segunda-feira, 21 de março de 2022

GTA San Andreas Remasted: edição tragédia de 2014 (não é o The Trilogy)

 



Após ficar vários dias sem internet em casa tendo uma crise existencial por não poder ficar puto no Twitter. As coisas finalmente voltaram ao seu padrão normal.


E que forma melhor de continuar essa grande jornada do que falar sobre a edição tragédia de GTA SA, que a Rockstar lançou lá em 2014 para o Xbox 360 e PS3.


Yeah! A Rockstar já vem cagando seus jogos do PS2 muito antes do The Trilogy. Eu nem fiquei impressionado quando essa bosta lançou e saiu o que foi. O histórico da Rockstar com ports e remasters é completamente diferente do histórico de jogos produzidos. Deveriam ver o Bully Scholarship Edition, lançado para o 360 em 2008.


Antes de falar sobre os vários problemas do GTA SA remastered, devo trabalhar um pouco no contexto histórico para explicar porque raios a budega acabou sendo uma droga.


Um dia ainda pretendo falar realmente do GTA San Andreas. Sobre suas polêmicas, sua influência, curiosidades, suas versões hackeadas zuadas como as de Dragon Ball. Por enquanto falemos de sua versão vergonhosa e ignorada.


A HISTÓRIA 



Antes de sair essa versão de GTA San Andreas ter saído no console, o jogo já tinha recebido uma versão para os smartphones em 2013, de um estúdio chamado War Drum Studios.


E o que raios isso tem a ver com a versão do Xbkx 360 e PS3? Bem... como vocês acreditam que uma empresa renomada como a Rockstar faria o remaster de um dos seus mais amados jogos para consoles mais poderosos que os utilizados para a versão original? Colocaria muito mais conteúdo? Uma boa repaginada no visual? Consertaram problemas do jogo original?


Não! A Rockstar pegou a empresa que fez os ports para smartphones e mandou fazer um remaster, pra dois sistemas bem diferentes do que o War Drum Studios estava acostumado. Ignorando também que o estúdio era pequeno.


Lindo.


E por motivos que eu não entendo exatamente, a War Drum Studios decidiu basicamente portar o porte. Eles apenas ajeitaram a versão de smartphones pra rodar no Xbox 360 e PS3.


Os jogadores receberam um jogo esperando a versão definitiva de um jogo amado, e receberam a versão que teve conteúdo cortado pra rodar no celular.


Muito lindo, caralho! Porra! É sobre isso!


E nem é como se tivessem trabalhado duro para ajustar a versão de smartphone para os consoles. O mapeamento dos botões que foi simplificado para tornar maus fácil a jogatina dos jogadores dos sistemas Android e IOS não foi revertida (explicarei porque isso é um problema) vegetação que desapareceu pra o jogo ficar mais leve não foram retornados...


Foram introduzidos "melhorias". As conquistas/troféus, resolução em 720p (lubrificante), wide screen (levou a um problema hilário), modelos de mão melhores em ALGUNS personagens, iluminação mais dinâmica (falha), os carros refletem o redor (também com falhas), sistemas de checkpoint em algumas missões (também com falha), saves após cada missão concluída.


Sério! A única coisa que fez o pessoal criticar o The Trilogy foi que a Rockstar abriu a boca pra comunicar que isso era uma coisa que existe. Se não, tinha o mesmo destino do remastered.


E sabe o Groove Street Games, o estúdio que fez o The Trilogy? Antes ele era chamado War Drum Studios! A Rockstar chamou o mesmo estúdio pra dar merda de novo! Isso era uma bomba programada para explodir, tem que ter sido deliberado, não é possível.


Também tem o fato deles terem utilizado inteligência artificial para fazer o The Trilogy, talvez outros ports também, não sei. Eu não vou dizer que IA é uma merda em absoluto e que nunca deveria ser utilizada em jogos de qualquer forma. Mas a forma como a Groove Street usou foi muito preguiçoso e obviamente deu muito errado a tentativa deles.


E malditos sejam os fanboys da empresa que passam pano pra isso. Tão todos animados naqueles vídeos mostrando os vários cuidados com os detalhes nos jogos da empresa, tão tudo se vangloriando em cima das outras empresas na indústria. Mas na hora que a Rockstar faz trabalho porco é "não seja muito crítico" ou "tá muito exigente".


Mas antes que eu me estresse com isso. Preciso antes falar dos vários problemas que o GTA SA remastered possui. Eu não vou listar todos porque é coisa pra burro. Se tu quiser assistir um vídeo mostrando os vários problemas dessa versão, você pode e é aconselhável, pois tudo que eu falar aqui vai ser mostrado  nesse vídeo em algum momento.

Só irei falar dos erros que considerei mais irritantes e vergonhosos.


OS PROBLEMAS MEMORÁVEIS


Lubrificante:

Comecemos pelo mais óbvio. Por que parece que passaram lubrificante em tudo? Os personagens parecem ser feitos de plástico. Tem iluminação saindo sem explicação de tudo, até da pele, as roupas parecem ser mais grossos e elásticas, e o visual tá tão mais limpo que o ambiente acaba parecendo mais artificial do que parecia no jogo original. É como se tivessem se inspirado nos modelos de personagens de Sonic Heroes e tivessem aplicado essa lógica em tudo. O visual disso é aquele meme que as empresas fazem remasters, e pra o jogo ficar "bonitão", iluminam tudo porque luz é a resposta pra tudo por algum motivo.


CJ se nunca tivesse aprendido a nadar direito:

Esse pra mim é foda porque eu honestamente não sei como conseguiram cagar algo tão simples quanto a velocidade que o CJ nada, ele parece que nada na metade da velocidade do jogo original. Isso é uma merda enorme pra pegar item no fundo do mar ou as missões no modo história envolvendo nadar. Mas nada é pior que os triatos, você perde miseravelmente para os rivais neles, não tem como nadar mais rápido que eles, a única forma de ganhar é usar o truque da mochila a jato ou compensar nas outras duas partes da competição. 


Aulas de vôo, exijo meu dinheiro de volta:

Imagine que você vá fazer aquelas aulas de vôo no deserto, conclui uma das missões, e depois de alguns segundos os controles param de responder e tudo que você observa é o tutorial da aula que não será cumprida. Pois é,  essa merda acontece na versão de Xbox 360. E vale lembrar que concluir essa escola é essencial para terminar o mofo história, não dá pra concluir o jogo sem isso. Como eles deixaram passar um defeito que prejudica a conclusão do jogo sem correção? Eles testaram essa droga antes de lançar? Só não é perda total porque se o jogador pressionar o botão de pular a demonstração dos tutoriais que nem um retardado bem rápido, a tela não congela e dá pra concluir, coisa que não deveria ser preciso para inicio de conversa.


Simulador de surdo:

Sabe, imaginem estarem no meio de uma conversa e no meio dela todo mundo decide conversar telepaticamente pois são todos ETs que estão muito interessados em sua mãe. 


CJ!!! Para de se agarrar com essa beirada e encontra uma namorada:

Como disse antes, jogar nos smartphones exigia menos botões para jogar, e o Groove Street Games não trouxe o mapeamento do jogo original. Isso leva a questões como agora só é preciso pressionar um botão pra fazer os exercícios nas academias, ao invés de dois, facilitando pra burro o processo. Mas acredito que a situação mais horrenda gerada é que o botão de correr é segurar nas coisas é o mesmo, e vocês não imaginam quantas vezes eu só queria que o CJ corresse e ele ia se segurar em alguma porra. Vários momentos tive que parar de correr no meio de uma perseguição apenas pra garantir que o CJ faria o que espero.


Veículos vindo em alta velocidade encontram buraco negro:

Imagine que um bandido lhe esfaqueou, sua esposa fica sem saber o que fazer, seus filhos acreditam que não teram a presença do pai nas festas de Natal. Mas esperem, uma ambulância vem ao seu socorro. Parece que as festas continuaram como planejado até que de repente a ambulância desaparece na frente de seus olhos. Você morre, sua esposa pega seu melhor amigo menos de uma semana depois, e seus filhos começam a te culpar por todos seus problemas. A situação não aconteceu como o esperado? Yeah... Por algum motivo, ambulâncias, caminhões do bombeiro e aqueles carros que apareciam nas dominações de território sempre somem quando começam a chegar próximos. Ao menos a falta dos veículos nos ataques de território são uma benção.


A rota para o sucesso nunca foi tão literal:

Na missão Home Coming, que CJ tira o Street da cadeia e leva ele pra casa. Antes do jogador chegar no Street, ele precisa primeiro pegar a rota certa, porque por motivos só conhecidos pelos criadores, o jogo quebra se pegar as "rotas erradas". Ter minhas ações limitadas de forma tão arbitrária e ilógica não é o que eu consideraria divertido, mas me ver puto parece ter sido a intenção por de trás da criação desse remaster.


Esse remaster obviamente foi pensado com uma tela 4:3 em mente:

Imagine que uma das coisas mais propagandeadas sobre seu remaster é a tão aclamada tela em wide screen, e você faz isso, mas eis que de repente tu pensa que isso pode gerar merda com certas cenas no jogo, mas como é um porte de um jogo da Rockstar você caga porque obviamente a própria empresa que criou parece que caga também. O jogo lança e cenas com paredes que simplesmente acabam ou personagens que deveriam ser introduzidos na cena depois de 2 minutos estão lá no canto pra você ver fazendo porra nenhuma até a cena com ele finalmente começar. Pois é, ninguém pensou que talvez devessem ocorrer mudanças nas cutscenes, já que no jogo original o espaço de tela nas laterais era menor. Ao menos não cortaram a parte superior e inferior da tela como certa dona de um bigodudo.


Quebre os padrões da dança:

Na versão de PS3 do remaster, CJ decidiu que sua arte na dança precisaria de estímulos diferentes. Então toda vez que o jogo manda você apertar um botão, na verdade ele espera que você pressione esse botão um pouco antes. Sabe aquela missão na que você precisa roubar uma Van com caixa de som na traseira? Se tu não souber desse problema, tu não completa e não termina o jogo. Isso sem contar os encontros arruinados com o CJ dançando mal.


A tela LSD:

Groove Street Games decidiu que o jogador deveria experimentar a vida de crime mais a fundo, e todos sabemos que drogas são uma parte importante dessa cruel realidade. E justamente por isso, esse remaster é lotado com vários efeitos que simulam os efeitos alucinógenos dessas drogas. Imagem refletindo a si próprias, cores vibrantes em todo canto, tudo ficando transparente... você vai se sentir em outro mundo, droga da mais alta qualidade.


Coordenação do CJ é falha:

Bicicleta foi um dos novos veículos que foram acrescentados na franquia em San Andreas, inclusive o jogador até podia fazer umas competições com ele dependendo das habilidades do CJ nela. Mas por motivos novamente, CJ não pode ser rápido e virar a bicicleta ao mesmo tempo, então toda maldita vez que você vira a bicicleta, ele para de pedalar rápido. Imagina a satisfação de ficar o tempo todo tentando virar o mínimo possível para o CJ pedalar de verdade. Imagine o prazer disso numa das competições de ciclismo ou nos triatos.


Tem um milhão de outros problemas como nuvens e vegetação que não existem mais, os treinamentos nos ginásios tão com suas dificuldades quebradas, problemas nos modelos dos personagens...


O número de problemas é longo!

Conclusão 


Esses não chegam nem perto de serem todos os problemas trazidos nessa versão de GTA SA, se tem interesse em assistir todas as merdas que essa versão tem a oferecer, sugiro assistir o vídeo no link acima e sua segunda parte.


Eu ainda tento entender porque a Rockstar fez a mesma merda em 2021 com o Trilogy, custava arranjar um estúdio melhor e maior, ou trabalharem eles próprios nos três jogos que foram fundamentais pra ela ser o que é hoje?


O único mérito que posso dar é que ao menos dessa vez vem ocorrendo patchs pra consertar as cagadas, o que não aconteceu no remastered, todas as merdas que apontei aqui foram apontadas a exaustão e a Groove Street Games e a Rockstar não fizeram porra nenhuma.


Rockstar é uma das empresas que menos confio pra fazer porte de algum jogo, pelo menos se tratando de sua principal franquia, eu não consigo pensar numa empresa que fez portes tão cagados quanto ela, até a Konami que geral enche o saco pelo collection de Silent Hill 2 e 3 não foi tão horrível quanto essas bostas.


GTA 5 é provavelmente a única coisa que a empresa fez um bom trabalho, e provavelmente porque o jogo vem a sustentando bastante na última década também, e mesmo ele já vi gente afirmando que a versão de PS5 e Series X é preguiçosa, então nem nisso tão se saindo bem também.


Sobre a parte de recomendar que eu geralmente coloco nos artigos, eu não preciso falar que você deveria buscar a versão original se for possível (até recomendaria piratear).


Agradeço a todos por terem lido mais um artigo, o próximo deve demorar menos se a internet dessa vez não falhar comigo.


Nota final: 





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