quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Porque Chris Thorndyke é odiado



Caso não saibam ou esqueceram, Chris é o garoto humano que acompanha o Sonic no anime Sonic X.


Antes que me perguntem, eu não vou defender o moleque, acho o ódio do pessoal por ele justo.


Mas como quase tudo na internet, o pessoal não faz exatamente o melhor trabalho em explicar porque raios ele é tão odiado pra inicio de covnersa. Resumindo muitas discussões a "Ele é chato" ou "Chris é um inútil". Não é errado, mas não faz um bom trabalho de explicar o que tem de errado no garoto.


E outro motivo de eu estar fazendo isso é que meu Deus, o que tem de gente cada vez mais aparecendo dizendo que o Chris é legal dói, não é possível que isso seja uma coisa acontecendo.

Mas é, esses são os únicos motivos pra estar escrevendo isso. Deveria estar escrevendo algo mais interessante? Provavelemtne, mas aqui estamos.


Motivo 1: Incompetência


Esse é provavelmente o motivo que geralmente alguém vai apontar para não gostar do Chris, e é correto. Como quase todo mundo na série, Chris é muito tapado, e eu digo muito tapado, aquela coisa que a não ser que você tenha no máximo uns 8 anos, tu vai perceber o quanto geral na série não consegue conectar 1 + 1 nas situações mais simples. Mas se é um problema generalizado e compartilhado por grande parte dos personagens, porque o Chris recebe mais ódio? Bem... primeiro que ele é um dos protagonistas, então muitas cenas vão focar nele, então é mais fácil perceber alguma incompetência por parte dele, já que ele vai participar de mais cenas. 


Outro ponto importante é que muitas das cenas mostrando personagens secundários sendo idiotas são feitas para serem piadas, e apessar de várias não serem engrançadas, elas não incomodam tanto sendo inofensivas para a trama, bem diferente do Chris onde muitas de suas cenas falhando são pra serem levadas a sérias. É o Chris sendo sequestrado ou quase morrendo, fazendo Sonic e amigos correrem risco de serem mortos, e ningém gosta de personagens que causam problema para os outros constantemente, isso é uma realidade em obras de ficção. E provavelmente o pior de tudo é que o Chris geralmente só fica berrando "SONIC!" toda vez que tá em perigo, e não duvido nada que quem mais berra o nome dele em toda série seja o garoto, e como todos sabem, personagem que berra sempre implorando por ajuda é também bastante odiado na ficção.
 

Antes que me encham o saco, sim, o Chris já conseguu ser útil e ajudar em certas oocasiões, como naquele que ele acompanhou a mãe nas grvações de um filme, ajudou a salvar a todos dos fantasmas, e o próprio primeiro episódio ele salvou o Sonic de se afogar também (apessar de eu achar estúpido o Sonic não conseguir andar em baixo da água, coisa que ele sabe fazer), ele também convenceu o Shadow a ajudar quando tentaram replicar o Adventure 2 na série (função que foi da Amy no jogo).


E na segunda temporada ele até é consideravelmente mais útil, mais racional e sendo uma força intelectual para a equipe, apessar de ainda ser um dos personagens mais desncessários e irrelevantes na saga dos Metallix. Infelizmente é mais de 50 episódio para chegar nessa saga, e como a Globo nunca transmitiu essa saga, muitos nunca viram esse Chris melhorzinho.


Motivo 2: Problema com os pais


Um dos pontosque a série tentou explorar para tornar o Chris um personagem mais fácil de identificar e fazer os telespectadores se sentirem mal por ele foi explorar a ideia dos pais ausentes. Yeah... ideia clichê para criança rica na mídia, mas tem potencial para sair algo interessante de qualquer forma. Problema é que Sonic X falha miseravelmente nisso.


Apessar dos pais do Chris não participarem em grande parte dos episódios, na maioria desses o Chris não faz nenhuma menção sobre como a falta deles faz falta ou demonstra que isso o incomoda. Só se torna realmente ruim quando a trama quer.


E o pior disso, os pais do Chris são boas pessoa, então tu não sente que eles estão errados. O melhor exemplo disso é o primeiro episódio que eles aparecem. O Chris ficou a tarde inteira presa na escola, e era importante para o garoto chegar logo em casa quando já que os pais eram pessoas muito ocupadas, sendo o pai um dono de uma grande empresa e a mãe uma atriz famosa. Aí tu me pergunta, o que raios aconteceu pelo Chris ter chegado atrasado? Perdeu o encontro com os país? Eles ficaram furiosos com o Chris e ficaram reclamando queanto dinheiro e tempo ele custou a eles? Não! Ficaram mega felizes por ele ter chegado. E todo episódio com eles é assim, eles nunca demonstram ser os típicos pais ausentes que ignoram o filho.


Tem um episódio que os dois abandonam tudo que tavam fazendo porque o Chris pegou uma gripe, a porcaria de uma gripe! E o mais hilário é que apessar dos dois serem mega atenciosos com o Chris, ele fala para os dois voltarem para o trabalho e não se preoucuparem.


Deus do céu... puta atitude de filho que quer que os pais deem atenção, hein? Jogo de mestre por parte dos roteiristas.


O pior é que 10 episódios mais tarde o Chris foge com o Sonic, e a série coloca a culpa de tudo isso nos país do Chris, chegando a finalmente mostrar pela primeira vez, fazer coisa de pais ricos ausentes, tentam compensar a falta de atenção que dão pro filho com produtos caros. O problema é que não dá pra apagar vários episódios com eles sendo bons pais nos 45 minutos do segundo tempo, isso é apelo emocional absurdo e insulto ao público, eles deveriam ter exlorado essa ideia direito lá no inicio da série.


No final das contas tu só fica sentindo que o Chris é um escroto que julga os pais por nada, sendo um mimizento chato que não reconhece o que tem, o que leva diretamente ao tereiro motivo.


Motivo 3: Solidão


Outro ponto que está associado com os pais ausentes é que o Chris é um garoto solitário, e que a vida dele não tem nada de iteressante ou que realmente valha a pena ser vivido. 


Que também não se sustenta.


Priieiro ponto a levantar, o garoto é rico. Eu sei que existe a interpretação que dinheiro não traz felicidade e coisa do tipo, o que pode justificar as várias pessoas ricas que existem enchendo o saco sobre medidas sociais para sentir que a vida dele não é um vazio completo, mas ainda sim não passar fome ajuda muito.


E o Chris não só não passa fome, o cara viaja em cruzeiros, vive em uma bela mansão, tem uma caralhada de bugigangas a seu dispor que são incríveis. O que não falta é recurso e objeto para fazer ele feliz.


"Pora, John! Cada sua sensibilidade? E amigos? O calor humano? Pessoas não vivem só de objetos luxuosos."


Bem, voz da minha cabeça, o Chris também não sofre nessa área. Mesmo tirando Sonic, Tails, Amy e o resto da galera do mundo do Sonic da história. O garoto ainda tem um mordomo ninja, uma empregada amável, um tio cientista que inclusive criou várias das máquinas que ele usou na série, os pais ricos que não são tão ausentes assim, um tio que lidera uma equipe de pilotos que impede criminosos de cometerem crimes, e sim ele também tem amigos na escola também, embora eu só lembre da cadeirante por causa daquele episódio dela com o Sonic, mas ainda sim ele tem amigos que gostam dele.


Então, o Chris não apenas é rico, como também é cercado de gente interessante na vida dele que gostam dele, e participam de várias aventuras com ele. Isso não parece uma vida tão vazia ou sofrível assim. 


Essa coisa até poderia funcioanr se mostrassem que o Chris tivesse que seguir um modo de vida mega rígido e desse a entender que geral que o cerca só tá lá pelo dinheiro. Outros clichês de personagem rico, que ainda seriam melhor do que a série acabou fazendo.  No final das contas é só mais um ponto que a série tentou e falhou em explorar.


Agora eu vou mostar possivelmente o pior do Chris.


Motivo 4: O tesão pelo Sonic


Pode parecer que é um exagero pra quem não viu o anime, mas sendo sério, o amor e a atenção que o Chris dá ao Sonic é bizarra e nem um pouco saudável. 


Primeiro que pelo emnos metade das cenas com ele é ele mencionando o quanto gosta do Sonic e não gostaria que ele fosse embora, com não muita cena com ele fazendo algo além disso. As vezes tu até esquece o drama dos pais ausentes ou que supostamente deveria ter mais no personagem além desses dois pela quantidade medonha de vezes que o ouriço azul fica nos pensamentos do Chris. Isso provavelmente também é a razão de muitos interpertarem que o Chris ser gay e alumas das primeiras imagens que tu encontrar quando pesquisa o nome dele é fanart dele com o Sonic (não me perguntem sobre isso).

Olha, não vou dizer que dava pra criar uma relação legal do Sonic com o Chris, que poderia ser o Sonic ensinado o Chris a se arriscar mais e não ter medo de se expressar , tentar viver mais a vida com riscos. Mas isso não ocorre e o Chris só fica agindo como aqueles fanboys medonhos de Sonics que falam não ironicamente em querer viver no mesmo mundo que ele, ou pior ainda, aqueles que fazem um blog e afirmam nele que a franquia é a sua favorita e faz um monte de postagens sobre ela.


No final da priemria temporada, com o Chris "sequestrando" o Sonic porque não queria deixá-lo ir, parecia que os criadores iam resolver esse problema, e fazer o Chris perceber que aquilo que ele tava fazendo não era saudável, e que ele deveria seguir em frente com a vida dele sem o Sonic. O que seria uma boa conclusão para o personagem. Mas aí se descobre que ele passou os próximos 6 anos estudando e trabalhando na criação de um portal dimensional para reencontrar o Sonic e jogaram tudo isso no lixo.


No final das contas o Chris parece aqueles lunáticos que ficam perseguindo seu ídolo e que postam papo maluco na internet, possivelmente usuário do 4Chan.


CONCLUSÃO


Como deu pra sacar o Chris não é um bom personagem, chato, esquisito, inútil e contraditório. E tudo que você vai pegar dele é que ele ama berrar Sonic e pensar no mesmo.


Eu não compro o argumento que ele deveria representar fã de Sonic, que muitos usam como defesa, por causa dele ser mega rico e nem mesmo mutios fãs hardcore da franquia serem tão mal da cabeça quanto o moleque, a nãos er que isso tenha sido um jeito da Sega dizer que fã de Sonic é doente, o que eu acharia curioso considerando que os jogos da franquia não tavam muito longe dessas fanfics na época.


E se fosse pra ter humano como companheiro do Sonic, que fosse alguém mais como Sam da equipe Veloz, que tem mais coisas em comum com o azulão e ao menos poderia ser bem útil na trama, podendo até ter uma rivalidade legal entre os dois.


Como eu já tinha dito em todos os outros artigos mencionando Sonic X, acho uma obra sem graça e com muito potencial desperdiçado, e o Chris é só um dos vários problemas da série.


Antes de terminar o artigo, uma curiosidade, sabiam que toca Live and Learn em Sonic X? Sim, toca, e é justamente na mesma cena de Sonic Adventure 2 com eles enfrentando o Finalhazard, mas adivinha, só na versão japonesa, porque a 4Kids achou que seria legal colocar música genérica no lugar.


As vezes é bom lembrar que ela acabou.


Link aqui para caso tenham dúvidas.


Lhes desejo um bom 7 de setembro e uma boa semana. E não prometo um novo artigo tão cedo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário