quinta-feira, 23 de junho de 2022

Falando sobre Sonic Frontiers porque me odeio

 



Como muitos já devem saber, Sonic Frontiers vai ser o mais novo jogo principal da franquia do ouriço. E muitas coisas foram reveladas sobre ele nesse último mês.


E como era de se esperar fã fanbase de Sonic, todo mundo começou a agir feito retardado, porque esse é o ruma das coisas nessa fanbase.


Até justificativas do uso de elementos do cenário do Forces, utilizando o jogo do Shadow como exemplo eu vi. O jogo do Shadow! O jogo que reutiliza elementos de um jogo de 2001 (4 anos antes) sem alteração alguma neles, e ainda usou os modelos dos personagens de Sonic Heroes que tem um estilo de arte cartunesco, diferente do realista de Shadow, o que cria uma situação de animais antropomórficos coloridos em meio a ambientes de um FPS.


...


O jogo do Shadow!!!


Mas provavelmente devia esperar por isso, vendo que o pessoal tá aproveitando essa chance pra mais uma vez defender que Forces é principalmente o Unleashed são jogos bons e injustiçados, isso quando não era Sonic 06! 


Então, é... Sonic Frontiers já tá fazendo merda antes do lançamento.


Ou talvez só seja o Twitter me recomendando comentários que sabe que vai me deixar puto, o que não seria estranho.


Mas estou desviando do assunto. O ponto desse artigo é falar sobre o que saiu do jogo em si. E saiu até um bocadinho de coisa.


Começando pela história que como eu já tinha dito naquele artigo lá no inicio do ano, está sendo escrita pelo Ian Flynn, que é um roteirista de Sonic famoso entre os fãs, e provavelmente a única coisa boa que surgiu em 2006.


Ele escreveu por mais de 10 anos na Archie Comics, e vem escrevendo na IDW desde 2018.


Acho ele superestimado, e acredito fortemente que se não fosse o Penders e a Sonic Team escrevendo enredo merda atrás de enredo merda, provavelmente o pessoal não teria uma visão tão grandiosa sobre ele. Ainda sim, acho ele um decente escritor, e realmente curti algumas das histórias dele. 


Muita gente fala que desde o "reboot" na HQ da Archie, a Sega vem sendo mais restritiva com o conteúdo que pode ser escrito, o que prejudicou o Ian. Não sei exatamente quais são todas essas limitações, mas realmente foi justamente a partir daí que achei que o trabalho dele piorou. E se realmente isso estiver certo, eu não vejo motivo pra achar que o Ian vai ser melhor num jogo, onde a Sega provavelmente vai ser ainda mais restritiva.


Estou relativamente otimista pra essa área do jogo, mas não vou ficar surpreso se for apenas ok ou até pior.


Também saiu informações como que ela teria uma vibe mais parecida com os jogos dos anos 2000, que desde que só seja o tom mais sério, e não a forma de narrativa, eu estarei feliz, porque os jogos da era Adevnture mesmo quando o conceito da trama era bom, e tinha uma ideias interessantes como cenas variando de acordo com como os personagens interpretaram o evento, ainda era lotado de coincidências ou coisas idiotas como um trem sendo mais rápido que o Sonic (o que é irônico que Sonic Frontiers tem imagens das aves sendo mais rápidas que ele), ou na pior das hipóteses, qualquer coisa de Sonic 06.


O jogo vai se passar em outro mundo, já que Sonic e amigos foram teletransportados pra lá por motivos. Ao menos tem uma justificativa pra animais antropomórficos num ambiente realista que não combina com eles. Ao menos uma crítica dos Adventures que o pessoal reclama a Sega não repetiu. Já tá melhorando.


O Sonic vai ter amnésia porque amnésia é profundo!!! E vai ser a justificativa pro Sonic aprender novas habilidades, que vai ser um item que irei discutir aqui.


E o jogo parece que vai ter um tom melancólico, então é possível que o jogo tente explorar a fundo a relação do Sonic com o resto do pessoal. Não sei se isso é o ideal pra Sonic, mesmo SA2 tinga um bocado de humor no meio pra impedir tudo de ser depressão e escuridão, e até o momento esse jogo parece ser apenas isso. 


Até o Eggman vai participar também, parece que vai sofrer uma mudança na personalidade, o que tem mais potencial pra nossa, já que ele é um dos poucos personagens consistentes e bons nessa franquia. E odiaria algo na linha do 06, que o único Eggman que é uma bosta.


Provavelmente isso foi tudo que saiu em relação a história do jogo até o atual momento. Vai ser minimalista na apresentação de sua história e vai provavelmente ser pura emoções fortes. Quando penso em Sonic sendo mais sério, eu penso em Sonic enfrentando ditador como em Sonic Freedom Fighters ou sendo radical como em Sonic Riders, e não nisso que tão tentando fazer. Não vejo motivo pra ir nessa linha com um personagem que a personalidade é o oposto de algo que encaixaria num tom mais lento e dramático.


Pessoal falando que isso lembra Sonic dos anos 2000 se prendeu muito no "sério" e esqueceu o resto todo.


E sendo fraco, essa forma de apresentação da história parece que vai ser Breath of the Wild. Não tô nem falando do estilo de arte do cenário, tô falando de como a história vai ser apresentada. Não sei se vai ser isso mesmo, mas é o que tá aparentando.


Sobre a jogabilidade em si do jogo, ehhh... Se tratando de correr não parece diferente do formato boost de sempre, física parece que vai ser uma merda gigantesca, e coisas como momentum ou o relevo vão ter pouca ou nenhuma influência nos saltos, e o próprio level design não parece que vai tentar desfrutar desses elementos.


Tem a notícia da ÁRVORE DE HABILIDADES que parece que vai ter coisas como o spin dash, então com o passar do tempo é esperado ter coisas mais interessantes pra ir  se fazendo com o Sonic, como saltar seções inteiras voando, mas isso é pura especulação. Mas se fosse pra trazer habilidades de volta, por favor, o Bound Jump de SA2.


O sistema de combate foi a coisa mais polêmica, e sim, esse jogo vai ter um sistema de combate, até esquiva o Sonic tem. Ele também vai possuir habilidades que podem ser aperfeiçoadas e no trailer até mostra que uma delas o Sonic vai meio que mandar uma rajada de energia que dá um bom punhado de ataques contínuos. Tem até umas batalhas com inimigos gigantes pra escalar que muitos comparam com Shadow of Colossus por poder escalar eles.


Eu tô pouco otimista sobre ele, os controles parecem ser decente o bastante, mas acho que vai enjoar bem rápido, principalmente porque a forma de vencer os inimigos não aparenta que vai variar tanto, e  o combate em si parece que vai exigir um bocado de tempo, algo que muitos podem considerar chato ou pior que o jogo normal, se for observar que estamos falando de Sonic, um jogo pra fazer as coisas correndo. Não sei porque alguém ia perder tempo parando pra enfrentar eles, quando poderia apenas seguir em frente. Colocar barreira pra impedir o progresso é uma opção, mas só vai parecer uma forma de forçar o jogador a fazer algo que ele não quer. E pelo que vi da imagem, até conseguir habilidades decentes com o Sonic, o combate vai se resumir a pressionar feito retardado, e depois esperar o inimigo dar o golpe dele, e repetir o processo. Dependendo do padrão dos inimigos não deve ser ruim, mas novamente, parece que vai ficar repetitivo rápido.


O design do cenário em si não me surpreendeu, o Sonic parece que vai ficar correndo em meio nada por boa parte da jornada, o que vi gente justificando dizendo que como o Sonic é rápido não tem problema, ignorando o fato que ainda vai ser mapa servindo pra porra nenhuma a não ser espaçar os ambientes um do outro. Isso pode ser bom pra perda de tempo, mas não pro desperdício do ambiente pra ser usado pra absolutamente nada a não ser colocar o analógico pra frente.


Mas isso não foi o pior, o pior mesmo, que foi algo que eu só vi uma pessoa comentar, foi que o design do jogo parece muito automático. Enquanto geral reclamava do cara da IGN jogar mal, e por algumas informações que vi, nem foi o cara que jogou, porque fã de Sonic com tesão em inventar que a IGN persegue o ouriço, mesmo ignorando que o próprio cara tava gostando. Mas como eu estava dizendo, teve uma outra gravação de alguém escalando e descendo uma torre na metade do tempo da gravação da IGN, e geral só ficou "como o jogo parece rápido e bom agora!", quando eu só pensei como metade daquilo foi o jogo se jogando sozinho.


Honestamente, não me incomodei com o cara jogando, porque não queria alguém sendo pica ou "gerando sensação de velocidade". Queria ver as mecânicas, controles, como as físicas respondem, e como o level design estava. Maioria do pessoal que vai jogar esse jogo não vai jogar muito melhor que o sujeito da IGN, principalmente no inicio do jogo, então a gravação da IGN me pareceu mais "franca e honesta" sobre como o um jogador jogaria aquilo normalmente, do que a "VELOCIDADE! VELOCIDADE!" da segunda gravação. Mas isso não é exatamente problema da fanbase de Sonic, e de jogadores em geral. Preferem gameplay bonita que não representa a experiência real do jogo (isso quando não pagam pau pra cinemáticas), do que o que realmente vão experimentar de verdade.


Pra não dizerem que fui injusto nessa parte, eu vou dizer que ao menos tô otimista sobre a possibilidade que vai ter fases fechadas, possibilidade que já tinha cantado ainda lá em fevereiro. E como não vão ser algo alienígena pra Sonic Team, como o ambiente aberto, tem mais chances de sair algo bom e engajante disso, sendo a automação novamente o meu maior medo (além da Sonic Team não acertar num Sonic 3D desde 2011).


O jogo parece que vai ter exploração, o que é bem vindo e sempre apoio, principalmente porque explorar é o que mais gosto num jogo. Embora ainda não se sabe se explorar realmente é recompensador de se fazer em Sonic Frontiers.


A trilha sonora parece que faz você tentar dormir, o que combina mais com o tom melancólico do jogo, mas também contradiz o tom frenético de se jogar com um ouriço azul que corre. O que gera a situação que a música que te fazer refletir e ficar refletindo sobre as coisas, até os quebra cabeças bobos do jogo que foram bem fáceis, pelo que foi apresentado, tem um tom mais lento, o que contraria ainda mais com o Sonic veloz, que corre por aí pelos últimos 30 anos pelo menos.


Eu acho que só falta falar do ambiente. Não foi mostrado nenhum ambiente novo nessas gravações. Tem notícias que terão mais ilhas, mas não sei a credibilidade delas, e nem sei se o visual vai variar muito em relação a que já vimos. O que deu pra pegar de novo é que parte da história do jogo talvez seja adquirida através das ruínas por aí, com o jogador interpretando o que teria acontecendo com aquele lugar no passado, o que estou feliz, já que gosto quando os produtores se dão ao trabalho de deixar o ambiente narrar o que tá acontecendo, ao invés de alguém aparecer pra falar tudo na cara do jogador, mas novamente, pura especulação da minha parte.


E em relação aos inimigos... padrão inimigo maduro™ que parece que saiu de uma tech demo dos jogos saídos nos últimos 15 anos. Como o pessoal curte essas coisas? Principalmente os jogos indies e japoneses que amam lotar a trama de drama e simbolismo.

CONCLUSÃO


Minha opinião sobre Sonic Frontiers pareceu mega negativa, mas honestamente, eu até acho que o jogo vai ser competente no geral. Não acredito que será o melhor jogo 3D do Sonic, e muito menos que será o melhor jogo do Sonic de todos. Minha expectativa vai ao máximo que será o melhor jogo desde Sonic Generations (tirando Sonic Mania). E considerando que o que saiu entre isso foi o Forces, Lost World e Boom, não é dizer tanto assim.


Ao menos acho que a história será interessante pelo Flynn estar escrevendo o enredo e pela Sega estar tentando ser arriscar mais com a franquia, mesmo que não ache que a falta do segundo seja o motivo da franquia ser problemática como muitos defendem.


Provavelmente vou acabar jogando de qualquer forma só pra ver a bizarrice que é, e como um fã do ouriço que sou, eu dificilmente perderia a oportunidade de jogar.


Agradeço a todos que gastaram um tempo lendo esse artigo, espero que fiquem bem, e tenham uma boa semana.


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