quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

O filme de formiga bizarro que assistia na infância

 



Olhem, de tudo que eu já escrevi aqui. Isso é provavelmente o mais fundo que estou chegando. 


Eu pensei "Poxa! Falar sobre uma coisa que não seja vídeo game vai ser legal. Mas do que raios vou comentar? Já sei! Um filme sobre formigas encolhendo um humano para ele no final das contas aprender a ser uma formiga."


Depois de 2 minutos, eu percebi como isso soava retardado, mas como não pensei em outra coisa, aqui estamos.


Primeiro vou falar como ele é mais um caso de tradução ruim do Brasil.


Lucas um Intruso no Formigueiro? Mas ele não invadiu, ele foi levado pra dentro a força. O nome original, The Ant Bully, faz mais sentido porque o Lucas é um Bully com as formigas e tenta ser uma formiga. 


Sim. É muito retardado, mas ao menos encaixa com a proposta do filme.


Eu posso dizer sem sombra de dúvidas que é o pior filme de formiga que já vi. Claro, eu só assisti outro dois filmes de formiga na minha vida. Vida de Inseto e Formiguinha Z. 


E os dois possuíam a mesma mensagem de oprimidos enfrentarem opressores. 


E Lucas um Intruso no Formigueiro ao menos tenta ir por uma linha diferente, tentando ter uma mensagem contra o bullying. De não usar o fato de ser oprimido por alguém maior que você pra causar sofrimento a os outros da mesma forma que você sofre,  continuando a linha de abuso.


E o papo de opressor e oprimido ainda é uma coisa no final das contas. Mas ok, a mensagem do filme não é uma merda, ela até é bacana. 


Provavelmente a única coisa decente dele.


Como já disse. A trama é sobre um rapaz chamado Lucas que é bullinado por outras crianças, e ele ferra a vida das formigas no formigueiro de seu jardim por isso. Uma das formigas feiticeira cria uma poção de encolhimento e usa ela no Lucas.


As formigas a princípio planejavam matar o Lucas, o que supostamente seria uma forma bem brutal, até que a rainha fala que ele deveria aprender a ser uma formiga.


Olha. Eu tenho quase certeza que você só poder ser uma formiga nascendo uma, e não na base da força de vontade. Mas talvez esse filme fosse na verdade uma mensagem a favor dos furrys transpécies, e eu nunca percebi. Sendo uma obra a frente do seu tempo.


Eu sei que a mensagem supostamente deveria ser uma figura de linguagem. Mas o Lucas chega até a escalar e carregar coisas como uma formiga no final do filme. Então é ridículo mesmo.


E boa parte do filme acaba sendo o Lucas vivendo em conjunto com outras formigas (eu não lembro e não vou pesquisar os nomes) tentando aprender a ser formiga. Sério essa coisa de aprender a ser formiga tira bastante a atenção da mensagem anti-bullying que esse filme tem. 


Num momento o Lucas lembra que havia chamado um dedetizador para matar tudo no jardim. O pessoal vai na casa onde coisas aleatórias e mais cenas bizarras acontecem. Inclusive uma ótima cena com a avó do menino deixando a dentadura quase cair em cima dele.


Lindo.


O dedetizador aparece de qualquer forma porque o Lucas errou na digitação do número. Eu sei que se comunicar por um telefone tendo que saltar de um lado pro outro deve ser uma droga. Mas não conseguir diferenciar um cara que parece um drogado falando coisa aleatória pra um cara que você conhece a voz e já teve contato é meio foda demais pra mim.


Aí as formigas criam uma aliança, com o que puxando da memória, acho que eram vespas. Elas são inimigas das formigas e os dois estão se unindo para vencer esse mal maior. O plano é usar a poção de encolhimento no cara.


Eu gosto como a batalha faz o dedetizador parecer um cuzão do caralho por apenas fazer um trabalho comum pra ganhar a vida. Mas também o cara mentiu para o Lucas que o pai dele tinha dado permissão pra realizar o trabalho, então dá pra encarar como um tipo de justiça de certo modo. E se aparecesse um dedetizador espacial de 5 quilômetro de altura tentando eliminar todos os humanos do planeta, de certa forma nós iríamos olhar para o cara como se ele fosse o capeta. Então talvez seja tudo questão de expectativa.


Lucas sem nenhuma razão decente começa a escalar paredes e carregar bastante peso no meio da batalha, apenas porque a formiga que foi gentil com ele tava presam, porque o poder de querer salvar alguém era na verdade o que ele precisava pra poder fazer isso. 


A fórmula pra virar o homem Formiga tá aqui nesse filme, agora é só colocarem em prática.


Como o dedetizador tava usando fones de ouvido, eles tiveram que colocar a poção na causa de uma vespa e meter na bunda dele.


Isso pareceu mais errado do que deveria.


Uma coisa que sempre me questionei foi porque ao invés de encolher tanto quanto o Lucas, o dedetizador se tornou num anão horrendo? Foi a cauda da vespa? O fato de ter recebido na bunda? Ser um adulto? O filme nunca explicou.


Depois disso as formigas agradecem o Lucas por ajudar e fazem ele voltar ao tamanho normal. Ele finalmente enfrenta as crianças e até se torna amigas das que acompanhavam, tirando o líder do grupo que provavelmente será bullinado igual ao Lucas, mas ele não é o protagonista então merece.


E o filme termina com o Lucas jogando jujubas nas formigas, porque em algum momento do filme algumas disseram que gostavam.


Vou ser honesto. Esse filme é uma pérola de seu tempo. 


A animação é uma bosta mesmo lá em 2006, e consegue a façanha de parecer mais horrendo que os dois outros filmes de formiga que citei, e os dois são de 1998 e também são em animação 3D.


O humor negro e grotesco é apenas nojento e esquisito na maioria do tempo. Formiguinha Z também tenta esse mesmo tipo de humor, e no caso dele, até consegue ser bem engraçado boa parte do tempo.


Todos os personagens são bem simples e pouco profundos, e dá pra resumir eles a uma característica na real. O Lucas e o feiticeiro são provavelmente os únicos com um arco de desenvolvimento razoáveis. Com o Lucas entendendo a os poucos a ter noção de como tava sendo cruel e porque tava sendo, e o feiticeiro começando a dar uma chance pro Lucas entendendo que ele é só um garoto frustado.


A trilha sonora é inofensiva de tão meh que é. O que é bom se tu for olhar que isso significa que seus ouvidos não vão doer enquanto escuta, embora não vai lembrar de nada após terminar o filme.


E... ainda tá faltando falar alguma coisa dele? A dublagem brasileira é boa e até que a dublagem americana conseguiu uns nomes decentes pra participar. Tem o Nicolas Cage, Meryl Streep, Bruce Campbell e até o Tom Hanks como produtor. O que torna a qualidade horrorosa desse filme ainda mais hilária. Provavelmente gastaram tanto com esse pessoal que não sobrou pra animação ou roteiristas competentes.


Eu só conseguiria recomendar ele pra pessoas bêbadas buscando algo ruim pra rir, porque esse filme é hilário nesse sentido. Mas pra outras pessoas, não, esse filme faz Bee Movie parecer algo bom.


Tirando a mensagem que até é legal, ignorando as várias conversas sobre ser uma formiga no meio (não, eu não vou parar de encher sobre isso). O filme não se destaca em absolutamente nada de forma positiva.


Até o próximo artigo que provavelmente vai ser sobre algum assunto mais agradável.


E sem formigas.


Nota: 2.5


Nenhum comentário:

Postar um comentário