domingo, 13 de fevereiro de 2022

Sonic 2022: Filme, série e o novo jogo

 


2022 é o mais novo ano que Sonic terá uma chance de voltar a os trilhos. Tendo um novo filme, uma nova série e principalmente um novo jogo.


Finalmente o momento que o Sonic vai colocar o resto dos rivais no seu devido lugar.


Igual a 2017 e que não deu certo... e 2008 que também não deu certo...


Yeah... Bem, como sempre dizem. É tentando que se consegue, e Sonic continua tentando a muito tempo.


Pra deixar claro. Eu vou opinar sobre o que já saiu sobre essas obras até o momento. Elas podem lançar e serem ou muito piores ou bem melhores do que eu vou especular aqui. Tudo que eu vou fazer, como fã da franquia, é expressar o que sinto sobre esses lançamentos.


Filme: Sonic 2



O novo filme é uma continuação do lançado em 2020, que foi um grande sucesso para um filme baseado em personagem de vídeo game.


Apesar de ter gostado do primeiro filme, eu achei que o foco em humanos foi muito exagerado e que faltou mais coisa interessante acontecendo. E que no final das contas ele ainda era muito "humano tendo altas com seu companheiro animal antropomórfico" que Hollywood gosta de criar por algum motivo. A única diferença é que era melhor executado.


O trailer de Sonic 2 ainda mostra parte disso, mas também coloca mais coisas para os fãs de Sonic. Os mais óbvios foram o Knuckles como rival e o Tails como companheiro e amigo. Os dois parecem muito bons no filme, principalmente o Knuckles que não era um rival bom do Sonic desde sua  primeira participação lá em Sonic 3.


As esmeraldas do caos também estão no filme, e o Jim Carrey continua agindo como ele, o que não acho muito ruim já que gosto bastante dele, mas gostaria que ele agisse mais como o Robotnik.


O filme também parece que vai ter mais cenas ações e se passar em ambientes mais surreais ou fora do comum, o que é ótimo.


A única coisa que não gostei até o momento foi a decisão de colocar o Idris Elba como a voz do Knuckles. A voz dele é de um velho rouco que não combina com o personagem, e até encaro a presença como uma forma dos produtores quererem chamar atenção para o filme, com medo dele fracassar.


Provavelmente meu maior temor é que as expectativas dos produtores com os ganhos do filme sejam gigantescos e mesmo tendo uma boa recepção e um bom lucro, os filmes do Sonic morram aqui por não atingirem tal meta.


Acredito que o filme vai ser bacana. Talvez a trama seja retardada como continuações nos últimos anos vem sendo, mas deve dar pra dar umas boas risadas e se divertir por uma tarde.


Obs: Parece que alguns dias depois teve uma notícia oficial afirmando que terá um terceiro filme. O pessoal da produção tá mais confiante do que eu pensava.


Série: Sonic Prime



Sonic Prime é o que foi menos disponibilizado conteúdo entre os três. Ele vai pertencer a Netflix e a produtora é a Man of Action Entertainment. 


Essa produtora foi a mesma que produziu Ben 10 e Mutant Rex que são seriados que gosto bastante, mas nos últimos anos ela parece que não produziu nada realmente bom ou interessante, o que me deixa um pouco preocupado.


Foi dito sobre a animação  que o Sonic vai viajar pelo multiverso e ter uma aventura de "alto descoberta e aprendizado". Belo jeito de dizer que vai ser episódico e que vai ter uma lição de moral em cada episódio, como vários outros desenhos.


Também foi dito que a animação focaria no público infantil. O que me assusta, porque focar em público infantil hoje em dia é sinônimo de fazer obra preguiçosa e estúpida. Mas também disseram que fãs de longa data também receberam foco, então talvez eu esteja exagerando.


As artes conceituais mostraram vários Robotniks com várias idades. O que me faz pensar como algo que parece viajem no tempo tem a ver com viajem entre universos. E o Robotnik também parece que vai ser mais uma vez um vilão cômico ao invés de um vilão mais perigoso. Eu não tenho problemas com isso desde que seja bem executado, como foi o caso da versão dele no Boom.


Também tem uma arte conceitual mostrando o Sonic numa floresta pré-histórica com uma Amy pré-histórica. Isso tá parecendo mais com viagem no tempo do que viajem entre universos, até as outras artes conceituais são numa cidade cyberpunk que parece do futuro. 


Essa série parece que vai ser ok. Tirando a ideia do multiverso, que dá bastante espaço pra ideias criativas e aventuras ótimas, a animação não possui muita coisa que me pareceu interessante. Ao menos posso afirmar com toda certeza que é uma ideia melhor que colocar o Sonic no mundo humano ou montar uma banda com os irmãos.
 

Jogo: Sonic Frontiers



E por fim, Sonic Frontiers, o mais importante da lista.


A franquia não recebe um jogo novo na série principal desde 2017 com Sonic Forces. E como quem conhece a franquia sabe, o jogo foi um desastre. Eu não acho ele tão horrível quanto Sonic 06 ou o Boom como muita gente, mas reconheço que ele é um trabalho por o que não possuía ambição alguma em sua produção.


Sonic Frontiers acaba tendo o dever de ser o mais novo jogo do Sonic a recuperar o prestígio da franquia. Igual a todos os outros jogos do Sonic nos últimos 15 anos.


A várias coisas que chamaram a atenção no jogo. A principal foi que o jogo teria mapa aberto. 


É...


Eu não estou otimista com a notícia. Conciliar a velocidade do Sonic com um bom level design sempre foi uma coisa complicada, tão complicada que a própria Sega erra nela boa parte do tempo. Agora se isso acontece num ambiente linear onde tu sabe como o jogador vai exatamente explorar o cenário, imagina num ambiente que ele vai poder correr pra qualquer direção?


Provavelmente vai ser cair do penhasco ou correr por um campo sem porra nenhuma a maioria do tempo. Sério, eu não sei como vão fazer isso funcionar. Sonic Utopia que é um fan game com essa ideia, eu vejo alguém jogando e acho um saco. Não tem nada interessante sendo feito, é só correr dando uns saltos em alguns momentos.


Se a Sega conseguir fazer funcionar, eu faço um artigo elogiando a Sonic Team. Até pago pau deles com orgulho pelo trabalho.


Outra coisa bastante mencionada foi a estética do jogo, que muitos brincaram dizendo que era igual a Breath of the Wild. Inclusive isso gerou polêmica na fan base de Sonic com gente demonizando quem fizesse essa comparação e vice-versa, como tudo nessa fan base.


Yeah, ela é parecida apesar do pessoal que ficou incomodado com isso ter reclamado. Eu não pensei em Breath of the Wild quando vi a primeira vez, acabei pensando em Sonic 06 com o visual misturando realismo e fantasia. O que não me animou porque como todos sabem, qualquer coisa que lembre Sonic 06 é uma desgraça.


Mas sobre o visual em si. Eu achei o ambiente bem feito apesar de genérico. Se tiver uma boa variação no ambiente e o resto for mais criativo, vou ficar bem satisfeito.


A notícia sobre esse jogo que o eu nunca esperei e que fiquei completamente surpreso ao descobrir, foi a notícia que o Ian Flynn seria roteirista.


Tipo, uau!


Não porque eu ache ele o escritor genial que muitos fãs vêem nele, apesar de reconhecer que ele já escreveu ótimas histórias para o personagem. Mas ver a Sega arranjar alguém competente pra escrever o enredo de um jogo do Sonic é quase inacreditável. E a história do jogo parece ser séria e até certo ponto intrigante. 


Um jogo do Sonic que a história é a coisa que mais me empolga? Isso não acontece desde 2009.


Minha fé no jogo tá meio mista. Por um lado, eles parecem que não tão apressando o jogo pra lançar logo e arranjaram o Ian Flynn, o que é bom. O ruim é que parece que tão tentando algo novo e esse novo é um mapa aberto, e não confio na Sega pra fazer o trabalho, o que é ruim.


Só espero que o jogo seja bom e se torne um bom parâmetro pra franquia.



Encerrando


As obras listadas no artigo ainda não foram lançadas, se elas vão ser ou não algo que preste, só dará para avaliar quando lançarem.


A pressão sobre eles não é a mesma. A animação poucas pessoas ligam, o filme é uma continuação de um filme decente e vem fazendo um bom trabalho em mostrar que vai ser uma continuação digna, e o jogo está rodeado em desconfiança por tentar algo novo na série ou o histórico ruim que os jogos possuem.


Apesar de querer que os três sejam bons e dêem certo, eu como fã, preciso realmente que o jogo seja bom. A franquia realmente tá precisando de um jogo bom. O último foi Sonic Mania que nem foi feito pelo estúdio principal. Tirando ele o último jogo bom do Sonic foi o Generations, lá em 2011.


11 anos sem produzir um jogo bom, principalmente quando nesse meio tiveram dois jogos que pioraram ainda mais a reputação da franquia, é algo vergonhoso. 


Sega precisa parar de ter ideia ruim, arrumar a casa, e fazer a franquia funcionar. Isso ou entrega pra gente competente ou mata ela logo, ficar nessa droga não dá.


Espero que 2022 seja um bom ano, e no caso do filme e talvez da série, eu estou relativamente otimista sobre eles.


Obrigado, e tenham um bom dia. 


Encerro meu artigo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário