético e eletrizante assistindo esse filme, ele não é pra qualquer público e ele não é uma aventura, são um bando de caras tocando instrumentos enquanto histórias simples vão ocorrendo na tela.

Se não gostou do que leu é melhor nem ver, Fantasia é exatamente isso, mas como eu disse antes, esse era o objetivo da animação.


10. Rei Leão


É chegada à hora de falar sobre o maior, o grande, o imensurável... Rei Leão!!!

Yeah!!!

(Palmas batendo no fundo)

Eu... não curto muito Rei Leão.

Sinceramente, eu o considero uma obra muito superestimada.

O relacionamento da Nala com o Simba não me convence; Timão e Pumba só tão lá pra fazer comédia e ainda aquela comédia porca de quinta categoria; Simba não é um protagonistas muito respeitável; Hakifi é aquele personagem que fala em enigmas, tem um clima misterioso e seria milhões de vezes mais útil se falasse de uma forma normal; A morte do Mufasa não é lá tão triste quanto os fãs afirmam, embora eu ainda considere a cena boa.

Eu não odeio esse filme, já detestei, mas hoje em dia não. Hoje eu vejo o porque dos fãs gostarem do filme.

O Scar é um bom vilão, é aquele vilão desgraçado  que usa de qualquer artimanha para sair por cima e ainda consegue ter algumas cenas hilárias;

A questão do ciclo da vida e como ele funciona é um pano de fundo interessante;

A trilha sonora e o visual são um dos melhores em um filme da Disney;

A morte do Mufasa é uma cena triste;

Hakifi tem um jeito divertido e estranho de ser, e isso o torna um personagem legal de ver aparecendo;

Simba não é um mal protagonista, ser tapado metade do tempo não o torna em um completo incompetente, e ele tem um desenvolvimento;

O relacionamento da Nala e o Simba não é bom, porém! Também não é ruim, eles tiveram um relacionamento na infância, isso é mais do que Branca de Neve e O Príncipe(ele não tem nem nome próprio) jamais tiveram;

As hienas tem um papel no filme;

Timão e Pumba sempre serão ruins e nada nesse mundo me fará mudar de ideia;

Rei Leão é aquele filme bom, cuja disposição pra criticar meio que quadruplica, apenas pelo fato dos fãs endeusá-lo.

Eu não ficaria surpreso por muitas pessoas odiarem o filme apenas pelos fãs.

O filme é bom, qualquer ser humano pode amá-lo, ele é respeitável e pelo menos tem uma dúzia de coisas legais.



Dou algo a esse filme que não dei a nenhum dos outros nove, um troféu joinha!!!

Agora não me encham o saco dizendo que fui um monstro com esse filme.



Agora termino esse artigo dizendo minhas expectativas sobre o filme do Aladdin e do Rei Leão.

O primeiro não vai prestar e o segundo tem uma chance minuscula, mas ainda real, de ser alguma coisa além de lixo.

Muito obrigado por chegar até aqui.

Tenha um bom carnaval(se não gosta como eu, pelo menos, tenha um bom fim de semana) e não prometo ter um artigo novo tão cedo.

Voltando pro navio...





Nenhum comentário:

Postar um comentário