sábado, 7 de maio de 2022

Sonic 2 - O Filme (avaliação sem spoiler!)

 


Se na época que o primeiro trailer do Sonic 2020, com aquele visual medonho com dentes, alguém tivesse me dito que Sonic não só seria um filme de sucesso, como dois anos depois ele teria mais uma continuação ainda mais bem sucedida, que seria o filme baseado em um jogo de vídeo game mais bem sucedido da história, eu diria que o cara é um fã fanático do Planeta Sonic, e que ele estaria num grau de desconexão da realidade além do inimaginável.


Mas não é que isso aconteceu mesmo? Após mais de 15 anos de turbulência com subidas e baixas (com mais baixas que subidas), o que acabou melhorando a imagem do personagem foram os filmes live-action. Pensando bem, isso só podia ser feito pelo Sonic mesmo.

Sonic 2 não se passa muito tempo após o primeiro filme. 


Sonic tenta bancar o herói, tentando ajudar a resolver crimes. Infelizmente sua imaturidade leva o ouriço a causar muitos problemas nessas tentativas de bancar herói. Levando até a problemas no relacionamento entre ele e sua figura paterna Tom, o humano policial do primeiro filme.


Robotnik após vários meses na planeta dos cogumelos consegue arranjar uma forma de sair do planeta, agora tendo a parceria do Knuckles, o equidna vermelho do trailer.


Robotnik e Knuckles encontram com o Sonic, chegando até bem perto de derrotá-lo, apenas sendo salvo pelo Tails.


Se descobre que existe uma joia chamada esmeralda mestre no planeta Terra, e o resto do filme é uma busca do tesouros entre Sonic e Tails VS Robotnik e Knuckles.


A história desse filme é simples, e pode ser resumida a jogo do Sonic 2, com a presença do Tails, + Sonic 3, com o knuckles e a esmeralda mestre, + humanos enviados no meio.


Não é a trama mais elaborada do mundo, e até tem umas conveniências difíceis de encarar que se não existissem o wnredo não avançava. Mas no geral é decente o bastante pra um filme de um ouriço azul que corre pra caralho.


Os humanos nesse filme tem bem menos presença, geralmente se concentrando apenas na parte relacionada ao casamento, onde o Tom e a Maddie estão. Muitos consideram a parte mais horrível do filme. Ela não é horrível como muitos comentam, ele só lembra um filme medíocre de comédia, e num filme do Sonjc você quer aventuras e ação é não piadas no nível "negona barragueira". E também não consome tanto do filme, mas é, é a pior parte do filme mesmo. 


Até achei isso errado, porque o Tom e a Maddie até são legais nesse filme (yeah! Gostei de algum humanos além do Robotnik), com a relação de pais amáveis que eles tem com o Sonic.


O Jim Carrey tá ainda mais Jim Carrey nesse filme que no anterior, o que vai ser ruim ou não dependendo do quanto tu gosta dele ou se realmente se incomoda de não ser o Robotnik dos jogos. Ainda sim ele rouba a maioria das cenas e é uma das melhores razões de ver o filme.


O Sonic ainda é um jovem imaturo e brincalhão tentando amadurecer, o que gera umas cenas realmente bonitas e amáveis. Tails é provavelmente o mais fiel aos jogos de todos, é um nerd, fã do Sonic, e amigável como sempre, mas sem ser inútil como num certo game com Forces no nome. Me preocupei que o Idris Elba seria um problema dublando o Knuckles,  mas até acabei gostando, o jeito tenso e irritado do Knuckles acaba encaixando com a voz rouca e grossa do Elba, e as cenas mais descontraídas ainda funcionam bem.


As aventuras no filme ainda são predominantemente no planeta Terra diferente do que muitos acreditavam, não tendo mais eventos fora do nosso planeta. Ainda sim, os ambientes são bem mais fora do comum e selvagens, diferente do ambiente mais urbanizado no meio da civilização do primeiro. As ruínas contendo a esmeralda mestre lembram o ambiente dos jogos até. E o filme até conta um pouco mais sobre o planeta de origem do Sonic e a história de origem dos personagens, como o povo do Knuckles.


As cenas de ação são bacanas, e até gosto bastante dos confrontos entre o Knuckles e o Sonic. Apessar de achar que a batalha final fraca, e poderia ter mais tensão, explosões e destruição, embora goste da parte final.


A comédia varia. Em geral elas são decente, não vão fazer você gargalhar de rir, mas ao menos vai te fazer dar um sorrisinho, o que já considero um avanço em relação a vário outros filmes sendo lançados. 


Os efeitos especiais tão legais, os personagens antropomórficos são bonitos. A pelagem deles é bem feita, o equilíbrio entre realista e cartunesco é bom o bastante para não ficarem bizarros entre os vários humanos, tem até detalhes bacanas como o reflexo deles em algum espaços transparentes. Explosões, destruições tão bem feitas também e ambientes mais exóticos também foram bem trabalhados e não parecem um espaço morto e obviamente falso.


A trilha sonora tem boas músicas até, só acho que não combinam bem com boa parte das cenas que estão, e poderia ter trilhas dos jogos. Sonic sempre teve uma boa trilha sonora, e nem tentar usar algumas delas é bizzaro, principalmente quando o filme não usa ao menos uma.


O encerramento continua sendo a melhor coisa do universo, sendo uma versão resumida dos eventos do filme sendo simulados com os visuais semelhantes aos dos jogos de mega drive. 


Me disseram que Sonic 2 é o perfeito filme pra Sessão da Tarde, e isso é a mais pura verdade. Não é complexo ou violento para a criançada, tem conteúdo e temas aprofundados o bastante pra agradar os adultos. E o humor consegue funcionar pros dois no geral.


Vou ser sincero, não é a obra prima que vi muitos afirmarem desde a sua estreia, mas é com certeza um filme melhor que o primeiro, e até diria QUE É UM BOM FILME. Yeah! Sonic e bom na mesma frase, uma raridade. Só não esperem a volta de Cristo desse filme que vocês provavelmente vão curtir bastante.


Nota: 7.5


Tenham uma boa semana, e até o próximo artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário