segunda-feira, 7 de março de 2022

Classificando das piores as melhores animações do Sonic




Após milhares de anos, decidi fazer mais um rank avaliando obras e definindo qual é a melhor, qual é a pior, qual apenas existe.


A última vez é também a única foi aquele Top X da Disney que honestamente, eu já discordo bastante dela atualmente, não que eu pretende apagar, porque "lembrar é aprender" com dizem, e vai que alguém tenha gostado daquela lista? 


Né?


...


Né?!


Pois é. Como ainda pretendo que Sonic seja algo sempre relevante nesse blog, e uma variação de conteúdo seria bom. Por que não criar um rank? Pessoas amam esse tipo de coisa.


E o melhor conteúdo poderia ser avaliar as animações do ouriço ao longo de toda a sua história. Existe a opção de avaliar os jogos, mas esse é muito óbvio e já existem milhares deles no YouTube. E também é muito mais simples para mim avaliar as animações por terem bem menos se comparado a os jogos.


Antes de começar, eu devo explicar quais serão os itens avaliados. Começando por relembrar que serão animações, então não terá o filme de 2020 ou o fan filme de 2013. Também serão obras oficiais e licenciadas sem fanfics de pessoas que têm problemas, por favor


Eu também não irei julgar as obras pelo quão fiel elas são a os jogos. Muitos fãs da série criticam os produtos fora dos jogos principais pela perda de identidade e por tornar a visão sobre "o ideal que a franquia Sonic deveria seguir" em algo confuso, porque o que trouxe vários fãs para a franquia é bem diferente do conteúdo que trouxe vários outros.


Não discordo muito dessa afirmação, mas também entendo que a falta de apoio da Sega para os produtores de várias dessas animações, não restou muita alternativa a não serem improvisar. 


E a própria Sega não sabe o que caralhos quer quando escreve a história dos jogos, então não vou criticar pessoas que não tinham muito conteúdo pra se basear por terem errado em serem fiéis.


Até acho que muitos desses animadores fizeram um trabalho melhor em criar um universo coerente e interessante que a própria Sonic Team.


Crio essa lista como um guia pra quem queira ver todas essas animações ou queira saber um se alguma vale à pena mesmo.


8. Sonic AOSTH (As Aventuras de Sonic o Ouriço)



Comecemos com a primeiro animação do ouriço. As Aventuras de Sonic o Ouriço ou Sonjc AOSTH como geralmente é comentado, é lá de 1992. A série tentava ir pelo lado do humor é exagerado, muita gente até compara com uma fusão de Sonic e Looney Tunes. A série era Sonic e Tails tendo Aventuras contra o maligno doutor Robotnik. Com aqueles temas comuns relacionados a franquia Sonic como liberdade e proteger a natureza. O Robotnik como todo vilão da década de 90 tinha dois pares de idiotas trabalhando pra ele, Scratch e Grounder. 


Só teve uma temporada com 65 episódios e um especial de Natal anos depois.


O motivo de receber a última posição é que além de ser bem genérico com o seu formato (tire os personagens do jogo e a série pode ser qualquer outra coisa), a animação também era bosta mesmo pra época, e a trilha sonora era tosca e estranha. Eu acho que a coisa mais memorável da animação era o "Sonic Says", uma parte da obra em que o Sonic dava uma lição de moral como "se um estranho te oferecer comida, não aceite". Essas lições são bacaninhas e eu acho que era a melhor coisa que ele oferecia. 


Ainda sim, eu gosto dela. Ela é o bom e velho tão ruim que é bom. Um bocado de piadas acabam sendo engraçadas mesmo que seja mais por apenas o fato do contexto tornarem elas mais erradas do que deveriam. E essa obra é uma fonte enorme de memes, a própria capa desse artigo é um dos mais populares relacionados a série.


7. The Night of Werehog




Pulando mais de 15 anos no futuro temos The Night of The Werehog. 


Werehog nunca vai deixar de zoar estúpido...


Essa animação é um curta de 10 minutos, que honestamente, vocês poderiam assistir agora no Youtube


A animação é baseada no jogo Sonic Unleashed, caso você não tenha percebido o lobo-ouriço no título. 

Ele é um especial de Halloween lá de 2009, e a aventura se trata de Sonic e Chip (personagem exclusivo do jogo) indo visitar uma mansão assombrada. A mansão possui três fantasmas, dois masculinos e uma fêmea. O relacionamento entre eles é que os dois fantasmas ficam tentando fazer a fêmea gostar de algum deles, e ela deixa claro que só ficará com o que conseguir assustar os visitantes.


E é isso. A animação é os dois tentando assustar Sonic e Chip. Eles não conseguem assustar o Sonic, na verdade, o Sonic acaba assustando os outros dois quando vira um... lobo-ou... ou... ouri... UM MONSTRO! 


Não consegue deixar de zoar estúpido.


A fantasma fêmea se impressiona tanto com o Sonic que se apaixona por ele. Sequestra o Chip e fica no lugar dele ao lado do Sonic. E fim.


É uma aventura de cômica de horror genérica, e não tem muita coisa de Sonic na aventura, o próprio Sonic não aparenta estar empolgado nessa animação. Os visuais são ótimos até para os dias de hoje, mas não tem nada que realmente se destaque além disso. É um especial de Halloween bacana pra um curta fácil de acessar, e nada mais que isso.


6. Sonic X





Esse vai dar merda. Quando se coloca a animação com mais fãs em uma das piores colocações, é pedir pra receber uma enxurrada de críticas.


Mas como eu não tenha nada a perder nessa altura do campeonato... 


Tenho um artigo narrando e dando opinião no primeiro episódio. Caso tenha alguém interessado.


Sonic X é um anime de 2003, e seu principal diferencial em relação a os outros desenhos do Sonic que saíram na década de 90, é que teve um bocado de participação da Sega, o que permitiu a série ser mais fiel ao universo dos jogos. 


Ela foi a porta de entrada pra uma nova geração inteira de fãs do ouriço. Eu mesmo tive como primeiro contato com a franquia, excluindo os jogos, Sonic X, e eu era fanboy pra caralho dele na infância, sempre tentando assistir todos os episódios possíveis na extinta TV Globinho.


Nessa animação, nós temos os personagens dos dois Sonic Adventures, os Chaotix, da série Advance. Tudo que tinha sido estabelecido na franquia na primeira metade da década de 2000 (explicação pra os visuais diferentes e a morcego peituda). Uma coisa que muita gente confunde e não entende sobre o anime é que não, ele não é uma explicação para o Sonic estar em volta de humanos e em uma cidade humana, a Sega já esclareceu que Sonic X não é canônico. Não fui eu, não foi o "hater do melhor Sonic", foi a empresa que criou o personagem que afirmou que a obra não tem ligação com os jogos.


"Mas qual é a de Sonic X, John?"


Sonic e vários outros personagens dos jogos são teletransportados para um mundo humano e começam a ter altas aventuras nele. É isso de forma bem resumida. Um isekai mas ao invés de um personagem comum indo para um mundo absurdo, ocorre o oposto (se bem que o mundo humano de Sonic X é bem absurdo).


A primeira temporada é Sonic e amigos tentando pegar as esmeraldas do caos antes do Robotnik com algumas aventuras sem graça no meio, a segunda metade dela inclui novos personagens dos jogos, e tenta recriar os dois Adventures no anime, além de criar umas sagas próprias como a do torneio ou a que o Robotnik cobre o Sol. E a segunda temporada, que Sonic e o resto do pessoal voltaram para seu mundo apenas pra viajar pelo espaço e derrotar uns robôs gigantes chamados Metarex.


Vou ser franco, de todas as animações que vi aqui, Sonic X foi a única que me deu sono. Sério, ela tem tanto episódio onde nada de interessante acontece que eu caia no sono, eu já cai no sono assistindo Sonic X numa cadeira. Eu acho que nada na minha vida conseguiu tal feito. Todo mundo na série parece que não pensa, o humor parece um disputa pra ver quem faz a coisa mais aleatória e sem sentido, e mesmo as coisas interessantes que a série tenta criar ela falha. 


Vocês que conhecem um pouco da série já devem ter ouvido do Chris, o garoto humano que acompanha o Sonic, e que geral considera a pior coisa do anime. Eu considero ele um inútil que só fala e faz merda, era egoísta, e qualquer analogia com os fãs do Sonic morre pelo fato dele ser podre de rico, mas tinha ao menos uma coisa nele que eu apreciava, a ideia dos pais ausentes, porque riqueza não substituí solidão. O problema é que toda oportunidade que a série tinha de mostrar os pais do Chris cagando pra ele e valorizando mais suas carreiras, eles não faziam. Tem um episódio que eles ignoram tudo que tavam fazendo apenas porque o Chris ficou gripado, apenas gripado. Que droga de pais ausentes fazem isso?


E a série não sabe decidir se quer ser um Shounen ou um Slice of Life até a segunda temporada. E ele não faz bem nenhum dos dois.


Sonic X tem a vantagem de ser mais fiel que o que veio antes dele, mas isso não o torna numa boa obra. A segunda temporada consegue ser um pouco melhor e interessante, mas são mais de 50 episódios até chegar nela.

5. Sonic Underground 




Sonic Underground é uma animação produzida entre franceses e americanos em 1999. Sendo a última animação clássica do Sonic. Ela se destaca por ser a que menos tem a ver com os jogos.


Eu disse que Sonic X foi a primeira animação que eu vi do ouriço, mas Sonic Underground provavelmente foi o primeiro. Eu coloco provavelmente porque eu não tenho certeza se as memórias que eu tenho dessa série realmente são reais, já que eu provavelmente devia ter assistido quando tinha uns 4 anos de idade, e não dá pra confiar muito numa memória de tanto tempo.


Em Sonic Underground, Sonic tem outros dois irmãos ouriço, Sônia e Maric. Os três são príncipes que acabaram sendo separados quando bebês pela mãe quando Robotnik realizou um golpe contra a monarquia. Quando os três estavam mais velhos, a vida que eles tinham acaba sendo arruinada e os três começam a lutar contra Robotnik através da música. 


Sim, música. Sonic Underground tem músicas nos episódios, pelo menos todos os episódios tem uma música cantada pelos três que ajuda a resolver o problema. O motivo de geral odiar a obra. 


Ele tenta ter um tom sério enquanto ainda é cômico. O Robotnik dessa série é provavelmente o mais próximo de um ditador correto em uma animação. Não é um bobalhão como no AOSTH ou um cara que tem máquinas fazendo tudo que ele quer sem explicação como no SatAM. Ele realmente tem apoio de poderosos na empreitada dele. Detalhe pequeno, mas que eu gosto. Ele também tem uma dupla de imbecis sobre o seu comando, Sleet e Dingo, menos imbecis que Scratch e Grounder, mas não tão divertidos. 


Eu coloco esse desenho acima dos anteriores porque a trama até é bacana de acompanhar, as músicas apesar de serem muitas vezes toscas, em outros momentos são legitimamente boas, e os personagens são até escritos de forma decente.


O pessoal pega muito no pé das músicas, e ignora que esse desenho oferece algo melhor além disso.


4. Sonic Boom




É de se esperar que um desenho baseado num dos piores jogos da franquia fosse ser tão ruim quanto, aí vem a animação de Sonic Boom e consegue ser decente. 


A animação é de 2015, e foi baseada no jogo de mesmo nome, Sonic Boom,  de 2014. O jogo foi uma tentativa de reboot para agradar o público ocidental (o que não faz sentido já que Sonic sempre agradou mais justamente o público ocidental). O jogo era completamente bugado, o visual parecia de um jogo lançado no início da sétima geração,  e a jogabilidade lembrava mais a de jogos como Ratchet & Clank que da própria franquia Sonic. 


Esse reboot acabou sendo um fracasso monumental da Sega of America, causando um prejuízo gigantesco, e também uma das justificativas para a qualidade ruim da animação nesse desenho.


O desenho foca em Sonic, Tails, Amy, Knuckles e Sticks (personagem exclusiva do universo de Sonic Boom). Tendo aventuras descontraídas enquanto lida com Eggman e mais outra dupla de idiotas, que dessa vez vieram dos jogos, Orbot e Cubot.


E o desenho de Sonic Boom conseguiu boas avaliações de parte dos fãs. Muitos ainda não gostaram dela por ser um jogo da série Boom e pelo seu foco na comédia. Os que gostaram viram uma série com um bom humor lotada de boas referências a franquia. Yeah, ela não é "madura" como Sonic X, mas isso não significa necessariamente que ela é imediatamente ruim, programas focados em comédia podem ser ótimos se os criadores souberem fazer um bom trabalho.


Nem todas as piadas do desenho acertam, boa parte das piadas com o Knuckles são apenas estúpidas, por exemplo. 


O desenho é um boa pra os fãs de Sonic que buscam algo pra descontrair e rir por uma tarde. Não é muito, mas é mais do que um programa baseado em Sonic Boom tinha o direito de ser.

3. Sonic OVA




Também conhecido como Sonic o Filme no ocidente. Ele se trata de dois ovas do Japão lançados em 1996, e tiveram participação da Sega na produção.


Nele Sonic e Tails são chamados para resgatar a filha do presidente, Sara, de Robotnik. 


Exatamente como em Resident Evil 4, a garota inclusive é tão chata quanto a Ashley.


No meio da aventura encontram o Knuckles, com o melhor chapéu que deveria ser parte do personagem eternamente, e a aventura termina com um confronto dois três com o Metal Sonic.


Esses ovas também incluem humanos, mas não são tão deslocados do resto do universo do Sonic como em outras representações.


A trama desses dois ovas é em geral essa coisa simples mesmo, o charme da obra está na animação, no mundo criado, e nas ótimas cenas de ação. A personalidade do Sonic com menos ênfase em humor, e dando a entender que ele é mais inteligente do que aparenta também é algo que eu aprecio.


Sonic OVA é uma aventura simples com uma ótima execução.

2. Sonic SatAM (Sonic The Hedgehog ou Sonic Freedom Fighters)




Quem diria que a segunda animação de Sonic já seria uma das melhores produções do ouriço? 


Sonic SatAM é uma animação de 1993 baseada nos quadrinhos da Archie Comics. Sim, Sonic tem histórias em quadrinhos também, e pretendo falar delas no futuro.


Os quadrinhos da archie Comics foram os de maior sucesso do ouriço, durando de 1993 e chegando até 2017. O sucesso foi tanto que ganhou o prêmio de HQ baseada em personagem de vídeo game mais longa de todos os tempos.


Infelizmente a animação não chegou a durar tanto, indo de 1993 à 1994, apenas.


Nela Sonic faz parte de uma resistência liderada pela princesa Sally Ascorn, contra a tirania de Robotnik.


Além de personagens como o Tails, o grupo era composto pelo covarde arrogante Antonie, o cérebro do grupo Rotor, e a coelha metade robô Bunnie.


A série tem um tom bem mais sombrio que as outras animações do ouriço, sendo provavelmente o mais longe que dá pra ir com um ouriço azul que corre rápido sem parecer edgy. Robotnik age mais como um ditador temível ao invés de um bobalhão divertido, e até tenta exlorar temas mais sombrias, como a Bunnie as vezes demonstrando estar perturbada por ter se tornado metade robô.  Tem até um episódio que dá a entender de forma bem sutil que o Sonic é a Sally tiveram uma relação sexual.


Yeah... desenhos da década de 90 eram outro nível.


Mas ela ainda lembra que é um desenho infantil no final das contas, sendo mais contido em relação ao que você veria na HQ.


O que me impressiona é que na época que o desenho era produzido, a HQ ainda era muito infantil, só se tornando mais dramática depois que a série já tinha acabado, o que me faz pensar que a razão da mudança de tom na HQ foi influência direta do desenho.


A animação é ótima, os personagens são bons, e ela é provavelmente a melhor escolha pra um fã mais adulto do ouriço que queira ver Sonic tocando em assuntos mais delicados.


1. Sonic Mania Adventures e Sonic Team Racing Overdrive 




E finalmente, a melhor animação de Sonic, ou as duas melhores dependendo de como você interpreta. Eu coloquei as duas animações juntas porque as duas são tão boas entre si, e eu não teria muito o que comentar sem parecer que estou elogiando as mesmas coisas.


As duas animações podem ser assistidas através do YouTube, então VÁ LÁ AGORA, E PARE DE PERDER TEMPO! Elas vão valer cada segundo de sua duração. 


As animações foram baseadas nos jogos Sonic Mania e Sonic Team Racing. Sendo no caso do primeiro um bônus para um jogo maravilhoso, e no caso do segundo uma propaganda que acabou sendo bem melhor que o jogo em si.


As duas se tratam de curtas animações sem diálogo algum, apenas cenas divertidas e descontraídas com os personagens. O charme está em seus visuais fantásticos e na expressão dos personagens, que apesar de não se comunicarem verbalmente, conseguem demonstrar bastante personalidade. E o humor é o melhor de todas as animações listadas nessa lista ainda por cima. Ela é bem inocente, e são lotadas de situações bonitinhas e divertidas.


A aventura de Sonic Mania é uma continuação de Sonic Forces, mostrando a aventura do Sonic clássico após o aventura do jogo. Nela Sonic, Tails, Knuckles, além de personagens clássicos que participavam da DLC de Sonic Mania, Ray e Mighty, Os cinco enfrentam Robotnik que tenta roubar a esmeralda mestre novamente. Nada original, mas não atrapalha nem um pouco.


Team Racing Overdrive são os vários personagens da franquia disputando uma corrida entre si. Imagine corrida maluca com os personagens de Sonic. É exatamente isso.


Essas animações foram feitas com carinho e por pessoas que não apenas sabiam o que tavam fazendo, como também amaram o que criaram.


Essas animações foram a melhor coisa que a Sega fez em muito tempo. Não faço a mínima ideia da última vez que a Sega criou algo que conseguiu agradar todos os fãs da franquia.


Essas animações são recomendáveis pra qualquer um, qualquer um mesmo. Mesmo que você não seja fã de Sonic, dificilmente não irá gostar dessas duas. Não tem como dizer em palavras como elas são boas.


Conclusão 


Sonic teve uma enxurrada de animação ao longo de sua história, e ainda virá uma nova nesse ano.


Elas começaram inconsistentes com o universo do personagem, e a partir de Sonic X começaram a se aproximar mais dos jogos. 


Poderia dizer que o Sonic sempre enfrentar o Robotnik já seria o bastante, mas isso me tornaria no Victor Miller com aquela definição tosca da "essência da franquia Sonic".


A maioria das animações não chegam a ser boas, colocaria grande parte na casa do medíocre pra falar a verdade. Ainda sim, como fã de esquisitices e variações, eu não consigo não apreciar essas distintas mudanças de identidade, sempre vendo o que os criadores vão criar em cima disso. 


Minha nota sobre cada animação  é  essa aqui:


Sonic AOSTH: 4.0
The Night of Werehog: 5.0
Sonix X primeira temporada: 5.0
Sonic X segunda temporada: 6.0
Sonic Underground: 6.0
Sonic Boom: 6.5
Sonic OVA: 7.0
Sonic SatAM: 8.0
Sonic Mania Adventures e Sonic Team Racing Overdrive: 10


Espero que tenham gostado e até o próximo artigo, tenham uma boa semana.




Deus abençoe quem decidiu dar um chapéu pro Knuckles no Sonic OVA. É bom demais.

Um comentário: